Mesmo sabendo que o sal em excesso faz mal à saúde (ele aumenta a pressão arterial e colabora com a retenção de líquidos), muita gente ainda tem dificuldade de reduzir o consumo por achar que os pratos vão ficar sem sabor.
Entretanto, com a ajudinha de alguns temperos, é possível não apenas diminuir a quantidade de sal como acelerar o metabolismo do nosso corpo. Assim, além de mais saudável e mais gostosa, a sua receitinha favorita pode te ajudar também a perder algumas calorias.
Conheça alguns temperos que dão um help na hora de mexer com as panelas:
Orégano
Fica uma delícia em massas e molhos (alguém aí falou em pizza??) e também em sopas. Ele ajuda na digestão, é antioxidante e levemente diurético.
Pimentas
Podem ser usadas em quase todas as receitas, conforme o gosto de cada um, dando um toque pra lá de especial nos pratos. A capsaicina, substância presente nas pimentas, também é campeã em agitar o metabolismo e melhorar a circulação.
Curry
Muito utilizado na gastronomia indiana, é outro termogênico poderoso que acelera o metabolismo e ajuda na diminuição da gordura abdominal. Use em carnes, vegetais, no arroz e nos mariscos.
Gengibre
O gengibre combina muito bem com as carnes brancas como peixes e aves, e também fica ótimo nos ensopados. O azeite saborizado com gengibre é uma opção gostosa de tempero para saladas de folhas. Um aliado contra a gastrite, ajuda o sistema digestivo e evita enjoos e náuseas.
Salsa
Combina com diversos pratos salgados e, na culinária brasileira, é quase imprescindível no preparo de peixes. Junto à cebolinha, forma o famoso “temperinho verde”. Uma boa salpicada de salsa tem efeito diurético, reduz o inchaço abdominal e ajuda na digestão.
Açafrão-da-terra
Muito usado com arroz, também combina bem com caldos e carnes. O alto poder anti-inflamatório e antioxidante da curcumina, a substância amarelada do açafrão, faz bem para a pele, protege o fígado, e facilita a digestão das proteínas.