Mãos e pés inchados no verão: veja causas e como lidar com o problema

mulher com mãos e pés inchados

Que delícia o verão! A gente sabe que a nova estação ainda nem começou oficialmente, mas já começamos a sentir tudo de bom que ela proporciona: como curtir a rua até mais tarde, pegar aquela praia e aproveitar uma piscina! Entretanto, os dias quentes também podem trazer inconvenientes para algumas pessoas, e as mãos e pés inchados é um deles. 

Dessa forma, vamos falar hoje sobre a causa das mãos e pés inchados no verão e quais são as alternativas para combater e amenizar o problema. Confira as informações que nós da Farmácias Associadas selecionamos para você aproveitar o melhor do verão!

Por que mãos e pés costumam inchar com o calor?

Já reparou como no verão é comum que o sapato fique mais apertado ou os anéis fiquem mais difíceis de serem retirados ou até mesmo presos ao dedo?

Isso acontece porque quando a temperatura externa sobe, o corpo reage produzindo uma dilatação dos vasos sanguíneos periféricos – uma operação que favorece a perda de calor. Essa reação provoca um inchaço discreto, principalmente nos pés e nas mãos.

Como prevenir o inchaço?

Embora o inchaço causado pelo calor seja um processo considerado normal, recomenda-se a adoção de práticas bem simples para prevenir o quadro.

Nesse sentido, recomenda-se manter a hidratação e seguir uma alimentação balanceada – evite comidas muito gordurosas e salgadas em excesso para prevenir a retenção de líquidos. 

O que também pode ajudar a evitar o problema de mãos e pés inchados no verão é escapar da exposição ao sol nos períodos mais quentes do dia e manter a prática de alguma atividade física.

Alguns hábitos do verão podem ser perigosos para o sistema circulatório, destaca o médico e presidente da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular, Bruno Naves, em entrevista à Agência Brasil: “Viagem, sol, cerveja, aperitivos gordurosos e salgados, além de calor e imobilização prolongada na mesa de um bar, ou na praia. A receita certa para o inchaço”, enfatiza o especialista. 

Como amenizar mãos e pés inchados no verão?

Uma vez que não foi possível prevenir pés e mãos inchados, algumas práticas podem auxiliar a reduzir o problema. Confira quais são elas:

1) Coloque as pernas para o alto

Com o auxílio de uma almofada, eleve as pernas acima do coração, por pelo menos 15 a 20 minutos, três vezes ao dia. 

Trata-se de utilizar a lei da gravidade a favor do retorno venoso e linfático. O líquido vai naturalmente da posição mais alta para a mais baixa, então quando eleva-se os pés e pernas acima do coração, promove-se uma drenagem eficiente e uma renovação da circulação com chegada de nutrientes e oxigênio.

2) Faça compressas de água fria

A água gelada ajuda a reduzir o inchaço porque causa a contração dos vasos e também auxilia o retorno venoso. Se o calor dilata as veias, o frio contrai. 

Em viagens, por exemplo, onde ficamos longos períodos sentados na mesma posição, ao chegar ao destino é legal colocar as pernas elevadas e uma compressa fria ou mesmo uma toalha molhada com água fria por cerca de 30 minutos.

3) Movimente-se 

Se você fica muito tempo sentado, é importante levantar e caminhar por 10 minutos. Para quem igualmente fica muito tempo de pé ou parado, o ideal também é se movimentar um pouco, ou sentar, durante os intervalos. Procure também usar sapatos confortáveis. 

Além disso, faça pelo menos 30 minutos de atividade física diariamente. Procure intercalar atividade aeróbica com exercícios resistidos, como musculação ou pilates. 

Quando o inchaço DEVE SER uma preocupação MAIOR?

Como falamos, o inchaço dos pés e das mãos no verão é um processo normal. Por outro lado, é preciso estar atento ao quadro quando este é acompanhado de:

  • Dor, calor ou vermelhidão;
  • Aumento significativo do abdômen que não é associado à alimentação;
  • Cansaço ou falta de ar para realizar tarefas habituais ou mesmo em repouso;
  • Inchaço localizado nas articulações ou extremidades (dedos, cotovelos, joelhos, tornozelos), principalmente associado à dor;
  • Unhas dos pés quebradiças e pele ressecada, o que pode ser um sinal de insuficiência arterial, principalmente nos diabéticos.

Portanto, ao perceber que qualquer um desses sintomas acompanham o inchaço, é importante buscar atendimento médico, combinado?

Agora que você já conferiu as dicas sobre como lidar com pés e mãos inchados no verão, queremos saber: quais outros temas relacionados à saúde e verão que você gostaria de ver por aqui? Conta pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Pesquisa revela que praticar exercícios ao ar livre traz mais benefícios!

** Com informações da Agência Brasil, Gazeta do Povo e Hospital Albert Einstein.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *