Ficamos mais doentes no inverno? Veja como o frio impacta a saúde e quais cuidados tomar

Ficamos-mais-doentes-no-inverno-Veja-como-o-frio-impacta-a-saude-e-quais-cuidados-tomar

Com a chegada do inverno, são necessários cuidados redobrados com o nosso bem-estar. Afinal, o frio impacta a saúde e tem efeitos diretos especialmente em idosos, crianças e pessoas com a imunidade suprimida.

Sabe aquela sensação de que ficamos mais doentes no inverno? Na verdade, não é só uma impressão: vários fatores fazem contribuem para o aumento de certas doenças durante essa estação.

Por isso, neste texto, apresentamos algumas dicas para fortalecer sua saúde nos meses de frio, além de orientações para reforçar a prevenção. Confira as informações que selecionamos e veja como passar o inverno de maneira mais saudável e segura!

Como o frio impacta a saúde cardiovascular

Estudos indicam que durante o inverno há um crescimento dos indesejáveis problemas cardiovasculares como doença coronariana aguda, infarto agudo do coração, acidente vascular cerebral (AVC) e tromboembolismo pulmonar. 

Entre as possíveis causas desses problemas está o aumento da pressão arterial, decorrente da contração dos vasos sanguíneos, que se estreitam com o frio para  proteger a temperatura central do corpo. 

Para preveni-los é necessário um controle mais rigoroso dos níveis de pressão arterial, com ajuste de medicações em casos indicados pelo seu médico. 

Além disso, praticar atividade física regular, usar roupas quentes, hábitos alimentares saudáveis, incluindo alimentos ricos em vitamina D e baixa ingestão de gordura, bem como cuidados com a saúde mental e emocional, são atitudes e comportamentos que atuam com eficácia na prevenção desses “males do frio”. 

Como o frio impacta a saúde respiratória

As principais doenças do inverno são as respiratórias transmissíveis, como resfriados e gripes, além do agravamento de outras como rinite, asma, sinusite, otite e pneumonia. Isso acontece porque no inverno o ar fica mais seco e há uma tendência maior de permanecer em ambientes fechados, o que favorece a circulação de vírus e bactérias. 

Vale lembrar que a época de maior proliferação dos micro-organismos pode variar de acordo com a região do Brasil. No Sul e Sudeste os meses mais frios podem compreender o período de maio a outubro, enquanto que no Norte e Nordeste há mais chances de chuva e queda das temperaturas entre os meses entre abril e junho. 

De qualquer forma, é essencial nesse período adotar medidas para proteger a saúde respiratória. Aqui estão algumas dicas importantes:

  • Mantenha os ambientes ventilados: a circulação de ar reduz o risco de contágio por vírus respiratórios. 
  • Higienize as mãos frequentemente: lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel para evitar a propagação de germes.
  • Use máscara corretamente: se você apresentar sintomas respiratórios, utilize máscara para proteger a si mesmo e aos outros.
  • Hidrate-se: beba água regularmente para manter as vias aéreas úmidas e saudáveis.
  • Evite choques térmicos: proteja-se do frio excessivo e evite mudanças bruscas de temperatura.
  • Cuide da sua saúde geral: mantenha uma alimentação equilibrada, pratique exercícios físicos e durma bem para fortalecer o sistema imunológico.

Como o inverno impacta a saúde da pele

O inverno também tende a agravar algumas doenças de pele devido à combinação de fatores como o próprio frio, a baixa umidade do ar, banhos quentes e a exposição a ambientes aquecidos e secos.

Entre as doenças que podem piorar durante o inverno, a dermatologista Viviane Scarpa, em entrevista ao portal da Record News, cita a dermatite atópica, dermatite seborreica, psoríase, urticária e dermatites de contato.

Para prevenir tais manifestações, é recomendado manter a pele bem hidratada, utilizando cremes adequados para cada tipo de pele, especialmente após o banho. A hidratação do organismo também é necessária, lembrando sempre do consumo frequente de água. 

É indicado, ainda, que os banhos sejam tomados com água morna, visto que a alta temperatura da água provoca o ressecamento da pele, e que o uso de protetor solar seja mantido, mesmo com o sol mais ameno.

Outras consequências do frio na saúde

Para muita gente, inverno é sinônimo de elegância, viagens para cidades turísticas e comida calórica em quantidades generosas. No entanto, para outras pessoas, o inverno tem um lado sombrio: estamos falando das doenças ligadas à saúde mental.

O neurocirurgião Fernando Gomes explica a relação entre a mudança de temperatura e as doenças psiquiátricas. Entrevistado pela CNN Brasil, o médico alerta para a importância da luz solar e como ela auxilia na prevenção de transtornos mentais. 

Segundo ele, pela ótica da saúde mental, dias mais frios, coincidem com dias com menos exposição solar. Isso faz com que o nosso cérebro funcione de uma forma diferente e abra espaço para a depressão sazonal. Esta questão sobre o clima faz com que o indivíduo fique mais “dentro de si mesmo” e mais confinado, desenvolvendo um quadro mais depressivo, explica o médico.

Para prevenir esse quadro,  sempre que possível, passe algum tempo ao ar livre durante o dia para aproveitar a luz natural. Mantenha uma rotina de exercícios, pois atividades físicas ajudam a liberar endorfinas, melhorando o humor e combatendo a depressão. Mesmo com o frio, mantenha contato com amigos e familiares, seja pessoalmente ou virtualmente.

Proteja-se: lave as mãos e previna doenças neste inverno

Lavar as mãos é uma prática fundamental para a prevenção de doenças em qualquer época do ano, mas torna-se especialmente importante durante o inverno. Como vimos, nessa estação as infecções respiratórias são mais comuns devido à maior concentração de pessoas em ambientes fechados e à circulação de vírus. 

E as mãos são uma das principais vias de transmissão desses vírus, pois estamos constantemente tocando superfícies contaminadas e, em seguida, nosso rosto. Assim, ao lavar as mãos regularmente, eliminamos a maioria dos agentes que poderiam nos infectar. 

Portanto, intensifique a frequência da lavagem das mãos durante o inverno, especialmente antes das refeições, após usar o banheiro e ao chegar em casa, para manter a saúde e o bem-estar de todos. E quando não for possível lavar com água e sabão, faça uso do álcool em gel para realizar a higienização.

Agora que você conferiu o conteúdo que compartilhamos sobre como o frio impacta a saúde, e está mais preparado para enfrentar os desafios do inverno, conta pra gente: tem alguma dica sobre como proteger a saúde durante o frio? Conta pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Vacina da gripe: conheça a importância da imunização para evitar formas graves da doença.

** Com informações da Biblioteca Virtual em Saúde, Hospital Israelita Albert Einstein e Ministério da Saúde.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *