5 dicas para beber mais água (e aproveitar os benefícios da hidratação)

dicas para beber mais água

Chegou o mês do verão! Oficialmente a nova estação tem início dia 21 de dezembro e nós aqui da Farmácias Associadas já entramos no clima preparando conteúdos super especiais para você aproveitar ainda mais os dias de calor. Dessa forma, trouxemos hoje algumas dicas para você beber mais água, além de informações sobre os benefícios de manter o corpo hidratado.

Embora muitas pessoas tenham ciência do quanto a água faz bem para o organismo, elas apresentam dificuldades em atingir o nível de consumo ideal. E se você faz parte desse time, a boa notícia é que algumas mudanças simples de hábito podem ajudar a manter o corpo mais hidratado! Confira as dicas que selecionamos!

QUAL O CONSUMO DIÁRIO IDEAL DE ÁGUA?

Vale lembrar que a quantidade ideal de água a ser ingerida diariamente, de acordo com o Ministério da Saúde, depende de vários fatores. Questões como idade, peso e o clima onde a pessoa vive são alguns dos exemplos que influenciam o cenário. 

Para alguns, a ingestão de dois litros de água por dia pode ser suficiente. Outros sentirão necessidade de ingerir mais ou menos líquido.

Além disso, outra questão importante é que não se deve esperar ter sede para beber água. Na realidade, esse sintoma apenas indica que o corpo já está passando necessidade, e pode não estar cumprindo plenamente todas as suas atividades.

5 DICAS PARA BEBER MAIS ÁGUA
1) Tenha água sempre por perto

Pode até parecer uma dica boba, mas olhe ao redor: você tem agora uma garrafinha de água por perto? Esse é um conselho poderoso que facilita muito o processo diário de hidratação.

Estabeleça uma meta de quanto de água você pretende tomar por dia e cultive o hábito de abastecer a garrafa assim que  ela se esvaziar. Um recipiente de água sempre cheio por perto é um convite e lembrete para se manter hidratado.

2) Saborize a água

Quem acha a água “desinteressante” pode apostar em alguns incrementos para torná-la mais saborosa.  Nesse sentido, a infusão de fatias de pepino e limão, ou de frutas como kiwi e morango, e ainda ervas como hortelã podem dar um gostinho especial. Outra dica legal para beber mais água é tomar chás quentes ou gelados, desde que sejam preparados sem açúcar.

3) Troque o refrigerante pela água

É uma medida fácil? No começo não muito, mas tudo é questão de hábito. Assim, se você pensa em diminuir o consumo de refrigerantes, ao mesmo tempo em que deseja beber mais água, pode começar fazendo a substituição pela água com gás acompanhada de gelo e limão.

4) Consuma alimentos ricos em água

Boa parte do consumo de líquidos pode vir também de alimentos. Conheça o percentual de água na composição de algumas frutas e verduras que vão ajudar você a ficar muito mais hidratado:

  • Pepino, Alface e Tomate: 96%
  • Melancia: 95% 
  • Abobrinha: 94% 
  • Morango: 92% 
  • Laranja e Melão: 90% 
  • Pêssego: 89% 
  • Abacaxi: 87% 
5) Crie alarmes ou faça uso de aplicativos

Talvez só ter uma garrafinha por perto, como sugerimos na primeira dica, não seja o suficiente para lembrar você de beber mais água. Então, crie alarmes no celular ou faça uso de aplicativos

Ou quem sabe, talvez um bilhetinho na mesa de trabalho possa funcionar melhor para você? O importante é descobrir uma forma que seja eficaz e que igualmente ajude você a incorporar esse hábito super importante na sua rotina.

BENEFÍCIOS DA HIDRATAÇÃO

Basicamente, precisamos da água para que nosso organismo funcione corretamente. Ou seja, inúmeras funções corporais, vitais para a sobrevivência, dependem da água, como por exemplo:

  • Transporte Sanguíneo;
  • Absorção de Nutrientes;
  • Filtragem de Substâncias;
  • Transpiração;
  • Controle da Temperatura.

Além das atribuições corporais, a água também é vital para outros sentidos, como ajudar por exemplo a manter a concentração, a tranquilidade e a disposição. Também pode auxiliar sobretudo na perda de peso e vitalidade.

DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO? PODE SER FALTA DE ÁGUA!

Você sabia que quando não tomamos água na quantidade adequada, os olhos e as funções cognitivas ficam seriamente prejudicadas? 

O cérebro, que tem cerca de 90% de seu volume composto por água, fica menos irrigado e prejudica atividades de concentração e leitura, bem como de raciocínio.

Por isso, quando precisamos fazer qualquer atividade que requeira uma atenção maior, devemos sempre lembrar de nos hidratar. Perda de memória e demora anormal no processamento das informações podem ser portanto um sinal de que não bebemos água suficiente.

Percebeu como é importante manter o corpo hidratado? Agora conta pra gente: qual é a sua dica para beber mais água? Você tem se hidratado direitinho? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Benefícios dos chás: conheça 9 tipos que auxiliam no bem-estar.

** Com informações do Ministério da Saúde e da Cartilha Água e Saúde do Governo Federal.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *