As notícias sobre diabetes não têm sido muito boas. De acordo com dados do Ministério da Saúde, entre 2006 e 2016 o número de brasileiros que convivem com a doença aumentou 61%. Isso significa que a enfermidade passou a atingir 8,9% da população, sendo que a ocorrência é maior entre pacientes do sexo feminino.
Por isso, o Penteadeira aproveita a chegada do 14 de novembro, data que marca o Dia do Diabetes, para alertar sobre alguns sintomas que podem ser indícios da doença. Confira quais são eles e tire um tempinho para fazer aquele chek-up e cuidar da sua saúde com mais carinho. ????
CONHECENDO O DIABETES
A melhor forma de definir o Diabetes é como um conjunto de doenças que possui uma característica em comum: aumento da concentração de glicose no sangue. Essa alteração pode ser provocada por diferentes situações:
– Diabetes tipo 1 – ocorre quando o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina. A doença costuma manifestar-se ainda na infância.
– Diabetes tipo 2 – ocorre quando as células são resistentes à ação da insulina. É mais comum entre pessoas já adultas.
– Diabetes gestacional – como o próprio nome indica, ocorre durante a gravidez, em geral em decorrência das mudanças no corpo da mulher.
– Diabetes associado a outras patologias – é aquela decorrente de outras doenças ou do uso de certos medicamentos.
Recentemente os pesquisadores vêm defendendo uma nova classificação do diabetes, que divide a doença em até 5 tipos. A nova proposta ainda está sendo avaliada pela comunidade médica.
6 SINTOMAS COMUNS DO DIABETES
1) Excesso de urina
Com o aumento da glicose no sangue, o corpo tende a eliminar o açúcar através da urina. Por isso é comum que pessoas com diabetes tenham vontade de urinar mais vezes e cheguem até a levantar com mais frequência durante a noite para ir ao banheiro.
2) Sede e/ou fome excessiva
Como apontado no item anterior, com o aumento da glicose no sangue a tendência é urinar mais vezes, o que pode deixar o corpo desidratado e desnutrido e fazer a pessoa sentir mais fome e/ou sede.
3) Perda de peso
Quando o corpo não tem insulina para queimar a glicose, pode acabar utilizando estoques de gordura na busca de energia para as células. Por isso muitas pessoas que têm diabetes podem sentir um pouco de enjoo e constatar um emagrecimento muito acelerado.
4) Visão embaçada
Cerca de 40% dos diabéticos sofrem de alterações oftalmológicas. Além da visão embaçada também pode servir de alerta a dificuldade de identificar objetos que estão longe ou perto.
5) Tontura e cansaço
Embora não sejam sintomas específicos da doença, as tonturas e o cansaço são muito comuns em casos de diabetes. Isso ocorre porque, quando o nível de açúcar no sangue está baixo, as células não encontram “combustível” suficiente para trabalhar.
6) Maior ocorrência de infecções genitais
O diabetes altera bastante a imunidade, facilitando o surgimento de infecções genitais, tanto no homem como na mulher. A candidíase, por exemplo, pode aparecer com maior frequência.
NÃO DEIXE O EXAME PARA DEPOIS
Além de estar alerta para os sintomas relacionados acima, é muito importante ter em mente que alguns tipos de diabetes não apresentam sinais, o que faz com que ela seja conhecida como uma “doença silenciosa”.
Nesse sentido, a recomendação é que, ao menos uma vez por ano, seja realizado um exame de sangue para constatar a presença ou não da doença. O cuidado deve ser redobrado para aqueles que possuem casos de diabetes na família ou que estão acima do peso.
O diagnóstico precoce evita o aparecimento de muitas complicações. Lidar com o diabetes nem sempre é fácil. Entretanto, é possível aprender a conviver com a doença e ter uma vida longa, feliz e saudável.
* Com informações de Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Diabetes.