Você tem amigos de idades diferentes? Conheça os benefícios da amizade intergeracional

Voce-tem-amigos-de-idades-diferentes-Conheca-os-beneficios-da-amizade-intergeracional

A amizade é um dos laços mais valiosos que cultivamos ao longo da vida. Em momentos de alegria ou nas adversidades, são os amigos que nos oferecem apoio, afeto e o companheirismo necessários para enfrentar qualquer situação. Mas você já pensou nos benefícios de ter amigos de diferentes idades? 

Na Farmácias Associadas, valorizamos essas conexões intergeracionais que nos trazem perspectivas únicas, trocas de experiências e um aprendizado mútuo que enriquece nossa jornada. Seja qual for a fase da vida, estamos sempre por perto, prontos para oferecer o cuidado, a atenção e os produtos essenciais para cada momento.

Por isso, convidamos você a explorar, através deste texto, os benefícios da amizade intergeracional. Descubra como esses laços, que ultrapassam barreiras de idade, podem transformar vidas e criar memórias inesquecíveis.

7 benefícios de ter amigos de idades diferentes

1) Aprender com a experiência

Não é uma regra, mas, geralmente, as pessoas mais velhas já passaram por um número maior de situações ao longo da vida. 

Quando falamos em “experiência”, isso não quer dizer que alguém mais velho sabe mais que uma pessoa mais nova; significa apenas que ele acumulou vivências diferentes e teve mais tempo para desenvolver habilidades, especialmente no trabalho. 

Essa troca pode ser muito enriquecedora, pois permite que o mais jovem aprenda com a experiência do mais velho, ampliando sua própria visão e conhecimento.

2) Cultivar novas perspectivas

Uma pesquisa da AARP (Associação Americana de Aposentados) mostrou que 93% das pessoas entrevistadas acreditam que amizades entre gerações oferecem vantagens únicas, diferentes das que se têm com amigos da mesma idade.

Quem tem amigos mais velhos contou que se inspira com as experiências deles e encontra bons exemplos para a própria vida. Já aqueles que convivem com pessoas mais novas disseram que se sentem valorizados e ficam por dentro das novidades. Em ambos os casos, essa troca entre gerações ajuda as pessoas a verem a vida sob novas perspectivas.

3) Aumentar a produtividade

A pesquisa da AARP também mostrou que o ambiente de trabalho é um dos lugares onde as amizades entre diferentes gerações mais se formam. Muitas empresas, inclusive, estão montando equipes com pessoas de idades variadas para aproveitar o melhor de cada geração.

De acordo com a pesquisa, os funcionários mais velhos percebem que os colegas mais jovens trazem criatividade, alegria e novas habilidades para o trabalho. Por outro lado, os mais jovens veem os colegas mais experientes como verdadeiros “mentores” que ajudam a aumentar a produtividade e fazem o ambiente de trabalho fluir melhor.

4) Obter aprendizado mútuo

Pesquisas recentes da Universidade de Stanford, na Califórnia, mostram que pessoas mais velhas podem oferecer aos jovens uma atenção e orientação que eles talvez não tenham recebido em casa, o que é especialmente valioso para aqueles em situação mais vulnerável. 

Ao mesmo tempo, os idosos também ganham muito nessa troca, aprendendo sobre novas tecnologias e redescobrindo o mundo através do olhar dos mais jovens.

5) Ganhar mais apoio e menos comparação

Para jovens na casa dos 20 anos, que frequentemente estão ansiosos para encontrar seu caminho, ter amizade com adultos mais velhos (além dos pais) pode ser muito útil. Isso ajuda a desmistificar certas idealizações e oferece novas maneiras de ver a vida. 

Mulheres com filhos pequenos, por exemplo, podem se beneficiar das experiências de mulheres mais velhas (que não suas mães) que já viveram essa fase. 

Outro ponto importante, segundo pesquisadores, é que as pessoas da mesma idade tendem a se comparar umas com as outras, enquanto isso acontece menos quando se tem amigos de outras gerações.

6) Desenvolver a empatia

As amizades intergeracionais podem ser uma ferramenta poderosa para o crescimento pessoal. Além de trazer novos aprendizados e perspectivas, elas também incentivam a compreensão e o respeito entre diferentes faixas etárias. 

Segundo a psicóloga Miriam Barros, em entrevista à Revista Gama, essas amizades ajudam a desenvolver a empatia: “é uma oportunidade de sair da zona de conforto e se colocar no lugar do outro.” Essa troca de experiências é fundamental para criar laços mais fortes e promover um ambiente de apoio e compreensão mútua.

7) Sair da bolha

As amizades entre pessoas de diferentes gerações também são muito divertidas e oferecem uma chance de fugir da rotina dos mesmos assuntos de sempre. 

Além disso, são uma ótima maneira de descobrir livros, músicas e filmes de épocas diferentes, bem como de ajudar a entender melhor o que está acontecendo no mundo além da sua bolha.

Esteja aberto a fazer amigos de diferentes idades

Agora que você já conhece os benefícios das amizades entre gerações, é hora de estar receptivo a formar novos laços. Lembre-se de que cultivar uma amizade requer tempo e esforço para desenvolver uma conexão.

Se você tem filhos, pode ser uma ótima ideia ensinar desde cedo que é possível criar vínculos com pessoas de todas as idades. Portanto, mostre a eles que seus amigos também podem ser amigos deles, e que não são apenas “tios” legais que aparecem para ajudar de vez em quando.

Para os adultos, cultivar amizades com crianças e adolescentes pode ser uma experiência enriquecedora. Esses jovens nos lembram da importância de encarar a vida com mais leveza e criatividade, sem se preocupar tanto com a opinião dos outros.

Aproveite a chance de expandir seu círculo social e descubra tudo o que essas amizades podem trazer para a sua vida! Você tem alguma experiência nesse sentido para compartilhar conosco? Conta pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Como fazer amigos na vida adulta? 9 dicas para ampliar os laços de amizade.

** Com informações de Forbes, Revista Gama e The Summer Hunter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *