Comuns nos primeiros anos de vida do bebê, as assaduras são motivo de dor de cabeça para as mamães e papais. Pois mesmo com todo cuidado e carinho, muitas vezes esse probleminha chato insiste em aparecer e deixa os pequenos agitados, prejudicando o sono e a alimentação.
Também conhecida por dermatite da fralda, a assadura pode ser decorrência de alguma circunstância simples de ser resolvida, como a frequência de troca de fraldas. Dessa forma, reunimos algumas dicas que podem ajudar no tratamento e também na prevenção de assaduras!
Confira as informações que selecionamos e, ao final, conta pra gente como você lida com as assaduras do bebê. Elas costumam atrapalhar a vida do seu pequeno? Você tem algum truque para evitá-las? Compartilhe sua experiência nos comentários!
O QUE SÃO ASSADURAS?
Antes de falarmos sobre como prevenir as assaduras, nada melhor do que entendermos como elas surgem e quais são as suas características, não é mesmo? Então vamos lá: as assaduras são reações inflamatórias da pele desencadeadas pelo contato com resíduos de urina ou fezes ou simplesmente pela umidade e calor que favorecem a ação de fungos e bactérias.
A assadura costuma gerar vermelhidão e irritação na pele, mas também pode evoluir para descamações, erupções e sangramentos, principalmente quando for acompanhada da incidência de fungos.
COMO PREVENIR ASSADURAS
1) Faça a higiene com água morna e algodão
Como vimos, a higiene é parte fundamental para garantir a saúde da pele do bebê. Por isso, o primeiro passo para prevenir assaduras é não descuidar da limpeza da derme. Ao fazer a troca de fraldas, limpe a pele da criança com algodão e água morna ao invés de usar lenços umedecidos. É que os lencinhos não conseguem retirar as impurezas por completo, portanto deixe para utilizá-los apenas em passeios ou em outras situações excepcionais.
2) Troque a fralda com frequência
Junto com a higiene correta, a troca frequente de fraldas está entre as dicas mais importantes para evitar assaduras nos bebês. O ideal é que a troca seja realizada pelo menos a cada três horas ou toda vez que a criança evacuar. Algumas fraldas indicadas para a noite conseguem manter a umidade longe da pele por mais tempo, mas é legal conversar com o médico pediatra e avaliar se é possível pular a troca da noite.
3) Deixe o bebê sem fralda por alguns minutos
Já percebeu como a pele do bumbum e das coxas do bebê são as áreas mais atingidas pelas assaduras? Isso acontece porque o constante contato da pele com a fralda resulta em um ambiente quente e úmido, que por sua vez é ideal para o desenvolvimento de fungos e bactérias. Assim, procure deixar a criança sem fralda por cerca de dois minutos após a troca para que a pele possa respirar um pouco.
4) Use um creme preventivo
Independente do bebê já ter assaduras ou não, passe um creme preventivo após cada troca, na pele já limpa. Os cremes para assaduras formam uma barreira protetora que impede a contaminação. Ao aplicar, lembre-se de passar uma camada bem fina. Caso o produto seja aplicado em quantidade exagerada a pele pode ter dificuldades de respirar, o que aumenta as chances de irritação.