Com a chegada das estações mais frias muitas pessoas sentem um certo desconforto na região da face, às vezes acompanhado de secreção e congestão nasal. É aí que bate a dúvida: será que são sintomas da sinusite ou é só uma gripe?
Como veremos a seguir, a sinusite é uma inflamação bastante comum. Segundo a Academia Americana de Otorrinolaringologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço, a condição afeta uma em cada oito pessoas no mundo. Além disso, é a quinta causa mais frequente do consumo de antibióticos.
Neste texto, vamos detalhar os sintomas da sinusite e também trazer algumas dicas para amenizar o incômodo causado pela inflamação. Confira as informações que selecionamos e descubra como lidar melhor e até mesmo prevenir as crises de sinusite. 😉
Afinal, o que é a sinusite?
Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região que compreende as cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Essa inflamação acontece devido ao acúmulo de muco no local.
O fluxo da secreção mucosa dos seios da face é permanente e imperceptível. Alterações anatômicas, que impedem a drenagem da secreção, e processos infecciosos ou alérgicos, que provocam inflamação das mucosas, são fatores que predispõem à sinusite.
Assim, podemos falar em sinusite aguda (quando é provocada por infecção viral ou bacteriana) e em sinusite crônica (quando é desencadeada por alergia, imunodeficiências ou outras doenças).
Quem está mais predisposto a apresentar sintomas da sinusite?
Praticamente qualquer pessoa pode apresentar sintomas da sinusite. Entretanto, alguns grupos podem ser considerados mais suscetíveis à inflamação, tais como:
- Pessoas com alergia respiratória;
- Fumantes;
- Indivíduos expostos à poluição;
- Idosos e crianças;
- Imunodeprimidos;
- Usuários de corticoides e pacientes de diabetes;
- Pessoas com desvio de septo ou outras alterações da estrutura nasal.
A sinusite é mais frequente no inverno?
Sim, o aumento dos casos de resfriados e gripes nos dias mais frios e secos, típicos do inverno, traz como consequência a maior ocorrência de quadros de sinusites.
Vale lembrar que nos dias frios temos maior aglomeração de pessoas em ambientes fechados, o que aumenta o contato entre indivíduos e favorece a transmissão de microrganismos e vírus.
Quais são os sintomas da sinusite?
Uma vez que as sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas, é interessante analisar como os sintomas se manifestam em cada um dos casos.
Sintomas da sinusite aguda
- Sensação de pressão ou peso na cabeça;
- Obstrução nasal com presença de secreção amarela, esverdeada ou sanguinolenta;
- Dificuldade de respiração;
- Febre, tosse e coriza;
- Cansaço, dores musculares e perda de apetite.
Sinusite crônica
- Sintomas semelhantes aos da sinusite aguda, porém com variação de intensidade;
- Dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes;
- Tosse costuma ser o sintoma preponderante;
- Geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse;
- Acessos de tosse frequentes pela manhã, ao levantar, diminuindo de intensidade no decorrer do dia.
Como saber se a sinusite é crônica ou aguda?
Se os sintomas clássicos da sinusite perdurarem por mais de oito semanas, podendo ou não ser acompanhados de febre e secreção nasal purulenta, a doença pode se tornar crônica.
Além disso, há a sinusite crônica relacionada a outros fatores que obstruem as vias nasais, por exemplo, o desvio de septo.
O exame clínico em consultório médico com a inspeção da cavidade nasal com o auxílio do endoscópio e eventualmente exames de imagem, é o melhor procedimento a ser adotado para o diagnóstico e tratamento adequado.
Quais são os tratamentos para os sintomas da sinusite?
Nos casos de diagnóstico de sinusite aguda, o tratamento é basicamente clínico, com soro fisiológico e sprays nasais, analgésicos para melhorar a dor e, eventualmente, antibióticos.
Nas sinusites crônicas, a terapia clínica, com corticoides tópicos, sistêmicos e antialérgicos, pode apresentar resposta em alguns pacientes. Porém, em alguns casos, a conduta cirúrgica para remoção do fator obstrutivo é a única alternativa para promover a melhora e reduzir a possibilidade de retorno da doença.
Como prevenir e aliviar os sintomas da sinusite?
- Mantenha uma boa higiene nasal. Converse com seu médico sobre o uso de soro fisiológico para higienizar o nariz;
- Faça anualmente a vacina contra gripe, assim você diminui a ocorrência da doença;
- Evite o contato com poluição e tabaco;
- Reduza ao máximo a exposição a ácaros, pólen e pelos de animais;
- Por fim, cultive hábitos saudáveis que reforçam o sistema imunológico, como dieta equilibrada, prática de exercícios físicos, sono de qualidade e hidratação.
E então, o que você achou das informações que selecionamos? Você costuma ter crises de sinusite? E como você lida com os sintomas da sinusite? Conta pra gente nos comentários!
* Confira também aqui no blog o post Cuidados com a saúde no inverno: 7 dicas para manter-se saudável.
** Com informações de Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde e Hospital Albert Einstein.