Quando se trata de doenças respiratórias, os inaladores e nebulizadores desempenham um papel crucial no alívio dos sintomas. Ambos os dispositivos têm o objetivo de levar medicamentos até os pulmões, mas você sabia que existem diferenças significativas entre eles?
É bem verdade que, popularmente, costuma-se chamar o nebulizador de inalador. Entretanto, existem diferenças entre cada um deles, e compreendê-las é fundamental para garantir o uso adequado e a eficácia do tratamento.
Dessa forma, vamos tratar neste texto sobre as características de inaladores e nebulizadores, e como tais dispositivos podem melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças respiratórias. Acompanhe conosco!
Como diferenciar inaladores e nebulizadores?
A distinção entre inaladores e nebulizadores como pela estrutura física. O nebulizador possui compressor, máscara e fonte de energia, ou seja, é uma espécie de aparelho eletrônico. Já o inalador possui uma estrutura bem mais simples e geralmente é pequeno o suficiente para caber na palma da mão, a exemplo da bombinha de asma.
Outra diferença importante reside no modo como os medicamentos são administrados. No nebulizador, o paciente coloca a máscara facial, cobrindo nariz e a boca, o que permite inalar o medicamento por um período mais longo. Por outro lado, o inalador requer que o paciente segure o dispositivo próximo à boca e inale o medicamento em uma única vez.
Como o inalador funciona?
Como vimos, o inalador é um dispositivo projetado para administrar medicamentos diretamente nos pulmões. Em geral, é utilizado de forma contínua ou, pelo menos, mais regular do que os nebulizadores. Existem diferentes tipos de inaladores disponíveis, mas a maioria deles funciona de maneira semelhante.
Um dos tipos mais comuns de inalador é o inalador dosimetrado, conhecido como “bombinha”. Esse tipo de inalador contém um recipiente pressurizado que armazena o medicamento em forma líquida e que libera uma dose certa da medicação cada vez que se pressiona a parte superior do frasco.
Como o nebulizador funciona?
O nebulizador também atua na administração de medicamentos diretamente nos pulmões e age transformando o remédio líquido em uma espécie de vapor. Essa “névoa”, por sua vez, é inalada pelo paciente com o uso da máscara.
A duração do tratamento com nebulizador pode variar, dependendo do medicamento prescrito e da recomendação médica. Geralmente, leva de 5 a 15 minutos para concluir uma sessão de nebulização. E vale lembrar que o nebulizador pode ser encontrado tanto em hospitais quanto nas versões domésticas em toda a rede Farmácias Associadas.
Quando utilizar inaladores e nebulizadores?
O nebulizador pode ser um ótimo aliado para aliviar sintomas de problemas respiratórios, seja para abrir as vias aéreas, reduzir a inflamação ou ajudar a diluir e eliminar o muco. Por isso, é bastante utilizado para o tratamento de doenças temporárias, como resfriados, gripes e inflamações.
O inalador costuma ser recomendado para tratar os sintomas de doenças respiratórias mais persistentes ou crônicas, como a asma e a bronquite. Além disso, como permite que o medicamento seja liberado diretamente nos pulmões com uma única inalação, é especialmente benéfico durante crises de falta de ar, ajudando a aliviar os sintomas rapidamente.
Importante ressaltar que, embora ambos os dispositivos sejam eficazes na entrega de medicamentos respiratórios, a escolha entre inalador e nebulizador depende das necessidades e preferências individuais e, principalmente, das orientações do profissional de saúde.
Quem pode utilizar inaladores e nebulizadores?
Os nebulizadores e inaladores podem ser usados por qualquer pessoa, desde que sob a supervisão ou orientação de um médico. Entretanto, é preciso ter cuidado. Cada dispositivo pode ser mais adequado para diferentes condições respiratórias e faixas etárias. Os inaladores, por exemplo, não costumam ser recomendados para crianças pequenas.
Por isso, nunca é demais repetir: é fundamental usar inaladores e nebulizadores somente com orientação médica!
Assim, siga sempre as instruções médicas para fazer o uso correto do dispositivo e obter os melhores resultados no tratamento de doenças respiratórias.
Inaladores e nebulizadores podem ser usados várias vezes?
O nebulizador pode ser utilizado várias vezes, desde que seja mantido em boas condições e que o medicamento seja reposto a cada sessão.
Por outro lado, o inalador tem uma quantidade específica de acionamentos determinados. Geralmente, essa informação está indicada na prescrição médica, e uma vez que o número de acionamentos recomendados é atingido, o inalador deve ser descartado.
Esperamos que as informações que selecionamos ajudem você a entender melhor o funcionamento de inaladores e nebulizadores. Você ficou com alguma dúvida? Quer mais conteúdos como esse por aqui? Conta pra gente nos comentários!
* Confira também aqui no blog o post Conheça os sintomas da sinusite e como aliviar a inflamação.