TOMATE, FRUTO SUPERPODEROSO

Uma das hortaliças mais consumidas no mundo, o tomate não é assim tão popular à toa. Ele é cheio de nutrientes necessários ao nosso corpo, e uma delícia! Vai bem com uma infinidade de receitas: molhos, sopas, saladas e, claro, na pizza!

Faz bem pra gente
Fonte riquíssima de vitaminas A e C, o tomate tem função antioxidante, pois esses elementos combatem os radicais livres que aceleram o envelhecimento. Ele também é cheio de sais minerais como potássio e magnésio, sem falar no licopeno, uma substância que atua no fortalecimento do sistema imunológico e protege contra o envelhecimento das células.

Atenção para a higienização
É muito importante lavar bem o tomate antes de consumi-lo cru, para eliminar os micro-organismos que podem estar presentes na casca. Só passar pela água corrente não basta. Para garantir, é melhor deixar de molho em uma solução de 1 litro de água para uma colher de água sanitária.

De amiga pra amiga - Farmácias Associadas DICA DE AMIGA PARA AMIGA: Para escolher o melhor tomate – que pode ser desde o pequeno cerejinha ao suculento tomate gaúcho da nossa região – a dica é observar a cor e a aspecto do fruto. Os bem vermelhinhos estão prontos para consumo imediato e são ótimos para molhos. Os não tão maduros ficam melhor em saladas e pratos em que a ideia é usar o tomatinho bem presente, como em um delicioso guacamole.

 

Ah, e que tal aprender a fazer um tomate seco caseiro perfeito?

TOMATE SECO CASEIRO

Ingredientes
– 1kg de tomate maduro
– 1 colher (sobremesa) de açúcar
– 1 colher (chá) de sal
– Azeite suficiente para cobrir
– Dentes de alho inteiros a gosto
– Pimentas de cheiro a gosto
– Tomilho, alecrim e manjericão a gosto

Modo de Preparo
Corte os tomates ao meio e tempere com a mistura de sal e açúcar. Leve ao forno por cinco horas em fogo baixo, ou até desidratar. Retire do forno e deixe esfriar. Em vidros esterilizados, monte camadas de tomates colocando azeite e temperos por cima. Aperte bem os tomates no azeite para não ficar ar no potinho, pois isso garante a conserva da compota.

FONTE: DIÁRIO DO OLIVIER – RECEITAS GNT.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *