Enchentes no RS aumentam as necessidades de doação de sangue: veja como ser um doador

Enchentes-no-RS-aumentam-as-necessidades-de-doacao-de-sangue-veja-como-ser-um-doador

Como já falamos aqui no blog, as recentes enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul causaram não apenas destruição material, mas também uma série de necessidades humanitárias emergenciais. Entre elas está a necessidade de doação de sangue

Quando uma catástrofe dessa magnitude ocorre, os bancos de sangue enfrentam desafios significativos, já que muitas das pessoas atingidas e desabrigadas são também doadoras regulares que, em meio ao caos, não conseguem manter suas doações. Nesse cenário, a solidariedade da população torna-se vital. 

Tendo em vista a importância da doação de sangue durante esse período de crise, selecionamos algumas informações para auxiliar aqueles que desejam se tornar doadores, ajudando assim a restabelecer os estoques e salvando vidas em momentos críticos como estes. 

Por que doar sangue regularmente?

A doação de sangue e seu processamento são fundamentais para garantir a disponibilização de componentes sanguíneos para os pacientes que necessitam de transfusão, como vítimas de acidentes, que necessitam de cirurgias ou outras situações clínicas. 

Se cada cidadão saudável doasse sangue pelo menos duas vezes por ano, não seriam necessárias campanhas emergenciais para coletas de reposição de estoques. Afinal, uma simples doação pode salvar muitas vidas.

Toda pessoa em boas condições de saúde pode doar sangue sem qualquer risco ou prejuízo à sua saúde. 

Mulheres podem doar sangue respeitando o intervalo de 90 dias entre uma doação e outra, desde que não ultrapasse 3 doações nos últimos 12 meses. Para os homens o intervalo é de 60 dias, limitado a quatro doações em 12 meses.

Há necessidade de doações de sangue neste momento?

Na metade do mês de maio de 2024, o Hemocentro do Estado do Rio Grande do Sul anunciou que o estoque estava regular, mas ainda procurava repor grupos específicos: O+, O-, A-, B- e AB-. O agendamento é organizado conforme os estoques e a necessidade de atender às demandas de transfusão, sem gerar desperdício.

Dessa forma, basta entrar em contato com o Hemocentro da sua região, ou com o ponto de coleta do seu município, e se informar sobre a necessidade de doação.

Enchentes-no-RS-aumentam-as-necessidades-de-doacao-de-sangue-veja-como-ser-um-doador-3

Como é feita a doação de sangue?

Via de regra o processo de doação de sangue obedece as seguintes etapas:

1) Cadastro do candidato à doação com a apresentação de documento oficial com foto.

2) Pré-triagem: verificação dos sinais vitais (pressão arterial, temperatura e batimentos cardíacos), peso e teste de anemia.

3) Triagem clínica: entrevista individual e sigilosa onde serão avaliados os antecedentes e o estado atual de saúde do candidato à doação para determinar dessa forma se a coleta poderá trazer riscos para ele ou para o receptor.

4) Coleta de sangue: coleta de aproximadamente 450ml de sangue, bem como de amostras para a realização dos testes laboratoriais.

5) Hidratação: após a doação de sangue o doador receberá um lanche. É recomendável que o doador permaneça no mínimo 15 minutos no hemocentro e beba bastante líquido durante o dia.

O que é preciso para fazer uma doação de sangue?

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Apresentar documento oficial de identidade com foto;
  • Ter idade entre 16 e 69 anos, sendo que os candidatos a doadores com menos de 18 anos deverão estar acompanhados pelos pais ou por responsável legal;
  • Pesar no mínimo 50 kg com desconto de vestimentas;
  • O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
  • Não estar em jejum e evitar alimentação gordurosa;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação;
  • Não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação;
  • Não fumar pelo menos duas horas antes da doação.

O que são impedimentos temporários para doar sangue?

Impedimentos temporários para doar sangue são condições ou situações que impedem a pessoa de doar sangue por um período limitado, até que a condição seja resolvida ou um tempo específico tenha passado. Aqui estão alguns exemplos comuns:

  • Gripe ou febre;
  • Gestantes ou mães que amamentam bebês com menos de 12 meses;
  • Até 90 dias após aborto ou parto normal e até 180 dias após cesariana;
  • Tatuagem ou acupuntura nos últimos 12 meses;
  • Exposição à situação de risco para a AIDS (múltiplos parceiros sexuais, ter parceiros usuários de drogas);
  • Herpes labial.

E quais são os impedimentos definitivos para doação de sangue?

Os impedimentos definitivos para doar sangue são condições ou situações que desqualificam uma pessoa de ser doadora de sangue permanentemente. Estes impedimentos estão em vigor para garantir a segurança tanto do doador quanto do receptor. Aqui estão os principais impedimentos definitivos:

  • Doença de Chagas;
  • Hepatite após os 11 anos de idade;
  • Ser portador dos vírus HIV (AIDS), HCV (Hepatite C), HBC (Hepatite B), HTLV;
  • Uso de drogas injetáveis.

Outros critérios que impedem a doação serão verificados por ocasião da entrevista de triagem.

Enchentes-no-RS-aumentam-as-necessidades-de-doacao-de-sangue-veja-como-ser-um-doador-2

Onde doar sangue?

A Secretaria de Saúde do Estado do RS disponibiliza a lista de locais e respectivos endereços onde é possível realizar a doação de sangue.

Além disso, o Hemocentro localizado em Porto Alegre agora permite o agendamento da doação através de uma nova plataforma online. O sistema permite portanto escolher dia e hora para a doação, possibilitando que o atendimento ocorra de forma mais ordenada e com menor tempo de espera.

Dessa forma, a expectativa é que nos próximos dias esteja disponível também para doações ao Hemopasso (Passo Fundo), ao Hemopel (Pelotas) e ao Hemosm (Santa Maria).

Se você está em boas condições de saúde e atende aos critérios para ser um doador, não hesite em fazer sua parte. Cada doação é um gesto de amor e cidadania que pode salvar muitas vidas. Entre em contato com o Hemocentro da sua região, verifique a necessidade de doação para o seu tipo sanguíneo e agende sua doação!


* Confira também aqui no blog o post Doenças decorrentes de enchentes: saiba como prevenir a leptospirose e outras enfermidades.

** Com informações da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *