O dia 25 de outubro marca o Dia Nacional da Saúde Bucal, uma data criada para chamar a atenção para importância dos cuidados com esta parte do corpo. Afinal, a saúde do dentes e de toda a região bucal vai muito além de um belo sorriso: a boca tem um papel importante na fala, na respiração e na mastigação.
Para contribuir com essa iniciativa, reunimos a seguir os principais cuidados que ajudam a manter dentes e boca saudáveis. Aproveitamos para lembrar também que o SUS – Sistema Único de Saúde oferece serviços gratuitos de tratamento dentário, basta buscar informações na unidade de saúde mais próxima de você. ????
7 DICAS DE COMO MANTER A SAÚDE BUCAL
1) Escolha os produtos adequados
Escolher produtos de higiene adequados é o primeiro passo para uma boa higiene bucal. Escovas de dentes com cerdas macias, por exemplo, costumam ser as mais indicadas, uma vez que limpam os dentes sem desgastar sua superfície e também evitam retrações da gengiva. Também é legal que a escova possua a cabeça pequena, pois facilita o alcance a todos os espaços da boca.
A mesma atenção deve ser dispensada ao creme dental. Produtos com flúor e de baixa abrasividade são os ideais. Em relação ao enxaguante bucal, escolha o produto de acordo com a orientação do seu dentista, visto que existem muitos tipos de enxaguantes com ativos e funções diferentes.
2) Use o fio dental (e escove os dentes) após as refeições
É claro que o ideal é escovar os dentes sempre após comer alguma coisa. Porém, se isso não for possível, procure ao menos realizar a escovação após as principais refeições. Dessa forma você evita não apenas o mau hálito como a proliferação de bactérias que podem ocasionar diversos problemas bucais.
3) Higienize a língua durante a escovação
É importante higienizar a língua durante a escovação para evitar o acúmulo de resíduos que, por sua vez, podem ocasionar a proliferação de bactérias na boca. Essa limpeza pode ser feita com a própria escova de dentes ou com um limpador próprio de língua.
Ah, outra dica legal sobre higiene bucal é realizar um bochecho antes de iniciar a escovação dos dentes. Esse procedimento ajuda a eliminar os resíduos de alimentos, evitando que eles acumulem na escova.
4) Troque a escova a cada três meses
A escova de dentes quando tem as cerdas desgastadas ou deformadas perde a eficácia de limpeza. Por isso, o ideal é que a escova seja substituída por uma nova a cada três meses ou sempre que você perceber o desgaste.
5) Evite alimentos com alto teor de açúcar
A frequência no consumo de alimentos doces, principalmente aqueles com sacarose, aumenta o desenvolvimento das cáries. Por isso, é fundamental ter moderação no consumo de alimentos ricos em açúcar. Se não for possível evitar o consumo, procure escovar os dentes com maior atenção após a ingestão de doces, balas e chicletes.
6) Capriche na escovação antes de dormir
Você é do time que morre de preguiça de escovar os dentes antes de dormir e muitas vezes pega no sono deixando de lado a higiene bucal? Pois saiba que esse é um péssimo hábito.
É que durante a noite o fluxo salivar diminui e a boca fica mais seca. Sem a presença de saliva as bactérias têm mais chances de se proliferar. E o resultado disso pode ser cárie, mau hálito e outros problemas bucais.
7) Visite o dentista regularmente
Da mesma forma que você realiza exames médicos preventivos regularmente, também é necessário consultar o dentista a cada seis meses ou pelo menos uma vez por ano. Além de avaliar a saúde bucal como um todo, a consulta odontológica é importante para prevenir cáries, gengivite, acúmulo de placa bacteriana e inflamações.
Aliás, quanto tempo faz que você não faz uma visita ao seu dentista? Você gostaria de ver aqui no blog algum conteúdo específico sobre saúde bucal? Conta pra gente nos comentários!