Futebol feminino: 6 motivos para iniciar no esporte hoje mesmo!

mulher praticando futebol feminino

É tempo de futebol feminino! Neste ano, a 9ª edição da Copa do Mundo feminina acontece na Austrália e na Nova Zelândia e tem início agora em 20 de julho. Ou seja, é hora de ficar de olho nesta modalidade esportiva que tem conquistado cada vez mais admiradores.

E o mais legal é que, ao mesmo tempo em que o futebol feminino vem rompendo barreiras, mais mulheres estão descobrindo os benefícios e os desafios que o esporte oferece. Aliás, se você tem interesse em praticar uma atividade física que vai além do entretenimento, essa pode ser a opção perfeita!

Quer saber mais sobre a história do futebol feminino e as vantagens de praticá-lo? Então confira as informações que selecionamos e conheça cinco motivos para entrar em campo com a bola toda! ⚽🥅

História do futebol feminino: como tudo começou?

No Brasil, o futebol feminino teve suas primeiras referências de partidas disputadas por mulheres nos anos 20, com registros de jogos tímidos no Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Norte. Até a década de 40, a prática do futebol entre mulheres era restrita a periferias e não havia registros de uma seleção. Considerava-se a modalidade violenta e, portanto, recomendava-se apenas para homens.

Na época, alguns jogos entre mulheres foram realizados no estádio do Pacaembu, em São Paulo, o que gerou revolta em parte da sociedade e esforços em proibir a prática por mulheres. Foi então instituído um decreto-lei que estipulava que as mulheres não deveriam praticar esportes que não fossem adequados à sua natureza. Apesar de não mencionar diretamente, o futebol se enquadrava nessa proibição.

Apenas no fim da década de 70 foi revogada a lei que proibia as mulheres de jogarem futebol. É o início de uma nova jornada para a modalidade entre as mulheres. Em 1983 o futebol feminino foi finalmente regulamentado, permitindo que se pudesse competir, criar calendários, utilizar estádios e ensinar o esporte nas escolas.

O futebol feminino na Copa do Mundo

Embora a Copa do Mundo feminina seja hoje um evento bastante popular, nem sempre foi assim. Basta lembrar que a primeira edição do mundial feminino aconteceu apenas em 1991. Já a estreia do futebol feminino em Olimpíadas aconteceu em 1996.

A ascensão da seleção brasileira de futebol feminino, por sua vez, tem início em 1999, com a conquista da primeira medalha em Copas do Mundo. Ainda tratada com muito amadorismo no país, a seleção feminina se superou. Na disputa nos EUA, o time contava com veteranas e nomes de uma geração que começava a se formar.

Em 2014 a seleção feminina iniciou um novo ciclo com a criação de uma seleção permanente para colocar em atividade jogadoras que estivessem sem um calendário preenchido. Em 2019, os clubes começam a cumprir a obrigatoriedade de terem times femininos e povoam a disputa do Brasileiro Série A2. 

Nesse mesmo ano, a TV Globo anuncia a transmissão pela primeira vez dos jogos da seleção brasileira feminina em uma Copa do Mundo. O futebol feminino finalmente conquista o seu lugar de destaque!

6 benefícios da prática do futebol feminino

1) Melhora a saúde física e mental

O futebol é uma atividade física completa, que envolve corrida, habilidade com a bola, força e resistência. Praticar futebol feminino regularmente traz diversos benefícios para a saúde, como o fortalecimento muscular, melhora na capacidade cardiovascular, aumento da flexibilidade e coordenação motora. Além disso, a prática esportiva proporciona uma sensação de bem-estar, reduz o estresse e aumenta a autoestima.

2) Trabalha os músculos por completo

No futebol, os músculos mais trabalhados são os dos membros inferiores, como os da região das coxas e panturrilha. Entretanto, a região do core, que engloba tronco, costas, abdominais, pelve e lombar, também é bastante exercitada. Ou seja, o futebol é uma ótima atividade para trabalhar todo o corpo.

3) Fortalece o espírito de equipe

O futebol feminino é uma excelente oportunidade para conhecer pessoas novas e construir amizades. Ao jogar em equipe, você aprende a trabalhar em conjunto, desenvolvendo habilidades de comunicação, liderança e cooperação. Sem falar que os laços criados em campo podem se estender para fora dele, formando uma rede de apoio e amizade.

4) Aprimora a tomada de decisão

O futebol feminino oferece um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades técnicas e táticas. Desde o domínio da bola, passes precisos, chutes potentes até a compreensão do jogo e a capacidade de antecipar jogadas. 

Sem dúvida há uma infinidade de aspectos a serem trabalhados e que são ótimos para aprimorar a tomada de decisões rápidas e estratégicas durante as partidas.

5) Oferece oportunidades para se profissionalizar

O futebol feminino oferece uma ampla gama de oportunidades de competição, desde jogos amadores até campeonatos profissionais. Se você sonha em levar sua paixão pelo esporte a um nível mais alto, pode encontrar clubes, ligas e competições que irão impulsionar o seu crescimento como atleta.

6) Trabalha o empoderamento e representatividade

O futebol feminino tem se tornado um símbolo de empoderamento e representatividade para mulheres ao redor do mundo. Participar deste esporte significa fazer parte de um movimento de quebra de estereótipos e luta pela igualdade de gênero. 

Ao entrar em campo, você se torna uma inspiração para outras mulheres e contribui para o crescimento e empoderamento feminino.

Prepare-se para entrar em campo (e para torcer também)

Como vimos, o futebol feminino é tudo de bom. Entretanto, antes de começar a bater aquela bola, não deixe de passar por uma avaliação médica para avaliar o seu condicionamento físico e traçar um plano de treino adequado para o seu corpo.

E se você é do time que prefere ficar no banco da torcida, prepare-se para acompanhar mais um capítulo da história do futebol feminino: a estreia da seleção feminina na Copa do Mundo FIFA 2023 será no dia 24 de julho, quando enfrenta a seleção do Panamá. Ah! E todos os jogos do Brasil terão transmissão pela TV aberta!

E então, preparada para acompanhar a seleção brasileira feminina de futebol? Você tem alguma experiência com o esporte? E o mundial feminino, você costuma assistir? Conta pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Pesquisa revela que praticar exercícios ao ar livre traz mais benefícios!

** Com informações do Globo Esporte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *