É verdade que lavar os cabelos é uma tarefa simples do cotidiano. Mas você sabia que alguns pequenos detalhes, relacionados à forma que você usa o shampoo e o condicionador, podem interferir na beleza e até mesmo na saúde dos fios?
Vai dizer que você nunca ficou com “uma pulguinha atrás da orelha” pensando se era necessário aplicar o shampoo duas vezes no cabelo? Ou se devia usar o condicionador antes ou depois da máscara de tratamento? Ou ainda, se é verdade mesmo que o cabelo “enjoa” de usar o mesmo shampoo?
Viu, só de pensar rapidinho já surge um milhão de incertezas, não é mesmo? Por isso, reunimos aqui as respostas para algumas das principais dúvidas sobre o uso do shampoo e condicionador. Depois de conferir, não esquece de compartilhar conosco, nos comentários, aquela dica que faz toda a diferença na hora de lavar os cabelos! ????
Mitos e verdades sobre uso de shampoo e condicionador
1) É recomendado pentear o cabelo antes de lavar para retirar sujeiras
Falso – É verdade que muitos profissionais recomendam escovar os fios antes da lavagem, porém a técnica não funciona para retirar sujeiras acumuladas. É legal pentear sim o cabelo antes, mas para desembaraçar e evitar a quebra. A higienização mesmo só acontece ao lavar os fios com água e shampoo.
2) O uso da máscara de tratamento dispensa aplicação de condicionador
Falso – Quando aplicamos o shampoo no cabelo, abrimos as cutículas dos fios para receberem o tratamento da máscara. Vale lembrar que máscaras de tratamento para o cabelo são ótimas para levar nutrientes para os fios, mas não têm o poder de selar as cutículas abertas. Realizar essa selagem é uma das funções do condicionador, por isso sua aplicação é indicada após a remoção total das máscara.
3) Não é preciso exagerar na quantidade de shampoo para limpar o cabelo
Verdadeiro – Não é tanto a quantidade de produto que influencia na limpeza do cabelo, mas sim a forma como você aplica nos fios. Muitos profissionais recomendam que seja utilizado o equivalente ao tamanho de uma moeda de um real, sendo que essa medida vale tanto para o uso de shampoo quanto de condicionador. É claro que dependendo do comprimento do cabelo essa quantidade de produto pode funcionar ou não. Por isso, adapte a medida conforme sentir necessidade.
4) O shampoo deve ser aplicado duas vezes
Verdadeiro – O ideal é primeiro aplicar o shampoo no couro cabeludo, com movimentos suaves para ativar a circulação e fazer com que os ativos do produto penetrem na pele. Feito isso, procure espalhar a espuma para o restante dos fios, sem esfregar. Retire completamente o shampoo e faça uma nova aplicação, lavando o cabelo normalmente em toda sua extensão
5) Depois de alguns meses pode ser necessário alternar o tipo de shampoo
Verdadeiro – Certamente você já deve ter ouvido por aí que de tempos em tempos é legal trocar o shampoo, pois o cabelo “fica acostumado” com o produto.
O que acontece é que geralmente escolhemos um shampoo de acordo com as necessidades dos nossos fios. Assim, se sentimos que o cabelo está sem brilho, buscamos um produto que resolva essa questão. Depois de alguns meses é provável que os fios estejam mais brilhosos e talvez precisem de outros nutrientes para combater outros problemas, como o frizz ou desbotamento da cor. Por isso, é legal sim ir trocando de shampoo conforme o cabelo vai mudando.
6) Quanto mais tempo você deixar o condicionador agir, melhor é o resultado
Falso – Respeite sempre o tempo de ação indicado na embalagem. Deixar o condicionador por mais minutos do que recomendado pode gerar quebra nos fios, já que eles tendem a se partir com mais facilidade quando estão molhados.
7) O condicionador deve ser usado só nas pontas
Verdadeiro – Aplicar o condicionador no couro cabeludo pode deixar os fios mais oleosos e agravar problemas como a caspa. Além de evitar passar o produto na raiz, procure sempre enxaguar bem os fios para evitar que resquícios de condicionador acabem deixando o cabelo pesado.
8) Usar shampoo e condicionador da mesma linha é bobagem
Falso – Optar por produtos da mesma marca e da mesma linha faz a diferença no resultado. Ao usar shampoo e condicionador com diferentes fórmulas, além da possibilidade da combinação de ativos ser bem desastrosa, pode acontecer de nenhum dos dois funcionar corretamente. Por isso, procure sempre utilizar a mesma linha de shampoo e condicionador, e se possível de máscara também.
Nas Farmácias Associadas, por exemplo, você encontra os produtos KBLO, uma linha completa de shampoos, condicionadores e máscaras de tratamento.
Disponíveis em quatro apresentações, os produtos concentram-se em combater e amenizar aspectos muitas vezes indesejáveis nos cabelos, como o frizz, o ressecamento provocado pelos tratamentos químicos, o desbotamento do fio tingido e o tom amarelado do cabelo claro. Clique no link para encontrar a loja da Farmácias Associadas mais perto de você e aproveite os benefícios da linha KBLO!