Conheça o Crossfit: o treino que promete resultados rápidos

Se você ainda não ouviu falar em Crossfit, certamente é só uma questão de tempo: a atividade física vem conquistando adeptos pelo mundo inteiro nos últimos anos e, seguindo esse movimento, o número de praticantes brasileiros só aumenta.

Tanto é verdade que, em 2016, o Brasil já era o segundo país com maior quantidade de estabelecimentos credenciados na modalidade.

Entre os benefícios que a prática do Crossfit promete estão o aumento da resistência cardiorespiratória, a queima de calorias e os ganhos de força, flexibilidade, coordenação e agilidade. Nada mal, não é mesmo? Então que tal conhecer um pouquinho mais sobre a modalidade e, quem sabe, dar uma chance para o treino queridinho da vez? ????

CINCO QUESTÕES PRINCIPAIS SOBRE CROSSFIT
1) Como o Crossfit surgiu?

O Crossfit surgiu na década de 90, nos Estados Unidos, e foi criado pelo treinador Greg Glassman. A ideia com a nova modalidade era combinar exercícios de levantamento de peso, ginástica olímpica e exercícios aeróbicos. A popularidade do programa de treinamento, de acordo com seus praticantes, em muito se deve ao fato de combinar movimentos do nosso dia a dia com a alta intensidade, o que otimiza os resultados.

2) Quais os principais benefícios?

Para quem busca emagrecer as perspectivas são animadoras: um treino intenso curto, de 30 a 40 minutos, pode resultar na queima de até 400 calorias. E o melhor é que os benefícios vão muito além da perda de peso. O Crossfit ainda promete melhorar o condicionamento, a resistência e a elasticidade do corpo.

3) Quem pode praticar o Crossfit?

O Crossfit é uma modalidade de treino que busca trabalhar individualmente o desenvolvimento das capacidades físicas, por isso as aulas são adaptadas ao condicionamento de cada participante. Por exemplo, um aluno menos experiente será orientado a fazer o mesmo exercício que os demais, porém com uma carga menor de peso.

Então, no sentido de condicionamento físico não há impedimentos, qualquer pessoa pode fazer a atividade física. É claro que situações especiais, como indivíduos com problemas nas articulações ou com outras restrições, devem consultar o médico antes de iniciar a prática.

4) Quais exercícios são feitos em aula?

Via de regra, uma aula de Crossfit é dividida em três partes: aquecimento, técnica (voltada ao aprendizado e aprimoramento dos movimentos) e treino do dia (dedicada aos exercícios de alta intensidade).

Dificilmente o treino de um dia será igual ao de outro, visto que os exercícios costumam ser intercalados. Assim, uma aula pode englobar movimentos como pedaladas, corridas, remadas, agachamento, barras, cordas, levantamento de peso e muito mais.

5) O Crossfit pode ser praticado em casa?

Como toda atividade física, o Crossfit também requer a orientação de um profissional. Por isso, o ideal é que você procure uma academia e um profissional certificados.

Vale lembrar que o Crossfit é uma marca registrada pela CrossFit Inc., uma empresa norte-americana que promove cursos de treinamento para ensinar os princípios da atividade física. Assim, apenas as academias e profissionais filiados à instituição estão aptos a dar aulas da modalidade. Para saber onde treinar com um profissional habilitado, consulte o mapa disponível no site da CrossFit Inc. (basta clicar aqui).

 

Um comentário em “Conheça o Crossfit: o treino que promete resultados rápidos

  1. Comecei pilates com aparelhos em setembro de 22 após 8meses tive muita dor no quadril esquerdo fiz ressonância deu tendente nos glúteos, fiz 24 fisioterapia agora estou fazendo solo e estou com problemas no joelho direito fiz ressonância vou ao médico dia 7 então não sei, mas o pilates não tem me dado o resultado esperado, são duas clínicas diferentes do aparelho ela não fazia respiração convesava a aula toda
    E solo agora colocou peso nas 2pernas danificou o joelho
    O que devo fazer? No momento parei estou só com fisioterapia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *