Descubra como a fisioterapia pode prevenir doenças

Neste mês de outubro, no dia 13, é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta, uma data que lembra da importância do trabalho deste profissional da saúde e que busca também destacar as suas múltiplas formas de atuação.

Na maioria das vezes, o fisioterapeuta é lembrado principalmente pelo auxílio na reabilitação de pacientes após acidentes e traumas. Acontece que o papel da fisioterapia vai muito além disso, a exemplo da importante tarefa que cumpre na prevenção de diversas doenças.

Confira as informações que o Penteadeira selecionou sobre Fisioterapia Preventiva, informe-se sobre os seus benefícios e veja como o método pode auxiliar você a ter uma vida mais saudável! ????

O QUE É A FISIOTERAPIA PREVENTIVA

Como o próprio nome indica, a Fisioterapia Preventiva foca na prevenção de acidentes, lesões e doenças. A ideia é assegurar a saúde das pessoas durante a prática de esportes, no ambiente de trabalho e até mesmo em atividades do cotidiano.

MODALIDADES DA FISIOTERAPIA PREVENTIVA

A Fisioterapia Preventiva divide-se em diversas modalidades, sendo as mais conhecidas: a voltada para idosos, a preventiva cardiorrespiratória e aquela que é realizada no ambiente de trabalho.

A modalidade voltada para idosos costuma ser recomendada para pessoas com mais de 60 anos. A ideia é trabalhar exercícios que auxiliam a reverter quadros de fraqueza muscular, degeneração articular, perda do equilíbrio, dor, cansaço e outros sintomas comuns do processo de envelhecimento.

preventiva cardiorrespiratória, por sua vez, é indicada para pessoas com algum diagnóstico cardíaco ou respiratório. Nesse sentido, a fisioterapia pode melhorar o desempenho e o rendimento durante as atividades físicas.

Por fim, a Fisioterapia Preventiva realizada no ambiente de trabalho pode ajudar os indivíduos que trabalham muito tempo em pé, que carregam muito peso e também aqueles que passam muito tempo sentados em frente ao computador. Os exercícios auxiliam não apenas na correção da postura, mas também na forma de lidar com a tensão e o estresse.

PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA PREVENTIVA

De acordo com a modalidade escolhida, a Fisioterapia Preventiva pode atuar na redução dos riscos de diversas doenças, entre elas:

– Artrose;

– Bursite;

– Diabetes;

– Doenças cardíacas e respiratórias;

– Hérnia de disco;

– Hipertensão arterial;

– Osteoporose;

– Estresse;