A gripe é uma infecção respiratória bastante comum causada pelo vírus influenza. Ela afeta milhões de pessoas ao redor do mundo. Entretanto, embora seja uma doença corriqueria, muitas vezes o quadro pode evoluir com gravidade. É por isso que todo ano os órgãos de saúde reforçam a importância da vacina da gripe.
De acordo com pesquisa divulgada pela Agência Brasil, quase 70% dos brasileiros desconhecem a gravidade da gripe. Os resultados mostram que 23% dos entrevistados percebem nenhum ou baixo risco associado à escolha de não se vacinar contra a gripe.
Acontece que a imunização é a maneira mais eficaz de prevenção da gripe e suas complicações. A vacina é segura e é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos decorrentes da doença.
Dessa forma, vamos falar neste texto sobre os benefícios de se vacinar anualmente e a importância de proteger não apenas a si mesmo, mas também a comunidade, especialmente os grupos mais vulneráveis.
Qual a importância da vacinação?
A gripe não é um resfriado comum. Ela pode evoluir para formas mais graves, que podem matar. Por isso, é uma doença que requer cuidado. De acordo com dados da OMS – Organização Mundial de Saúde, a gripe por influenza mata mais de 500 mil pessoas por ano em todo o mundo.
A vacinação é especialmente importante para proteger os grupos mais vulneráveis, como idosos, crianças pequenas, gestantes e indivíduos com condições médicas pré-existentes. Estes grupos são mais suscetíveis a desenvolver complicações graves se contraírem a gripe.
Quais as complicações da gripe que exigem atenção?
Alguns casos da gripe podem evoluir com complicações, especialmente nos grupos vulneráveis, o que acarreta elevados níveis de mortalidade. As complicações mais comuns são:
- Pneumonia bacteriana e por outros vírus;
- Sinusite;
- Otite;
- Desidratação;
- Piora das doenças crônicas;
- Pneumonia primária por influenza, que ocorre predominantemente em pessoas com doenças cardiovasculares (especialmente doença reumática com estenose mitral) ou em mulheres grávidas.
Qual é a vacina da gripe aplicada?
Neste ano, a vacina contra a gripe a ser aplicada no SUS – Sistema Único de Saúde durante a campanha de vacinação é a trivalente. Ela protege contra três cepas diferentes do vírus, responsáveis pela maioria dos casos atualmente.
Já na rede privada, é possível encontrar a versão quadrivalente do imunizante, ou seja, que protege contra quatro cepas.
Posso ficar gripado tomando a vacina da gripe?
Não há motivos para temer. Segundo o Ministério da Saúde, a vacina é composta por vírus inativados, portanto, não pode induzir o desenvolvimento da doença.
Muitas vezes, os sintomas que ocorrem nos primeiros dias, após a vacinação, são decorrentes de resfriados (que já estavam incubados) e que apresentam sintomas mais leves como dor de garganta, coriza e febre baixa. Estes sintomas podem ser decorrentes de uma gripe que já tenha sido adquirida e que venha a se manifestar logo após a vacinação.
Por que é importante tomar a vacina anualmente?
Os imunizantes utilizados no SUS são trivalentes, produzidos pelo Instituto Butantan e distribuídos para toda a rede pública de saúde.
A composição da vacina muda a cada ano, de acordo com as cepas do vírus que mais circulam no momento, informadas nas orientações da OMS. Como o vírus influenza sofre constantes mutações, é importante tomar a vacina todos os anos para manter a proteção.
A vacina causa efeitos colaterais?
Como qualquer imunizante, a vacina estimula o sistema imunológico a produzir defesa. Manifestações, como dor no local da injeção, são comuns e ocorrem em 15 a 20% dos pacientes, sendo benignas e geralmente resolvidas em 48 horas.
Portanto, é comum a pessoa ter uma sensação de dor no corpo ou uma eventual febre baixa. Isso nada mais é do que o próprio organismo reagindo contra os antígenos da composição da vacina.
Onde fazer a vacina da gripe?
Além da rede privada, a vacina contra a gripe pode ser feita em estabelecimentos da rede pública de saúde, especialmente durante as campanhas de vacinação organizadas pelo Ministério da Saúde.
Assim, consulte o site ou as redes sociais da secretaria de saúde do seu Estado ou município, ou visite pessoalmente um centro de saúde para obter informações.
Lembre-se que a vacinação contra a gripe é fundamental para proteger não apenas a si mesmo, mas também para ajudar a evitar complicações graves e proteger os grupos mais vulneráveis.
Não deixe para depois, proteja-se e proteja quem você ama! Consulte agora mesmo onde fazer a vacina da gripe e contribua para a saúde de todos.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Quer ver mais temas como esse por aqui? Deixe sua sugestão nos comentários!
* Com informações do Ministério da Saúde e da CNN Brasil.
** Confira também aqui no blog o post Vacina contra HPV: conheça a imunização que previne diversos tipos de câncer.