Vacina contra HPV: conheça a imunização que previne diversos tipos de câncer

Vacina-contra-HPV-conheca-a-imunizacao-que-previne-diversos-tipos-de-cancer-1

O HPV é a sigla para papilomavírus humano, uma palavra um pouco difícil de pronunciar e que representa o nome do agente causador de praticamente todos os casos de câncer de colo do útero, além de outros tipos de câncer. Só no Brasil, estima-se que ocorram 700 mil novos casos de infecção por ano. Por isso, a vacina contra HPV cumpre um papel super importante nesse cenário.

A imunização está disponível de forma gratuita no Sistema Único de Saúde (SUS) em meninas de 9 a 14 anos, meninos dos 11 aos 14, e homens e mulheres imunossuprimidos ou pacientes oncológicos de até 45 anos. Além disso, a vacina contra HPV também está disponível na rede privada.

Continuar lendo

Como cuidar da pele do pescoço e colo? Veja 5 dicas eficientes de cuidado

mulher mostrando como cuidar da pele do pescoco e colo

Muitas vezes, em nossa rotina de cuidados com a pele, tendemos a focar principalmente no rosto, esquecendo de que cuidar da pele do pescoço e colo é igualmente importante.

Ocorre que o descuido com essas regiões pode resultar em sinais prematuros de envelhecimento, como rugas, manchas e até mesmo flacidez. A boa notícia é que basta incorporar alguns cuidados simples na sua rotina para que a pele permaneça bonita e saudável por muito mais tempo.

Continuar lendo

Cuidados com os dentes das crianças: saiba como realizar uma higiene bucal adequada

Cuidados com os dentes das crianças saiba como realizar uma higiene bucal adequada (3)

Do aparecimento dos primeiros dentes até a dentição permanente, é comum que os pais enfrentem incertezas sobre como proceder com os cuidados com os dentes das crianças. Questões como o momento certo para começar a escovar os dentes do bebê, ou como escolher a escova de dentes infantil mais adequada, são algumas das dúvidas que fazem parte desse processo.

Pensando nisso, relacionamos neste texto algumas informações que podem auxiliar pais e cuidadores na busca pela melhor forma de cuidar da saúde bucal das crianças. Confira o conteúdo que preparamos e veja como estimular esse cuidado nas crianças desde cedo!

Continuar lendo

Abril Azul: vamos falar sobre autismo?

Abril-Azul-vamos-falar-sobre-autismo-1

Quando falamos sobre autismo, muitas pessoas sabem que se trata de um transtorno neurológico, caracterizado pela dificuldade de comunicação e interação social. Mas, como podemos identificar os sinais desse transtorno? Como o autismo impacta as vidas daqueles que vivem com ele? Essas são questões importantes que o Abril Azul, mês de conscientização do autismo, busca responder. 

O autismo pode ser reconhecido nos primeiros anos de vida, mas o diagnóstico formal geralmente ocorre por volta dos primeiros meses de idade. De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde, uma em cada 160 crianças em todo o mundo é afetada pelo Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Continuar lendo

Transtorno bipolar: como identificar o distúrbio que alterna episódios de euforia e depressão

O transtorno bipolar é um distúrbio psiquiátrico complexo e por vezes subestimado. Isso porque muitas pessoas usam o termo para apontar meras oscilações comportamentais. Essa banalização pode ter consequências sérias, incluindo falta de compreensão em relação aos desafios enfrentados por quem realmente convive com esse distúrbio.

De acordo com a Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA), o transtorno bipolar afeta cerca de 140 milhões de pessoas no mundo e os sintomas aparecem quase sempre antes dos 30 anos, principalmente entre 18 e 25 anos de idade. 

Continuar lendo

Como acabar com as olheiras? Veja dicas para reduzir manchas e inchaço na região dos olhos

As manchas escuras e o inchaço ao redor dos olhos podem representar um incômodo estético para muitas pessoas, afetando a autoestima. Por isso, encontrar maneiras de como acabar com as olheiras, ou pelo menos amenizá-las, é uma preocupação bastante comum.

As olheiras podem ter como causa uma variedade de fatores, como falta de sono, estresse, genética, alimentação inadequada e até mesmo questões de saúde. Dessa forma, é importante entender a causa do problema dermatológico para tratá-lo da maneira correta. 

Continuar lendo

Primeira semana de gravidez: conheça sintomas e quando fazer o teste de gravidez

A descoberta de uma gravidez é um momento repleto de emoções intensas, mas também de incertezas. Nos estágios iniciais, é comum que os sinais sutis que indicam a concepção passem despercebidos, o que pode gerar dúvidas e ansiedade. Portanto, compreender quais são os primeiros sintomas e quais testes são capazes de detectar a gravidez já na primeira semana pode ser de grande auxílio nesse momento delicado.

Neste texto, iremos analisar alguns sintomas que surgem na primeira semana de gravidez, e outros que podem estar presentes logo em seguida, além de explorar como o Teste de Gravidez com indicador de semanas Revitart pode ser útil nessa situação.

Continuar lendo

Saúde Bucal: veja 8 dicas fundamentais para manter boca e dentes saudáveis

Saude-Bucal-veja-8-dicas-fundamentais-para-manter-boca-e-dentes-saudaveis

No dia 20 de março é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal, uma ocasião que tem o objetivo de aumentar a conscientização e incentivar compromissos e ações para promover a boa saúde bucal.

De acordo com dados divulgados pela Biblioteca Virtual em Saúde, as doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde. Além disso, essas doenças causam dor, desconforto, isolamento social, perda de autoconfiança e até mesmo ausências no trabalho ou na escola.

Continuar lendo

Dificuldade para acordar cedo: veja 5 dicas para ter mais disposição pela manhã

Quem nunca acordou e resolveu dormir só mais cinco minutinhos e quando viu acabou perdendo o horário de um compromisso importante? Essa é uma situação comum, mas quando ela vira rotina pode evidenciar um desafio e tanto: a dificuldade para acordar cedo.

É fato que acordar cedo não é para todo mundo: enquanto algumas pessoas estão mais dispostas pela manhã, outras se sentem com mais energia no período da tarde ou da noite. E como nem sempre é uma opção dormir até o horário desejado, devido aos compromissos profissionais e familiares, é necessário encontrar formas de superar essa barreira.

Continuar lendo

Você tem cuidado da saúde dos seus rins? Veja como prevenir a Doença Renal Crônica

Você sabia que os rins têm um papel fundamental na manutenção da nossa saúde? Afinal, são eles os responsáveis por filtrar o sangue para eliminar substâncias nocivas ao organismo, como o ácido úrico. Por isso, é importante estar atento aos distúrbios renais e, principalmente, aos sintomas de Doença Renal Crônica.

Atualmente, de acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de brasileiros convivem com doenças relacionadas ao sistema renal. 

Continuar lendo