O cronograma capilar é uma rotina de tratamentos indicada para todos os tipos de cabelo. Composto por três etapas – hidratação, reconstrução e nutrição -, o método promete devolver a saúde e a beleza dos fios em até um mês. Tudo de bom, não é mesmo?
Mas afinal, como funciona o cronograma capilar? Quais produtos devem ser usados? E qual a frequência de aplicação? Para responder estas e outras dúvidas, montamos um roteiro bem prático para você entender todas as etapas. Confira as informações e veja como o seu cabelo pode se beneficiar deste procedimento!
Para que serve o cronograma capilar?
O cronograma capilar consiste principalmente em uma forma de organizar a rotina de cuidados com o cabelo. Ou seja, serve para intercalar os tratamentos de hidratação, reconstrução e nutrição, tudo isso considerando o aspecto e a necessidade dos fios. Dessa forma o procedimento é indicado para todos os tipos de cabelo.
A rotina de cuidados é bem dividida, por isso recebe o nome de cronograma. O tratamento tem duração de um mês e promete deixar os fios mais saudáveis, bonitos e protegidos dos danos.
Qual a função de cada etapa do cronograma?
Antes de mais nada é importante salientar que todos os tipos de cabelo necessitam das três etapas do cronograma capilar. Portanto o que vai mudar de caso para caso é a frequência e combinação dos tratamentos. Por isso, vale conferir qual é a função de cada um dos processos:
1) Hidratação
Essa etapa tem o objetivo de repor a água dos fios e por isso é muito importante para cabelos que estão opacos, estáticos e sem brilho.
2) Nutrição
A ideia aqui é repor a oleosidade natural dos fios. O frizz é certamente o maior sinal de um cabelo deficiente de nutrição.
3) Reconstrução
A reconstrução tem o objetivo de repor as proteínas, especialmente a queratina. Assim é fundamental para fios fracos e quebradiços.
Quais produtos devo utilizar em cada etapa?
Para hidratar utilize cremes de hidratação com d-pantenol e óleo de coco na fórmula. Já a nutrição pode ser feita com máscaras que contenham óleos ou manteigas vegetais. Por fim, a reconstrução pede máscaras que possuam proteínas como queratina e colágeno.
Além disso, muitas marcas já disponibilizam kits próprios para quem quer realizar o cronograma capilar em casa. Assim você pode comprar os três produtos juntos na farmácia e não precisa adquirir tratamentos separados para cada etapa.
Como saber o que meu cabelo precisa?
O toque é a forma mais eficiente de perceber quais são as necessidades do seu cabelo. Fios muito secos precisam de hidratação. Agora, se você observar falta de definição nos cachos, por exemplo, o foco deve ser na nutrição. Já o cabelo quebradiço está carente sobretudo de reconstrução.
Outra forma de avaliar a situação dos fios é através do teste de porosidade. Para isso, mergulhe os fios em um copo com água, aguarde quatro minutos e observe:
- Fios que afundam precisam de reconstrução, pois estão muito porosos;
- Fios que ficam suspensos no meio apresentam porosidade média e portanto necessitam de foco na nutrição;
- Fios que boiam estão com as cutículas muito fechadas e dessa forma devem ter a hidratação como prioridade.
Como seguir o cronograma capilar
Agora que você já sabe qual é a principal deficiência dos seus fios, basta seguir o cronograma que mais corresponde às necessidades do seu cabelo.
O cronograma capilar deve ser feito por um mês e durante cada semana é necessário um intervalo mínimo de dois dias entre as aplicações. Os produtos podem ser utilizados no banho, após a lavagem dos fios, como você costuma fazer com qualquer creme de tratamento. Na dúvida, siga as instruções da embalagem.
Cronograma de Hidratação
Semana 1: hidratação, nutrição e hidratação
Semana 2: hidratação, hidratação e nutrição
Semana 3: hidratação, nutrição e hidratação
Semana 4: hidratação, nutrição e reconstrução
Cronograma de Nutrição
Semana 1: nutrição, hidratação e nutrição
Semana 2: nutrição, nutrição e hidratação
Semana 3: nutrição, hidratação e nutrição
Semana 4: nutrição, hidratação e reconstrução
Cronograma de Reconstrução
Semana 1: hidratação, nutrição e hidratação
Semana 2: hidratação, nutrição e reconstrução
Semana 3: hidratação, nutrição e hidratação
Semana 4: hidratação, nutrição e reconstrução
Agora conta aqui: o que você achou do cronograma capilar? Você já conhecia essa rotina de cuidados com o cabelo? Como você costuma cuidar dos seus fios? Diz pra gente nos comentários!
* Confira também aqui no blog o post Como lidar com a caspa? Conheça 7 dicas para combater o problema.