Quem curte tingir os cabelos bem sabe: obter e, principalmente, manter a cor desejada não é tarefa das mais fáceis. Seja pela ação do tempo ou mesmo de agentes externos – como o sol, a água do mar ou da piscina -, é comum que a coloração acabe desbotando e muitas vezes assuma uma nuance amarelada ou esverdeada.
Quando isso acontece, retocar a coloração pode não dar certo, uma vez que a tintura nova vai agir no fio de cor totalmente diferente, resultando em uma tonalidade que não é a desejada. Além disso, o processo frequente de tingimento agride demais o cabelo, deixando-o quebradiço e sem vida.
A boa notícia é que a matização serve justamente para resolver esse problema e, por ser um processo menos agressivo, consegue “corrigir” a tonalidade dos fios ao mesmo tempo em que devolve o brilho e realça a cor! Tudo de bom, não é mesmo? Então confere nesse post como funciona a matização e as dicas para você realizar em casa um procedimento semelhante! ????
QUANDO A MATIZAÇÃO É INDICADA?
A matização não é a mesma coisa que coloração. Trata-se de um procedimento que ajuda justamente a recuperar a cor do cabelo e que pode ser apropriado para uma série de situações, como por exemplo:
- Realçar a coloração, deixando o tom mais luminoso e vibrante;
- Recuperar a tonalidade dos fios, principalmente no caso dos cabelos loiros, grisalhos e vermelhos, que com o passar do tempo podem ficar amarelados, alaranjados ou esverdeados;
- Acertar o tom novo do cabelo, como quando as mechas ou luzes não ficam exatamente na cor desejada.
COMO FUNCIONA A MATIZAÇÃO?
A matização geralmente é feita com o auxílio de tonalizantes e, ao contrário da coloração, não leva muito tempo para ser realizada. O mais importante para o sucesso da técnica é saber escolher corretamente a cor do produto que será utilizado.
Por exemplo, cabelos loiros que estão alaranjados geralmente requerem tonalizantes acinzentados puxados para o azul. Enquanto que fios platinados, ou grisalhos, que estão amarelados vão se dar melhor com produtos que tenham pigmentação violeta. Aliás, o violeta também costuma funcionar para realçar cabelos vermelhos.
A aplicação é semelhante a de um tonalizante comum. Basta espalhar uniformemente pelas mechas, esperar agir de 15 a 20 minutos e enxaguar bem.
A MATIZAÇÃO PODE SER FEITA EM CASA?
A matização de efeito imediato, feita com tonalizantes, deve ser realizada por um profissional especializado, que poderá indicar o melhor produto a ser utilizado.
Por outro lado, você também pode fazer uso de shampoos com ação matizante, que possuem ação a longo prazo. Ou seja, o produto matiza os fios de forma gradual, conforme você vai lavando o cabelo.
Vale lembrar que nas Farmácias Associadas você encontra o Shampoo e o Condicionador +Loiros Brilhantes, da linha KBLO. Os produtos contêm pigmento violeta, que neutraliza os tons amarelados dos cabelos claros, e óleos vegetais, que restauram a vitalidade dos fios.
Ah, e independente de fazer a matização no salão, com tonalizantes, ou com o auxílio de shampoos e condicionadores específicos, é importante caprichar na hidratação. Por isso a dica é a Máscara +Loiros Brilhantes, também da linha KBLO, que você encontra com exclusividade nas Farmácias Associadas!
E aí, o que você achou da matização? Você já conhecia o procedimento? E os produtos da linha KBLO, você já experimentou? Ficou com alguma dúvida sobre o shampoo? Diz pra gente nos comentários!