Como amenizar os sintomas da menopausa no verão?

A menopausa é quando acontece o último ciclo menstrual da mulher. Isso costuma acontecer entre os 45 e 55 anos. Para algumas mulheres, essa fase pode transcorrer de forma mais tranquila. Para a maioria, porém, os sintomas da menopausa costumam se manifestar com bastante intensidade.

Nesse sentido, as ondas de calor, conhecidas como fogachos, estão entre os sintomas mais comuns do período. E a gente sabe que ter que lidar com essa reação no verão, em meio às altas temperaturas, é ainda mais desconfortável.

Por isso, selecionamos algumas informações sobre como amenizar no verão as ondas de calor decorrentes da menopausa. Além, é claro, de dicas que podem ajudar você a entender outros sintomas da menopausa e viver melhor essa fase da vida. 🙂

Como as ondas de calor, ou fogachos, se manifestam?

Os fogachos ou “ondas de calor” estão entre os sintomas mais comuns da menopausa. Manifestam-se como sensação transitória, súbita e intensa de calor na pele, principalmente do tronco, pescoço e face. 

Muitas vezes, essa onda de calor pode ser acompanhada de suor excessivo. Além disso, pode ocorrer palpitação e mais raramente, sensação de desfalecimento, gerando desconforto e mal-estar. 

Sua intensidade varia muito, desde muito leves a intensos, ocorrendo esporadicamente ou várias vezes ao dia. A duração pode ser de alguns segundos a 30 minutos.

mulher com ondas de calor sintomas da menopausa

Por que as ondas de calor estão entre os sintomas da menopausa?

A causa das ondas de calor é controversa, sendo atribuída na maioria dos estudos a alterações no centro termorregulador provocadas pela queda dos níveis de estrogênio

Vale lembrar que o estrogênio é um hormônio que exerce um papel fundamental na saúde da mulher. Ele atua no ciclo ovulatório, ajuda o coração a funcionar melhor e mantém por exemplo os ossos fortes e o cérebro ativo.

Na maior parte dos casos as ondas de calor antecedem a menopausa. Como falamos, a menopausa é quando a mulher para definitivamente de menstruar. O período que antecede esse marco é chamado de climatério, e costuma ser acompanhado dos fogachos e outros sintomas. 

Como amenizar as ondas de calor decorrentes da menopausa?

A Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde indica que a terapia de reposição hormonal pode aliviar as ondas de calor, bem como outros sintomas físicos e psíquicos relacionados ao climatério e à menopausa. 

Além disso, funciona como proteção contra a osteoporose e assegura melhor qualidade de vida para a mulher.  No entanto, existem contraindicações que devem ser avaliadas com cuidado pelo médico e pela paciente, não sendo indicada a automedicação.

Por fim, outras medidas bastante simples também podem ajudar a enfrentar as ondas de calor, tais como:

  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas
  • Diminuir a ingestão de líquidos e alimentos quentes
  • Procurar ficar em ambientes arejados
  • Dar preferência a roupas leves

De acordo com o Manual de Atenção à Mulher no Climatério / Menopausa, situações como o estresse, as emoções intensas e as aglomerações de pessoas, também estão associadas com o desencadeamento dos fogachos, devendo ser evitadas. 

Quais os outros sintomas da menopausa que se manifestam com frequência?

Como falamos, para algumas mulheres a menopausa pode não apresentar sintomas. Por outro lado, o mais comum é que mudanças comecem a ser sentidas já no início do climatério.

E com a diminuição progressiva dos hormônios femininos, os sintomas portanto tendem a aumentar. Desse modo, os mais comuns deles, além das ondas de calor, são:

  • Irregularidades na duração dos ciclos menstruais e na quantidade do fluxo sanguíneo;
  • Dificuldade para esvaziar a bexiga e perda involuntária de urina;
  • Infecções urinárias e ginecológicas;
  • Ressecamento vaginal e diminuição da libido;
  • Instabilidade emocional;
  • Insônia;
  • Alterações no vigor da pele, cabelos e unhas;
  • Maior concentração de gordura abdominal;
  • Perda de massa óssea característica da osteoporose;
  • Risco aumentado de doenças cardiovasculares.

Como passar pela menopausa de forma mais tranquila?

Não há dúvidas de que o climatério e a menopausa são fases de muitas transformações. E muitas delas geram vários incômodos. Entretanto, há formas de buscar alívio e tornar esse momento da vida mais tranquilo.

Assim, não deixe de procurar um médico e de conversar abertamente sobre todas as mudanças que você vem sentindo. Em conclusão, com ajuda de um profissional especializado, são grandes as chances de você conseguir lidar melhor com todos os sintomas dessa nova fase.

Aliás, conta pra gente: você já está passando por algum sintoma do climatério ou da menopausa? Como tem sido esse momento? Tem alguma dica para amenizar os sintomas da menopausa? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Revigore Mulher: o suplemento vitamínico que auxilia na disposição!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *