Existe um ideal de beleza para as axilas? Nove em cada 10 mulheres acreditam que sim. É o que revela uma pesquisa global realizada pela Unilever. E esse padrão compreenderia a ausência de odores, pelos e manchas nas axilas.
Ou seja, embora o ideal fosse que ninguém se sentisse pressionado a aderir a um padrão de beleza, a realidade infelizmente não é essa. O estudo citado aponta que 88% das mulheres já se sentiram mal por causa das axilas em algum momento.
Portanto, antes de mais nada, a gente lembra que cada beleza é única. E que a diversidade deve ser celebrada. Agora, se as manchas nas axilas realmente vêm incomodando você, é legal saber quais são as causas e como preveni-las.
Confira as informações que selecionamos sobre manchas nas axilas e aproveite para saber mais sobre os cuidados com a pele dessa região. 🙂🌺
Por que surgem manchas nas axilas de coloração escura?
E então, vamos começar a entender como surgem as manchas escuras nas axilas? Como explica a dermatologista Tatiane Curri, em entrevista para a Sociedade Brasileira de Dermatologia, na nossa pele estão presentes algumas células chamadas melanócitos.
Os melanócitos, por sua vez, são estruturas responsáveis pela produção da melanina, o pigmento que dá cor à pele. Frente a uma “agressão” – como uma batida ou uma irritação – essas células podem responder produzindo melanina em excesso. É o que chamamos de hipercromia pós-inflamatória, ou seja, um escurecimento após uma inflamação.
Aliás, você já percebeu como as manchas escuras também estão presentes muitas vezes na região da virilha? Isso não acontece à toa: afinal, assim como as axilas, a virilha também sofre agressões, como a constante depilação e o atrito com outras partes do corpo.
Por fim, existem doenças específicas que fazem com que a pele de algumas regiões do corpo fiquem mais espessas e escurecidas. Além disso, épocas da vida, como a gestação, onde as alterações hormonais são intensas, também podem deixar a pele mais suscetível ao escurecimento.
Pessoas de pele morena e negra têm mais tendência a desenvolver manchas nas axilas?
As manchas escuras na axila podem afetar qualquer pessoa. Entretanto, existem alguns fatores que levam a maior predisposição, como as pessoas de pele mais escura.
Isso acontece porque as peles morenas e negras possuem maior concentração de melanina. E como nesse tipo de pele o pigmento é amarronzado, diante de qualquer processo inflamatório ou irritativo, ela tende a escurecer ainda mais.
Da mesma forma, indivíduos com sobrepeso também podem ter maior ocorrência de manchas em regiões de atrito constante.
É possível recuperar o tom original das axilas?
Com a adoção de novos hábitos, e às vezes tratamentos específicos, é possível sim eliminar as manchas escuras e recuperar a pele das axilas. Entretanto, tudo depende da causa do escurecimento da pele.
Dessa forma, se a causa das manchas nas axilas está no atrito constante entre as regiões, é necessário encontrar formas de eliminar ou suavizar essa agressão. Seja com a redução do sobrepeso ou com o uso de cremes que minimizam o atrito.
No caso de manchas causadas por doenças específicas, também será fundamental tratar a enfermidade em questão.
Descoberta a causa das manchas, o dermatologista é quem deve sugerir o tratamento mais adequado para recuperar a pele da região. Nesse sentido, o profissional pode recomendar o uso de cremes clareadores e despigmentantes ou alguns tipos de ácidos leves. Bem como tratamentos com técnicas de luz intensa pulsada ou laser. Outras opções são os peelings e uso contínuo de filtro solar.
5 dicas de como prevenir manchas nas axilas
A adoção de alguns hábitos simples pode ajudar a prevenir o aparecimento de manchas escuras nas axilas. Confira alguns deles:
- Escolha o desodorante certo: procure optar por desodorantes sem álcool e sem perfume, que são menos irritantes para a pele. Quando disponíveis, escolha produtos que sejam específicos para o seu tipo de pele.
- Evite a depilação com lâmina: esse tipo de depilação favorece a irritação e inflamação na pele, o que pode levar ao escurecimento da região. Considere outras opções de depilação, como cera ou laser.
- Priorize o uso de roupas leves e confortáveis: peças muito apertadas ou feitas com tecidos grossos podem agravar o atrito e irritação nas axilas.
- Mantenha a região limpa: procure manter a região das axilas sempre limpa e seca. Evite ficar muito tempo com roupas suadas e troque-as com frequência.
- Consulte um dermatologista: caso as manchas já tenham aparecido, é importante investigar a causa para não agravá-las. Dessa forma, busque a ajuda de um profissional para avaliar o caso e prescrever tratamentos adequados.
Receitas caseiras de clareamento das axilas
Sabe aquela receitinha caseira que você viu na internet, que ensina como clarear as manchas escuras nas axilas? Pois fuja dela!
Essas soluções que prometem milagres podem ser muito perigosas, agravando as manchas e causando irritações e outros problemas. Lembre-se que a pele das axilas é bastante delicada e sensível, portanto nada de utilizar substâncias que não sejam recomendadas pelo dermatologista, combinado?
Agora conta pra gente: o que você achou das informações que compartilhamos? Como você lida com as manchas nas axilas? Conta pra gente nos comentários!
* Confira também aqui no blog o post Manchas de pele no verão: 5 tipos mais comuns e como evitar.