Neste mês de outubro, no dia 13, é comemorado o Dia Nacional do Fisioterapeuta, uma data que lembra da importância do trabalho deste profissional da saúde e que busca também destacar as suas múltiplas formas de atuação.
Na maioria das vezes, o fisioterapeuta é lembrado principalmente pelo auxílio na reabilitação de pacientes após acidentes e traumas. Acontece que o papel da fisioterapia vai muito além disso, a exemplo da importante tarefa que cumpre na prevenção de diversas doenças.
Confira as informações que o Penteadeira selecionou sobre Fisioterapia Preventiva, informe-se sobre os seus benefícios e veja como o método pode auxiliar você a ter uma vida mais saudável! ????
O QUE É A FISIOTERAPIA PREVENTIVA
Como o próprio nome indica, a Fisioterapia Preventiva foca na prevenção de acidentes, lesões e doenças. A ideia é assegurar a saúde das pessoas durante a prática de esportes, no ambiente de trabalho e até mesmo em atividades do cotidiano.
MODALIDADES DA FISIOTERAPIA PREVENTIVA
A Fisioterapia Preventiva divide-se em diversas modalidades, sendo as mais conhecidas: a voltada para idosos, a preventiva cardiorrespiratória e aquela que é realizada no ambiente de trabalho.
A modalidade voltada para idosos costuma ser recomendada para pessoas com mais de 60 anos. A ideia é trabalhar exercícios que auxiliam a reverter quadros de fraqueza muscular, degeneração articular, perda do equilíbrio, dor, cansaço e outros sintomas comuns do processo de envelhecimento.
A preventiva cardiorrespiratória, por sua vez, é indicada para pessoas com algum diagnóstico cardíaco ou respiratório. Nesse sentido, a fisioterapia pode melhorar o desempenho e o rendimento durante as atividades físicas.
Por fim, a Fisioterapia Preventiva realizada no ambiente de trabalho pode ajudar os indivíduos que trabalham muito tempo em pé, que carregam muito peso e também aqueles que passam muito tempo sentados em frente ao computador. Os exercícios auxiliam não apenas na correção da postura, mas também na forma de lidar com a tensão e o estresse.
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DA FISIOTERAPIA PREVENTIVA
De acordo com a modalidade escolhida, a Fisioterapia Preventiva pode atuar na redução dos riscos de diversas doenças, entre elas:
– Artrose;
– Bursite;
– Diabetes;
– Doenças cardíacas e respiratórias;
– Hérnia de disco;
– Hipertensão arterial;
– Osteoporose;
– Estresse;
– Tendinite.
Ficou empolgada com os benefícios que a Fisioterapia Preventiva pode trazer para sua saúde? Então lembre-se de conversar com o seu médico e de avaliar com ele se essa pode ser uma boa opção para o seu estilo de vida. ❤