Check-up médico: quando fazer e quais exames incluir?

A prevenção é sem dúvida um dos pilares mais importantes na busca de uma vida saudável. Isso significa que, além do foco na manutenção de hábitos sadios, é importante estarmos com o check-up médico em dia, que nada mais é do que realização periódica de exames para avaliar o estado geral de saúde.

Quando você realiza exames preventivos com regularidade, tem a possibilidade de identificar precocemente qualquer indício de doença. E o diagnóstico precoce muitas vezes é o fator mais importante no processo de tratamento de várias enfermidades.

É por isso que hoje vamos abordar algumas questões que podem ajudar você na hora de incluir o check-up médico na rotina. Confira quais são os principais exames que costumam ser solicitados e como se organizar para colocar a saúde em primeiro lugar na agenda!

COMO COLOCAR O CHECK-UP MÉDICO NA ROTINA

Há quem prefira agendar todos os exames e consultas para um único mês, em geral no início de cada ano. Entretanto a gente sabe que nem sempre a agenda de trabalho permite. Sem falar que, dependendo do médico ou especialidade, e da existência ou não de convênio, a disponibilidade de datas pode ser complicada.

Assim, uma boa dica para se organizar é fazer uma lista dos especialistas que você precisa consultar e dividi-los entre os meses do ano. E o mais importante: marcar na agenda a cada início de ano, como um autêntico compromisso. Dessa forma você já cria o hábito, por exemplo, de todo mês de março ir ao ginecologista, em maio no cardiologista e assim por diante.

OS 5 EXAMES MAIS PEDIDOS NO CHECK-UP MÉDICO
1) Medição da pressão arterial

A prática auxilia a prevenir os riscos de infartos e derrames no caso de hipertensão.

2) Hemograma completo

Costuma englobar o controle de colesterol, hemoglobinas, glicemia, células vermelhas e brancas, vitaminas e outros índices de acordo com as particularidades do paciente. Inclui também o pedido de análise de fezes e urina.

3) Teste ergométrico e eletrocardiograma

Em geral são recomendados para pacientes a partir dos 20 anos de idade. São importantes para analisar as condições cardiovasculares e prevenir complicações cardíacas.

4) Ecocardiograma

Da mesma forma que os anteriores, serve para analisar a saúde do coração, porém costuma ser solicitado para indivíduos a partir dos 40 anos.

5) Exames oftalmológicos

Exames de fundo de olho e da pressão se tornam mais comum após os 30 anos. Essa investigação ajuda a prevenir o glaucoma, por exemplo, diminuindo os riscos da perda de visão.

EXAMES ESPECÍFICOS PARA HOMENS E MULHERES

O check-up médico ainda inclui exames específicos de acordo com o sexo do paciente. No caso das mulheres, além do Papanicolau, podem ser solicitados exames como colposcopia, vulvoscopia, mamografia, ultrassonografia de mamas e ultrassonografia transvaginal. Para os homens costumam ser solicitados ultrassonografia de próstata e dosagem do hormônio PSA, entre outros.

HISTÓRICO PODE DEMANDAR OUTROS EXAMES

Vale lembrar que a lista que compartilhamos acima é baseada nas solicitações mais frequentes em um check-up médico. O ideal é que outros exames sejam acrescentados de acordo com a idade, as condições de saúde o histórico familiar de cada indivíduo. O mesmo se aplica à periodicidade de realização das consultas, que deve ser estipulada pelo médico que acompanha o paciente.

Aliás, por falar em frequência, o seu check-up médico de 2019 já está em dia? Ou você é do time que faz toda a bateria de exames no início do ano? Tem algum truque para não esquecer nenhuma consulta? Compartilhe conosco nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *