Sabe quando bate aquele dia de calor intenso onde nenhuma roupa parece refrescar o suficiente? Pois é, o verão tem um monte de coisa boa, mas às vezes traz algumas complicações na hora de montar o look, ainda mais quando o assunto é se vestir para o trabalho.
Pensando nos dias quentes que logo estão pintando por aí, o Penteadeira fez uma seleção de dicas simples e práticas que vão ajudar você a se sentir mais confortável com os looks de verão! Confira quais são elas e se prepare para curtir a nova estação em grande estilo!
DICAS E TRUQUES PARA SE VESTIR NO CALOR
1) Fique de olho nas etiquetas
Lembra que lá no post 5 truques para se aquecer sem perder o estilo falamos sobre a importância de escolher tecidos quentinhos? Então, no verão vale o mesmo raciocínio, só que com a lógica inversa: escolha fios e tramas que deixam o corpo mais fresquinho. Por isso, o primeiro passo para passar menos calor é criar o hábito de olhar a etiqueta das roupas para descobrir a composição das peças.
Roupas feitas de fibras naturais, a exemplo do algodão e do linho, são mais indicadas para enfrentar as altas temperaturas. Assim, procure fugir das peças que apresentam mais de 25% de material sintético em sua composição. São considerados sintéticos o poliéster, o acrílico, o elastano, a poliamida, o nylon, a lycra, a viscose e o acetato.
2) Repense as modelagens
Já percebeu que quanto mais justa uma roupa, maior é a sensação de calor que sentimos ao vesti-la? Não é a toa que no inverno usamos e abusamos da segunda pele para enfrentar o fio, já que a modelagem justinha ajuda a reter o calor. Logo, no verão as peças mais soltinhas ajudam a diminuir a sensação de calor.
A dica é deixar um pouco de lado as calças com modelagem skinny (que é aquela que fica bem justinha) e optar por modelagens como a boyfriend (aquela que é mais larguinha, como se você estivesse usando a calça do namorado), a pantacourt (mostramos jeitos de usá-la aqui) e a clochard (que tem o quadril mais soltinho e é amarrada na cintura, como mostramos aqui). Da mesma forma, dê preferência para vestidos, camisetas e regatas mais soltinhas.
3) Use a alfaiataria a seu favor
A gente bem sabe que geralmente o maior problema dos looks de verão está na hora de se vestir para trabalhar. Afinal, dependendo da formalidade do ambiente às vezes é difícil encontrar peças fresquinhas e que nos deixem confortáveis no espaço de trabalho.
Um bom truque para essa situação é investir em roupas que são a cara do verão mas que seguem o estilo alfaiataria. As bermudas e os shorts são bons exemplos de peças que assumem uma aparência mais formal quando possuem um corte clássico. E o mais legal é que esses itens estão tão em alta que basta dobrar um pouco da barra e incrementar nos acessórios para levá-los do escritório direto para a balada!
4) Brinque com as proporções
Outra dica legal para driblar a formalidade no verão é brincar com as proporções. A parte de baixo é mais curta ou justa? Use na parte de cima uma peça menos decotada e mais soltinha. E vice-versa. Tons neutros também ajudam a dar um ar de sofisticação ao visual.
5) Aposte na camisa sem manga
Um pouco esquecida nas últimas temporadas, a camisa sem manga é tudo de bom quando o assunto é look fresquinho. A peça carrega um toque de charme ao mesmo tempo em que é super arejada. Sem falar que combina tanto com peças mais clássicas quanto despojadas.
6) Invista em uma terceira peça coringa
O truque de adicionar uma terceira peça ao look super funciona na hora de deixar um visual com cara de mais “arrumado”. Lembre-se que já existem coletes de linho e blazers de malha que são feitos especialmente para o verão e que, além de serem ótimos para se proteger do ar-condicionado, também podem ir para a rua nos dias em que o calor não está tão intenso.
7) Esqueça o mito das roupas escuras
Provavelmente você já deve ter ouvido alguém dizer que roupa escura esquenta mais no verão. Só que, de acordo com um estudo publicado na revista científica Nature, não é bem assim. Dependendo da situação, uma roupa de cor preta poder ser capaz de aliviar mais o calor do que uma de cor clara.
Segundo o estudo, se usamos uma roupa branca, o calor que emitimos rebate contra o tecido e não consegue sair. No entanto, se o tecido é preto, ele o absorve. E, se houver vento, ele consegue fazer o calor se propagar pelo ar, mantendo o nosso corpo mais fresco. Mas claro, tudo depende das variáveis. Vale lembrar que, se não houver vento e a pessoa estiver usando uma camiseta justa, o melhor nesse caso é a cor branca, pois ela rebate o calor.
Meio complicada essa teoria das cores, não é não? O melhor talvez seja colocar em prática as outras dicas e usar e abusar das cores que mais gostamos e que nos deixam ainda mais lindas em qualquer que seja a estação! ????