A quebra constante é o principal indicativo de unhas fracas, mas você sabia que outros fatores também podem sinalizar que algo não anda bem?
Além de quebrarem com facilidade, unhas enfraquecidas podem apresentar descamação constante, ocorrência de ataques de fungos, aspecto poroso e ainda manchas e outras irregularidades. Assim, se tais sintomas são recorrentes, é hora de prestar atenção aos alertas que o seu corpo está dando.
Se você vem sofrendo com unhas fracas, o primeiro passo é entender o que pode estar causando o problema e como fazer para reverter a situação. Nesse sentido, selecionamos algumas dicas e informações para ajudar você a conquistar unhas mais fortes e saudáveis. Bora conferir? ????
O QUE CAUSA O ENFRAQUECIMENTO DAS UNHAS?
A fraqueza das unhas pode ter relação com uma série de fatores. Entre os mais comuns temos o uso de acetonas ou esmaltes que contenham tolueno em suas fórmulas, a exposição contínua a água e detergentes, o hábito de roer unhas e a retirada completa das cutículas.
Circunstâncias relacionadas ao mau funcionamento do organismo também podem influenciar no desenvolvimento das unhas e devem ser cuidadosamente analisadas. As dietas radicais, que fazem a pessoa perder peso muito rapidamente, é uma delas. No mesmo contexto temos a anemia, a má circulação e outras doenças como hipotireoidismo e hipertireoidismo.
Dessa forma, ao perceber que suas unhas estão fracas, com manchas ou alterações incomuns, consulte um médico dermatologista para investigar as causas. Embora a princípio possa se tratar apenas de uma questão estética, o enfraquecimento das unhas também pode ser o alerta de diversas doenças.
DICAS PARA TRATAR UNHAS FRACAS
Consultar um médico dermatologista é o que de melhor você pode fazer ao constatar que suas unhas estão fracas. Pois somente um especialista poderá diagnosticar corretamente o problema e prescrever bases fortalecedoras ou fórmulas orais.
Por outro lado, algumas mudanças nos hábitos e cuidados diários podem dar uma forcinha extra na hora de fortalecer as unhas. Confira quais são elas:
1) Ao cortar ou lixar as unhas, o melhor formato é o arredondado nas mãos e quadrado nos pés. O hábito de lixar a parte de cima da unha pode ser prejudicial, pois retira camadas de queratina e deixa a superfície mais frágil;
2) A cutícula não deve ser retirada, uma vez que eliminá-la deixa a unha desprotegida e facilita a entrada de fungos e bactérias;
3) O uso ininterrupto de esmalte causa ressecamento e enfraquecimento das unhas, por isso é legal dar uma folga para o esmalte durante uma semana por mês. Na impossibilidade dessa pausa maior, faça pelo menos dois a três dias de intervalo entre uma aplicação e outra;
4) Aproveite os dias em que as unhas estão sem esmalte para caprichar no uso de cremes hidratantes que evitam o ressecamento. E por falar em hidratação, se você manuseia produtos de limpeza com frequência, não dispense o uso de luvas;
5) Por fim, mantenha hábitos alimentares saudáveis. Afinal, as unhas são constituídas de queratina, que é uma proteína, e a principal fonte de proteínas para o organismo é a alimentação. Sendo assim, consuma alimentos com bons níveis de proteína como ovos, carnes, lentilha, feijão e outras leguminosas.
Curtiu as informações que compartilhamos sobre saúde das unhas? Você tem tido algum problema com unhas fracas? Tem algum truque ou dica para fortalecê-las? Conta pra gente nos comentários!