A higiene íntima feminina é uma ferramenta importante para manter irritações e infecções bem longe da região genital. Entretanto, pouco se fala sobre quais são os principais hábitos de higiene recomendados e tampouco como eles devem ser realizados.
Por exemplo, você costuma fazer a limpeza da região genital mais de uma vez por dia? E o sabonete, tem usado algum específico para a área? Ou será que é melhor usar somente água? Viu só, bastou pensar um pouquinho sobre o assunto para pintar um monte de dúvidas.
Então que tal conferir quais são as principais orientações sobre higiene da área íntima feminina e tentar incorporar esses cuidados na rotina? A gente garante que não é nada muito complicado e você ainda ganha em saúde e bem-estar!
3 HÁBITOS DE HIGIENE ÍNTIMA QUE FAZEM A DIFERENÇA
1) Usar um sabonete específico
Ao realizar a higiene íntima no banho, use um sabonete específico para a área genital. Além de serem desenvolvidos para tal finalidade, os sabonetes íntimos possuem fórmulas que melhoram o pH vaginal e ajudam a evitar a proliferação de fungos e bactérias. Dê preferência para sabonetes líquidos, pois os sólidos habitualmente são alcalinos e podem agredir a pele.
Outro fator importante na hora de escolher o sabonete íntimo é analisar se contém ácido lático na fórmula. Essa substância, que ajuda a manter o pH da vagina equilibrado, está presente no Sabonete Líquido Íntimo Revitart Basics, um produto ginecologicamente testado e que foi desenvolvido especialmente para cuidar da higiene íntima feminina com segurança.
2) Realizar o movimento correto
Agora que já falamos sobre como escolher um bom sabonete íntimo, é hora de aprendermos a maneira correta de utilizá-lo.
Na hora do banho, o ideal é colocar uma pequena quantidade de sabonete nos dedos e usá-los para limpar a vulva, ou seja, a parte externa da área genital. É isso mesmo: higiene íntima não quer dizer higiene interna, a limpeza deve concentrar-se na região externa.
É recomendado utilizar os dedos porque eles oferecem maior mobilidade, lembrando que os movimentos devem ser leves e circulares. Preste atenção para limpar todas as dobras da região. Depois, com os dedos na horizontal, a limpeza deve ser de frente para trás, em direção ao ânus, para que não haja contato do material retal com o genital.
O tempo de higienização deve ser de no máximo dois minutos, para evitar o ressecamento. Por fim, enxágue bastante e utilize uma toalha limpa para secar.
3) Tornar a higiene uma rotina
Em dias de temperatura amena, higienizar a região íntima uma vez por dia, na hora do banho, costuma ser suficiente. Já no verão é legal aumentar a frequência para até três vezes por dia. Para facilitar o procedimento, você pode utilizar lenços umedecidos para complementar a limpeza além daquela realizada banho. Ah, e priorize lenços sem perfume, uma vez que a fragrância pode irritar a pele.
OUTROS CUIDADOS IMPORTANTES PARA A SAÚDE ÍNTIMA
– Roupas muito justas e tecidos sintéticos aumentam a temperatura e o suor na região íntima, favorecendo a multiplicação de bactérias. Por isso, use peças mais soltas sempre que possível, principalmente em dias muito quentes;
– Durante a menstruação, o intervalo entre as trocas de absorventes não deve exceder quatro horas durante o dia;
– Em relação ao papel higiênico, escolha o mais macio, com pouco perfume ou corante. Ao limpar-se faça movimentos suaves, sempre no sentido da vagina em direção ao ânus para que não haja a contaminação com as bactérias provenientes do intestino;
– Os pelos são importantes para a saúde da região genital: eles ajudam a evitar irritações, ressecamentos e inflamações. Se possível, opte por apará-los ao invés de raspá-los;
– Em caso de dúvidas, consulte sempre o seu ginecologista e procure tratar irritações, corrimentos anormais e coceiras assim que surgirem. Ah, e se você tem mais alguma recomendação importante sobre higiene íntima, compartilhe com a gente nos comentários! ????