O envelhecimento é inevitável. E por estar mais exposta, a pele é o órgão do corpo que mais demonstra os sinais da passagem dos anos.
Disfarçar ou assumir as ruguinhas, aderir a procedimentos estéticos ou não, são opções que cabem apenas a você. Mas independente das suas escolhas, é legal saber o que acontece com a pele em cada período da vida e como você pode ajudá-la a ficar mais saudável.
Afinal, não tem nada mais gostoso do que conhecermos nosso corpo e suas necessidades, não é mesmo? Confira como a pele vai mudando de acordo com a idade e o que fazer caso você queira retardar os sinais do tempo.
20 ANOS: PRIMEIROS SINAIS
Os primeiros sinais de envelhecimento da pele começam a surgir por volta dos 25 anos. Até então é bem provável que a pele tenha sofrido apenas com o excesso de oleosidade e a acne, devido às alterações hormonais.
Marquinhas muito finas, principalmente ao redor dos olhos e da boca, podem começar a aparecer. Por isso, além dos cuidados com limpeza e hidratação, pode-se fazer o uso tópico da vitamina C para neutralizar radicais livres e estimular a produção de colágeno.
30 ANOS: FOCO NA ÁREA DOS OLHOS
É aqui que os sinais do tempo geralmente aparecem de forma mais significativa. As marquinhas finas já ficam mais salientes e é comum o surgimento de manchinhas. Tudo isso acontece porque a pele começa a perder colágeno e elastina, e a sua renovação se torna mais lenta.
Nesta etapa são bem-vindos os produtos com retinoides e outros ativos que renovam as células, estimulam a produção de colágeno (sempre ele!) e sejam despigmentantes. Pode ser que algumas ruguinhas já estejam mais aparentes na área dos olhos, então vale investir em um produto específico para a região.
40 ANOS: HIDRATAÇÃO É TUDO
Aos 40 e poucos o corpo da mulher começa a apresentar uma queda na produção de hormônios. Uma das consequências desse processo é a perda progressiva da hidratação natural da pele e aparecimento de rugas mais profundas.
É hora de fazer a limpeza da pele com produtos suaves, para não comprometer ainda mais a hidratação. Já os hidratantes podem receber substâncias antioxidantes e regeneradoras mais potentes, além de agentes firmadores.
E não se surpreenda se você, que não tinha o hábito de usar hidratante corporal ou de mãos, começar a achar super gostoso passar um creminho depois do banho.
50 ANOS EM DIANTE: CUIDADO COM A FLACIDEZ
As alterações hormonais, decorrentes da menopausa, aumentam a desidratação, hiperpigmentação e sensibilidade da pele.
Nesta etapa o profissional dermatologista pode recomendar um fator de proteção solar mais alto e com ação de barreira, que preserva a nutrição da pele. Para as manchas, é possível recorrer a um peeling anual, para unificar a cor e a textura da tez.
Outro sinal do tempo que fica mais evidente é o aumento da flacidez. O que significa que os cremes que proporcionam efeito lifting, também chamados de tensores, podem entrar em campo com mais potência.
PARA TODAS AS IDADES
Vale lembrar que o envelhecimento da pele se dá por fatores cronológicos, ligados a alterações naturais do corpo, e também ambientais, relacionados à ação de agentes externos como o sol e a poluição.
Assim, além de fazer a reposição dos nutrientes e substâncias, é importante também proteger a pele dos fatores ambientais. A limpeza diária e o uso frequente de protetor solar são hábitos importantes para preservar a saúde e beleza da pele.
Outro ponto de atenção é que, independente da faixa etária, cada pessoa pode possuir particularidades em relação às necessidades da pele. Por isso consulte sempre um médico dermatologista para a indicação correta do tratamento mais adequado.
Conheça alguns produtos da linha Revitart Faces, à venda nas Farmácias Associadas, que podem auxiliar na rotina de cuidados com a pele do rosto.
Sabonete Facial Esfoliante, Leite Demaquilante e Loção de Limpeza Tonificante
Hidratante Facial Noturno e Protetor Facial Diário
DMAE Active Creme Antirrugas, Hidratante Facial Pele Normal a Mista FPS 15 e Hidratante Facial Pele Normal a Seca FPS