Para muitas pessoas, a virada do ano traz aquela vontade de colocar a vida em ordem. Afinal, nada melhor do que 365 dias novinhos em folha para poder colocar em prática as mais diversas ideias de como ser organizada, não é mesmo?
E é claro que aqui na Farmácias Associadas a gente não ia deixar de entrar nesse clima junto com você. Por isso, selecionamos algumas ideias de organização para auxiliar em diferentes setores da vida.
A seguir você confere sugestões de como se organizar com dinheiro, com a rotina da casa, com o trabalho, com a saúde e com o lazer (porque no fim das contas a diversão também é uma parte importante da rotina). Confira as dicas que selecionamos e inicie o ano com essa nova perspectiva de uma vida mais leve e organizada!
Conheça 5 ideias de organização para facilitar a vida
1) Como se organizar com dinheiro
Você sabe exatamente o quanto ganha por mês e o quanto gasta? Pode até parecer uma pergunta boba ou uma dica simples de organização, mas ter a visão clara das despesas é o primeiro passo para evitar o sufoco financeiro.
Para conseguir ter essa clareza da sua vida financeira, analise o que funciona melhor: anotar os gastos diariamente ou semanalmente? E por falar em anotar, você prefere fazer manualmente, no papel, ou usar um aplicativo?
Os apps trazem a facilidade de deixar tudo na palma da mão. Nesse sentido, algumas sugestões gratuitas são os aplicativos Money Lover, Orçamento Fácil e Organizze.
2) Como se planejar com a rotina da casa
Manter cada coisa em seu lugar é o preceito básico de uma casa organizada. Mas e aí, será que na sua casa tudo tem um espaço reservado?
Partindo desse raciocínio, vale a pena tirar um tempinho para examinar cada cômodo e ver como está a sua lógica de armazenamento. Além de “colocar cada coisa no seu lugar”, veja se não é necessário se desfazer de algumas coisas que você não usa mais e assim abrir mais espaço para o que precisa ser mantido.
Feito esse processo, reserve 15 minutos por dia para dar aquela geral na casa: arrumar a cama, colocar as roupas para lavar, tirar os lixos, dobrar roupas e colocar no lugar alguma coisa que eventualmente ficou espalhada. A gente garante que com essa rotininha básica a sua casa vai ficar muito mais organizada e com pouco esforço.
3) Como ser organizada com o trabalho
A falta de foco costuma ser uma queixa recorrente no ambiente de trabalho. Assim, vale a pena fazer uma reflexão sobre como está a sua produtividade durante o expediente e a carga de tarefas atribuídas.
Uma boa dica é utilizar alguma ferramenta, como o Toggl, que mostra o tempo que você leva para desempenhar cada atividade. O sistema é bem simples: basta escrever o nome da tarefa e apertar o contador ao iniciar e depois ao terminar.
Mas, por que essa prática é importante? É que ela permite perceber como está o nível de concentração e o quanto cada projeto exige. Você pode concluir, por exemplo, que sua concentração está boa, mas que o volume de entregas diárias está além do que é possível concluir naquele determinado número de horas.
4) Como se planejar com a saúde
Já falamos aqui no blog que a prevenção é sem dúvida um dos pilares mais importantes na busca de uma vida saudável. Isso significa que é fundamental a realização periódica de exames para avaliar o estado geral de saúde.
Há quem prefira agendar todos os exames e consultas para um único mês, comumente no início de cada ano. Entretanto, a gente sabe que nem sempre a agenda de trabalho permite. Sem falar que, dependendo do médico ou especialidade, e da existência ou não de convênio, a disponibilidade de datas pode ser complicada.
Assim, uma boa dica para se organizar é fazer uma lista dos especialistas que você precisa consultar e dividi-los entre os meses do ano. E o mais importante: marcar na agenda a cada início de ano, como um autêntico compromisso. Dessa forma você já cria o hábito, por exemplo, de todo mês de março ir ao ginecologista, em maio no cardiologista e assim por diante.
Outra sugestão para se organizar melhor com os cuidados com a saúde é conferir as dicas do post Check-up médico: quando fazer e quais exames incluir?.
5) Como ser organizada com o lazer
Na correria do dia a dia muitas vezes acabamos deixando de lado uma das partes mais importantes da vida: o lazer. Sim, é importante ter momentos de descontração e de relaxamento, até mesmo para conseguir desempenhar as demais atividades com mais energia e vigor.
Assim, comece mudando a sua percepção. Tenha em mente que o lazer é fundamental para manter a saúde mental e que deve também estar entre as suas prioridades. Dito isso, o que você gosta de fazer quando não está trabalhando? Ver filmes? Praticar esportes? Ler? Apreciar uma paisagem em silêncio?
Definidas as atividades, coloque-as na agenda como um compromisso. Não caia na armadilha de fazê-las quando sobrar um tempo, pois provavelmente essas atividades acabarão sendo deixadas de lado.
E se estiver difícil de encontrar tempo, tente pelo menos reservar esse espaço alguns dias da semana, combinado? Com certeza você sentirá os benefícios logo nos primeiros dias e vai até ganhar mais gás para encarar a rotina. 🙂
Preparada para colocar em prática as dicas que selecionamos de como ser mais organizada? Você tem alguma sugestão para compartilhar conosco? Qual é o setor da sua vida que está precisando mais de organização? Conta pra gente nos comentários!
* Confira também aqui no blog o post Ano novo, vida nova: 6 passos para realizar as metas da virada.
Adorei!!!!
Muito obrigada pelo carinho e cuidado.
Olá, Renata! Obrigada por acompanhar nossos conteúdos!