Difícil encontrar alguém que não goste de viajar, não é mesmo? Entretanto, para algumas pessoas, o enjoo na viagem pode transformar essa experiência em algo não muito agradável. Também conhecido como cinetose, o enjoo de movimento pode prejudicar os passeios de carro, avião, ou qualquer outro veículo utilizado para deslocamento.
Neste texto, vamos explorar as causas do enjoo em viagem e compartilhar formas eficazes de aliviá-lo, permitindo que você aproveite seus deslocamentos de forma mais tranquila e prazerosa. Bora conferir? 😊🚗
O que é a cinetose (ou enjoo na viagem)?
A cinetose é o enjoo causado pela sensação de movimento, por isso é popularmente conhecido como enjoo do movimento. As pessoas que sofrem com esse distúrbio costumam ter sensações de mal-estar durante o trajeto realizado em veículos.
Esse enjoo tem como fonte a ausência de um dos “três pilares do equilíbrio”: a sensibilidade dos pés no chão firme, o líquido do labirinto estabilizado e o olhar em um ambiente estável. “Com a perda de alguns desses fatores de equilíbrio, há a necessidade de alertar o organismo de defesa do indivíduo de que precisa recuperar a estabilidade”, explica Eduardo Rocha, professor da USP, na coluna Fique de Olho.
Uma forma de exemplificar o que acontece no nosso organismo é imaginar uma viagem de ônibus. Nessa situação, o corpo está parado, mas o ambiente onde se encontra está em movimento. Assim, as informações que chegam ao cérebro podem ser conflitantes, uma vez que o que é visto (movimento) distingue-se do que é sentido (sensação de estar parado).
As pessoas com cinetose podem sentir enjoo ao andar de carro, ônibus, barco, avião, trem e geralmente passam mal também em brinquedos como roda-gigante, carrossel, montanha-russa e até mesmo gangorra.
Como identificar o enjoo na viagem?
O primeiro sintoma da cinetose costuma ser a palidez, frequentemente seguida por bocejos, inquietação, suor frio acima do lábio superior ou em todo o rosto. Além disso, pode ocorrer náusea, salivação excessiva, desconforto físico, fadiga, dor de cabeça ou tontura, terminando em vômitos.
Nos casos mais intensos, essa síndrome pode provocar desequilíbrio corporal, queda da pressão arterial, desidratação e abatimento físico e psíquico.
O enjoo de movimento acontece só em viagens?
Como vimos, a cinetose também pode acontecer em alguns brinquedos de parques de diversão. Além disso, esse transtorno não se limita ao “mundo real”. Os enjoos cibernéticos são outro tipo de enjoo de movimento que as pessoas sofrem nos ambientes virtuais, muitas vezes ao jogar videogames.
O enjoo cibernético ocorre devido ao conflito sensorial gerado quando a pessoa visualiza o ambiente em movimento na tela, enquanto o corpo permanece imóvel. Isso pode causar um desequilíbrio sensorial, semelhante ao que ocorre em deslocamentos físicos, resultando em sintomas de enjoo.
Um exemplo comum são os filmes em 3D no cinema, em que a percepção de movimento na tela pode provocar essa sensação de desconforto em algumas pessoas.
Existem pessoas mais propensas à cinetose?
A probabilidade de vivenciar enjoo de movimento também pode ser influenciada pelo sexo e idade. Estudos indicam que existe um pico de incidência dessas experiências por volta dos nove ou dez anos de idade e que elas tendem a ser mais frequentes entre as mulheres.
As razões exatas para essa ocorrência ainda não são totalmente compreendidas. Pesquisadores têm explorado várias teorias, incluindo fatores hormonais, diferenças na percepção sensorial e aspectos psicológicos. No entanto, não existe consenso definitivo sobre as causas dessa relação entre sexo, idade e ocorrência de enjoo de movimento.
Vale lembrar ainda que muitas pessoas relatam sentir enjoo de movimento durante viagens como passageiros, ao contrário do que ocorre quando estão dirigindo o veículo. Essa diferença provavelmente ocorre devido ao fato de que motoristas têm melhor antecipação dos movimentos do veículo e ajustam seus corpos de acordo com esse direcionamento.
Como reduzir o enjoo na viagem?
Para diminuir as chances de ter cinetose ou para tentar minimizá-la ao usar meios de transporte, algumas dicas podem ajudar:
- Tente olhar para fora da janela, fixando a visão no horizonte;
- Não leia ou mexa no celular;
- Sente no banco da frente ou, se possível, dirija;
- Evite comer em excesso antes da locomoção;
- Não consuma bebida alcoólica;
- Mantenha o veículo ventilado;
- Faça paradas regulares sempre que possível;
- Procure manter a calma.
Os remédios para enjoo de movimento são eficazes?
Sim, quando as dicas relacionadas acima não são suficientes para reduzir os sintomas, o uso de medicação contra enjoo pode ajudar. Tais medicamentos agem reduzindo a atividade do sistema de equilíbrio do cérebro ou a quantidade de sinais que o cérebro envia para o intestino, o que pode ajudar a eliminar as náuseas e os vômitos. O correto é tomá-los sempre antes de embarcar, para dar tempo de fazer efeito.
Além disso, hoje já existem no mercado vários medicamentos que são formulados para oferecer alívio dos sintomas de enjoo sem causar sonolência significativa, permitindo que as pessoas possam continuar suas atividades normais durante as viagens ou deslocamentos.
Entretanto, lembre-se que todo medicamento possui efeitos colaterais. Por isso, o ideal é sempre consultar um médico para que ele indique o remédio contra enjoo mais eficaz e o modo mais seguro de utilizá-lo.
Esperamos que as informações que trouxemos neste texto auxiliem você a amenizar o enjoo na viagem, proporcionando um deslocamento mais agradável. Aliás, você tem alguma dica para amenizar o enjoo? Que tal compartilhar conosco nos comentários?
* Confira também aqui no blog o post Conheça os sintomas da sinusite e como aliviar a inflamação.
** Com informações do Hospital Sírio-Libanês e Jornal da USP.