Você já reparou como a ureia está presente na composição de grande parte dos produtos hidratantes, como cremes e loções para a pele?
A substância é mesmo uma das mais utilizadas nas fórmulas de cosméticos destinados à beleza e saúde da pele e não é difícil de entender o porquê: a ureia é capaz de aumentar efetivamente a capacidade da epiderme em absorver e reter a umidade.
Apesar de ser um dos componentes mais seguros e receitados pelos dermatologistas, a ureia possui algumas peculiaridades em relação ao seu uso e à sua concentração. Por isso, relacionamos aqui algumas informações para que você conheça um pouquinho mais sobre a substância e aproveite todos seus benefícios em matéria de hidratação. ❤
O que é a ureia?
A ureia é um componente orgânico que faz parte do fator de hidratação natural, e quando aplicada topicamente aumenta a capacidade de retenção de água na pele.
Qual é a função da ureia em cremes e loções?
Quando utilizada em fórmulas com concentração entre 3% e 10%, a ureia tem ação hidratante e antibacteriana. Ela age como um emoliente, ou seja, preenche as fendas entre as células, deixando o relevo cutâneo mais uniforme. Dessa maneira, aumenta a sensação de maciez e evita a entrada de fungos e bactérias por pequenas rachaduras.
Em concentrações de 20% ou mais, é usada como queratolítico para tratamento de lesões muito ásperas. Queratolíticos são substâncias que dissolvem ou destroem a camada mais externa da epiderme e costumam ser utilizados para eliminar as verrugas e outras lesões que resultam em excesso de pele.
Quais os principais benefícios de um hidratante com ureia?
Entre os resultados esperados podem ser citados a melhora na hidratação, no brilho e na elasticidade da pele. Outro benefício é a diminuição dos sintomas ligados à falta de hidratação cutânea, como a coceira e irritação. Esses inconvenientes são muito frequentes em braços e pernas, principalmente nos idosos, que podem ficar com a pele mais fina, seca e áspera.
Existem restrições na utilização de cremes e loções com ureia?
Durante a gestação, o uso de cremes com ureia, principalmente em concentrações acima de 3%, deve ser evitado.
Além disso, deve-se evitar a aplicação do produto em peles irritadas e na região próxima aos olhos. Da mesma forma, sempre que houver sensação de ardência ou vermelhidão após a aplicação, o uso deve ser suspenso.
É muito importante lembrar que antes de iniciar a utilização de qualquer produto para a pele, o ideal é sempre consultar um dermatologista. Esse profissional tem condições de analisar as necessidades de cada paciente e recomendar o melhor tratamento.
E então, o que você achou das informações que selecionamos? Você já sabia das diferentes funções da ureia de acordo com a sua concentração? E a Loção Ureia Revitart Basics (concentração 10% de ureia), você já conhecia? Conta pra gente nos comentários!