Por muito tempo encarado como uma prática um tanto quanto antiquada, o ato de bordar ganhou um novo significado nos últimos anos e vem conquistando cada vez mais adeptas.
Os motivos de quem se rendeu à paixão pelas linhas e pelo bastidor vão desde o prazer de fazer uma pausa e desconectar da correria do dia a dia até a busca por fortalecer o sentimento de empoderamento feminino. E o mais legal de tudo isso é que, de acordo com vários especialistas, os trabalhos manuais podem ser ótimos aliados no combate ao estresse e à ansiedade.
Não são ótimos motivos para experimentar o bordado como um novo hobby? Então confira as opções que o Penteadeira selecionou para quem quer aprender a bordar mas não sabe muito bem por onde começar. ????
1) CURSOS PRESENCIAIS
Imagens via Bordado Empoderado
Fazer um curso presencial de bordado é uma das melhores opções para quem quer aprender a bordar. Além de conhecer as técnicas e tirar todas as dúvidas, é uma oportunidade de fazer novas amizades e dividir experiências.
Para quem mora em Porto Alegre, a dica é ficar de olho na agenda do Bordado Empoderado. Criado pela jornalista Bruna Antunes, o curso tem turmas em diferentes locais da capital e até algumas edições pelo interior do Estado. Nas aulas as participantes aprendem ponto cruz e técnicas de bordado livre com frases e símbolos de empoderamento feminino.
Caso não tenha nenhum curso na sua cidade, que tal recorrer a alguém da sua família ou a uma antiga conhecida? Será que a vovó ou aquela vizinha que sempre bordou não topa dar umas dicas? Assim você aprende a bordar e ainda estreita os laços com uma pessoa querida.
2) VÍDEOS NO YOUTUBE
Imagens via Clube do Bordado
Mas e aí, será que dá para aprender a bordar pela internet? Claro que sim! No Youtube você encontra vários tutoriais que ensinam noções básicas de bordado e até as técnicas mais avançadas.
Uma boa sugestão é acompanhar os vídeos do Clube do Bordado. Criado em 2013 por seis amigas, o coletivo busca fomentar a cultura do bordado através de oficinas que rodam o país e também de vídeos que ensinam o passo a passo.
Os tutoriais explicam tudo em detalhes e mostram os materiais básicos, como passar o desenho para o tecido e a execução de diferentes pontos de bordado. Para conferir todos os vídeos é só clicar aqui.
3) KITS PRONTOS
Imagens via Celeste
Quer aprender a bordar sem pressa ou prefere criar familiaridade com as linhas e agulhas antes de encarar um curso presencial? Experimente os kits prontos para bordar.
Nos kits você recebe o bastidor, o tecido com o desenho já riscado, todas as linhas que serão necessárias, agulha e um manual com a explicação de todos os pontos utilizados para formar os desenhos.
E se você não encontrar os kits na sua cidade, vale procurar em lojas virtuais, como a Celeste, que enviam para todo o Brasil.
Tem mais alguma dica para quem quer aprender a bordar ou quer compartilhar a sua experiência? Conta pra gente nos comentários. ????