Fibromialgia: conheça os sintomas dessa doença silenciosa

Você sente dores fortes pelo corpo, por períodos prolongados, e que persistem mesmo com o uso de remédios? Pois saiba que essas dores podem ser sinais da Fibromialgia, uma doença considerada silenciosa devido aos sintomas de difícil identificação.

Embora a Fibromialgia tenha ganhado destaque nas últimas semanas – quando a cantora Lady Gaga cancelou sua agenda devido às dores causadas pela síndrome -, o fato é que a doença já atinge 3% dos brasileiros.

Então, se você vem sentindo dores que persistem durante várias semanas, é legal conhecer melhor os sintomas da Fibromialgia e os procedimentos para um correto diagnóstico.

DORES QUE NÃO PASSAM

Além das dores, a Fibromialgia engloba várias manifestações, como a fadiga, indisposição e os distúrbios do sono. Confira quais são os sintomas mais comuns da doença:

• Dor generalizada: costuma estar presente em diversas partes do corpo e demora pelo menos dois meses para passar;
  • Fadiga: os portadores frequentemente acordam se sentindo cansados, mesmo que tenham dormido durante muitas horas;
  • Dificuldades cognitivas, problemas de memória e de concentração;
  • Dormência e formigamento nas mãos e nos pés;
  • Palpitações;
  • Dor de cabeça recorrente ou enxaqueca clássica;
  • Dor pélvica e dor abdominal sem causa identificada.

Vale lembrar que, de acordo com o Ministério da Saúde, a Fibromialgia é mais comum em mulheres do que em homens, em especial naquelas entre 30 e 55 anos de idade. Além disso, a doença é recorrente entre membros de uma mesma família.

COMO SABER SE VOCÊ TEM FIBROMIALGIA

O diagnóstico da Fibromialgia é essencialmente clínico, ou seja, não existem exames laboratoriais que acusem a presença da doença.

Durante a consulta o médico costuma questionar o paciente acerca dos sintomas e realiza um exame de sensibilidade em 18 pontos específicos do corpo. Esses pontos são conhecidos como pontos dolorosos, e geralmente o portador de Fibromialgia apresenta dor em pelo menos 11 deles.

Também podem ser solicitados determinados exames para excluir doenças que se apresentam de forma semelhante à Fibromialgia ou para detectar outros problemas que podem influenciar na sua evolução.

EXERCÍCIOS FÍSICOS COMO GRANDES ALIADOS

O tratamento da Fibromialgia pode envolver  a prescrição de analgésicos e relaxantes musculares, o emprego de fisioterapia e acupuntura e também a prática de atividades físicas, sendo essa uma parte fundamental do tratamento.

Quando o paciente se exercita, o condicionamento físico aumenta, o que pode diminuir a sensibilidade às dores. Sem falar que a atividade física tira o foco da dor, uma vez que os nervos estão ocupados em transmitir as informações relacionadas ao exercício. Os movimentos aeróbicos leves são os que mais dão resultado, respeitando-se, é claro, a capacidade e o limite de cada pessoa para a realização da atividade.

Embora ainda não tenha sido descoberta a cura para a Fibromialgia, tenha em mente que é possível amenizar os sintomas e que existem até mesmo casos em que eles retrocedem quase que totalmente.

* Com informações de Ministério da Saúde.