Pensando em substituir o café? Conheça 6 chás que dão energia!

Nada como uma boa xícara de café para começar bem o dia, não é mesmo? Afinal, a cafeína, que é o principal composto do café, é um estimulante que melhora o raciocínio e o desempenho em atividades físicas. Por outro lado, quando consumida em excesso, a bebida pode acarretar alguns malefícios para a saúde. Assim, sempre é interessante pensar em algumas alternativas para substituir o café e pegar mais leve no consumo.

E se a ideia é continuar com a energia lá em cima, alguns chás podem muito bem cumprir esse papel. É isso mesmo, muitas ervas possuem propriedades estimulantes que contribuem com a melhora da disposição! Sem falar que os chás podem ser bebidos quentinhos para afastar o frio, e também podem ser ótimos companheiros no verão se consumidos gelados.

E então, que tal experimentar o chá como opção para substituir o café? Confira as sugestões que selecionamos!

Por que substituir o café pode ser uma boa decisão?

Primeiramente, se você está se perguntando se o café faz mal à saúde, a resposta é não. A bebida só é prejudicial se consumida em excesso, aponta o médico cardiologista Roberto Kalil, em entrevista para a CNN.

De acordo com o especialista, o café previne doenças cardiovasculares e também protege o fígado de doenças como a cirrose, por exemplo. Entretanto, se tomado em excesso, pode causar irritação, insônia, dor de estômago e ainda deixar os batimentos cardíacos irregulares. 

Assim, se você costuma exagerar no consumo, substituir o café por chás pode ser uma boa decisão.

6 opções de chás para substituir o café

1) Chá preto

O chá preto, assim como o branco e o verde, é derivado da planta Camellia Sinensis. Portanto, possui uma dose razoável de cafeína, porém mais baixa na comparação com a mesma medida de café. O ideal é que seja consumido durante o dia, para não interferir na qualidade do sono.

A bebida é rica em flavonoides, que por sua vez têm função anti-inflamatória, antialérgica e antioxidante, além de ajudar a absorver vitaminas e minerais.

2) Chá verde

O chá verde é fonte do aminoácido L-teanina, que promove efeitos protetores em células nervosas, contribui para redução da ansiedade e ajuda a manter o foco e a concentração. 

Além disso, a substância estimula a liberação dos hormônios dopamina e serotonina, responsáveis por melhorar o humor e a sensação geral de bem-estar.

3) Chá branco

O chá também possui cafeína, porém, em quantidades menores do que o chá verde e o preto. Portanto, possui efeito estimulante, aumentando a disposição e diminuindo a sonolência e a fadiga.

4) Chá de gengibre

O chá de gengibre melhora a circulação sanguínea, previne coágulos, tem ação anti-inflamatória, antibiótica, antioxidante, estimulante e antidepressiva, melhorando o ânimo e a disposição.

5) Chá de alecrim

O chá de alecrim é conhecido por ser uma substância estimulante para o sistema circulatório, já que tem propriedades que podem melhorar o fluxo sanguíneo. Dessa forma, a bebida pode fornecer um impulso de energia e melhorar a capacidade do organismo de fazer a auto manutenção e oxigenação das extremidades do corpo.

6) Chá de canela

A canela é fonte de compostos bioativos, possui propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, além de conter eugenol, que também age contra inflamações. 

Todas essas características fazem com que o chá de canela atue melhorando o humor, a concentração e a disposição.

mulher tomando chá para substituir o café

Atenção: consumo de chás também requer cuidados

É importante lembrar que os chás não devem ser tomados indiscriminadamente. Isso porque seus efeitos podem variar de pessoa para pessoa e pode haver alguma contraindicação.

Por exemplo, gestantes não podem fazer uso de nenhum tipo de chá sem orientação médica, e os estimulantes são contraindicados para portadores de doenças cardiovasculares. 

Além disso, as propriedades de algumas ervas podem interferir no efeito da medicação habitualmente ingerida pelo indivíduo. Portanto, é fundamental conversar sempre com um profissional de saúde antes de fazer qualquer alteração no consumo de chás.

Esperamos que as informações que trouxemos aqui ajudem você a encontrar alternativas para substituir o café, contribuindo para uma rotina mais tranquila e saudável. Aliás, qual é o seu chá preferido? Tem alguma dica para compartilhar conosco? Conta pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Benefícios dos chás: conheça 9 tipos que auxiliam no bem-estar.

2 comentários em “Pensando em substituir o café? Conheça 6 chás que dão energia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *