Conheça as doenças oculares mais comuns e como preveni-las

mulher identificando doenças oculares

De acordo com o Relatório Mundial sobre Visão 2019, da Organização Mundial da Saúde, estima-se que 2,2 bilhões de pessoas apresentam algum tipo de deficiência visual. Dentre essas, aproximadamente 1 bilhão possuem condições que poderiam ter sido evitadas com medidas preventivas e diagnóstico precoce de doenças oculares.

No contexto brasileiro, os dados mais recentes disponíveis são do Censo de 2010. O levantamento revela que mais de 6,5 milhões de pessoas no país enfrentam dificuldades visuais significativas ou são totalmente incapazes de enxergar, o que equivale, portanto, a cerca de 3,4% da população.

Diante desse cenário preocupante, o Dia da Saúde Ocular, celebrado em 10 de julho, assume um papel de extrema importância. A data foi criada com o propósito de conscientizar a população sobre as principais doenças oculares, seus sintomas e formas de prevenção.

Aqui na Farmácias Associadas, também nos engajamos nessa campanha fundamental. Por isso, selecionamos informações valiosas que podem auxiliar você na busca pela preservação da saúde ocular. Acompanhe o conteúdo que preparamos e aproveite para compartilhar com amigos e familiares! 😉

O que são doenças oculares?

Doenças oculares são problemas oftalmológicos provocados por inúmeros motivos, desde causas genéticas até hábitos e estilos de vida. A médio e longo prazo podem causar, entre outras coisas, dificuldade na visão e até mesmo, em casos mais graves, a cegueira.

A boa notícia é que por meio da prevenção e de tratamentos efetivos, algumas dessas doenças podem ser evitadas, assim como os quadros de perda total da visão.

Quais são as doenças oculares mais comuns?

No Brasil, as principais doenças oculares, responsáveis pela maior parte dos atendimentos realizados pelos oftalmologistas, são:

• Catarata
  • Glaucoma
  • Conjuntivite
  • Retinopatia diabética
  • DMRI – Degeneração macular relacionada à idade
  • Erros de refração

De acordo com o relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, catarata e erro refrativo não corrigido, juntos, representam cerca de 74% de todos os casos de deficiência visual. Vale lembrar que o glaucoma, a degeneração macular relacionada à idade e a retinopatia diabética também podem causar a perda da visão.

Confira a seguir o que caracteriza cada uma das doenças oculares mais comuns entre a população brasileira.

1) Catarata

É caracterizada pela opacidade do cristalino, que pode levar à diminuição da visão. É responsável por cerca de 47% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.

O diagnóstico é clínico, realizado durante consulta oftalmológica e o tratamento é basicamente cirúrgico e bastante eficaz.

2) Glaucoma

É causado por uma lesão do nervo ótico, geralmente associada ao aumento da pressão intraocular, que leva à perda progressiva do campo visual.

Por se tratar de uma doença silenciosa, ou seja, que não costuma apresentar sintomas na fase inicial, a recomendação é procurar um médico oftalmologista ao menos uma vez ao ano para uma avaliação completa da visão.

3) Conjuntivite

A conjuntivite corresponde à inflamação da membrana que reveste a parte anterior do olho. Pode ser infecciosa, alérgica e química. Se manifesta por vermelhidão, secreção, inchaço das pálpebras e sensação de corpo estranho. Pode ocorrer em qualquer idade.

O diagnóstico é clínico e o tratamento é feito com colírios, os quais podem variar dependendo do tipo (viral ou bacteriana).

4) Retinopatia diabética

Atinge a retina de pacientes diabéticos. Se manifesta por diminuição da visão de forma progressiva ou subitamente, quando o nível de glicose do diabético fica elevado por muito tempo.

Para o tratamento, é fundamental o controle rigoroso da diabetes, por meio da alimentação, atividades físicas e o uso correto dos medicamentos.

5) DMRI – Degeneração macular relacionada à idade

A degeneração macular relacionada à idade (DMRI) causa lesão progressiva da mácula, a área central e mais vital da retina, tendo como consequência a perda gradual da visão central.

A visão central fica debilitada, afinal há perda de detalhes e as linhas retas podem parecer onduladas.

6) Erros de refração

A refração acontece quando o feixe de luz proveniente de um ambiente externo atravessa o globo ocular formando a visão na retina. Quando os feixes de luz são desviados e não chegam focados na retina, chama-se de erro de refração. Entre os tipos mais comuns de erros de refração temos:

• Miopia: quando os olhos podem ver objetos que estão perto, mas não são capazes de enxergar claramente os objetos que estão longe.
  • Hipermetropia: condição de dificuldade para que o cristalino focalize na retina os objetos próximos ao olho.
  • Astigmatismo: quando diferentes curvaturas corneanas, ou irregularidades na córnea, formam a imagem em planos diferentes, o que ocasiona portanto a distorção.
  • Presbiopia: também chamada de “vista cansada”, manifesta-se normalmente após os 40 anos, criando uma dificuldade, por exemplo, para enxergar de perto e de longe.

O tratamento dos erros refracionais é feito por correção óptica, em especial com uso de óculos corretivos ou igualmente com lentes de contato.

E quais são os principais sintomas de doenças oculares?

Os sintomas relacionados a seguir nem sempre são indícios de doenças oculares. Entretanto, uma vez que se manifestem, é fundamental procurar auxílio médico especializado para tratar e prevenir possíveis complicações.

Veja quais são os sinais de alerta:

• Lacrimejamento
  • Olho vermelho
  • Secreção
  • Purgação
  • Crostas nos cílios
  • Ver com os olhos semicerrados
  • Inclinação de cabeça
  • Visão embaçada
  • Sensibilidade excessiva à luz
  • Dores de cabeça
  • Visão dupla
  • Desvio ocular
  • Alterações pupilares

8 cuidados básicos com a saúde ocular

Além de visitar o oftalmologista com regularidade, existem vários cuidados diários que ajudam a proteger a visão, bem como prevenir possíveis doenças oculares futuras. Confira as principais medidas recomendadas pelo Ministério da Saúde:

1) Use óculos de sol para reduzir a exposição dos olhos aos efeitos nocivos da radiação ultravioleta;

2) Evite a exposição excessiva às telas de TV, computador e smartphone. Esse hábito pode causar ressecamento dos olhos, cansaço visual e distúrbios do sono;

3) Evite coçar os olhos, uma vez que essa prática pode causar irritações, lesões oculares ou até problema na córnea. Em clima seco, hidrate os olhos com colírios lubrificantes;

4) Cuidado com o uso excessivo de colírios. O uso de colírios com corticoides pode induzir ao glaucoma e à catarata. Além disso, o ideal é sempre evitar a automedicação;

5) Durma no mínimo oito horas por dia. Dormir pouco pode causar irritação nos olhos e cansaço visual;

6) Tenha uma alimentação balanceada. Uma alimentação diversificada fornece sobretudo vitaminas benéficas para o funcionamento da retina;

7) Procure atendimento médico caso perceba anormalidade na visão. Realize consultas regulares também para avaliar a qualidade da visão;

8) Cuidado com o uso de produtos muito próximo aos olhos. Produtos químicos, maquiagens e tinturas podem causar irritação e alergias nos olhos e nas pálpebras.

Por fim, lembre-se que a assistência oftalmológica está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde e inclui desde consultas e realização de exames para diagnóstico até tratamentos que podem ser cirúrgicos, medicamentosos e transplantes.

E então, ficou com alguma dúvida sobre doenças oculares? Tem algum tema relacionado ao assunto que você gostaria de ver por aqui? Conta pra gente nos comentários!

* Confira também aqui no blog o post Sintomas do glaucoma: saiba como identificar e tratar a doença.

** Com informações de Ministério da Saúde.