Você passa tempo demais nas telas? Veja dicas de como diminuir o uso do celular!

mulher tentando diminuir o uso do celular

Não há dúvidas de que os smartphones ajudam a deixar a nossa vida mais prática em muitos aspectos. Afinal, ele não só facilita a comunicação com as pessoas como concentra diversos serviços que tornam a nossa vida mais funcional, como aplicativos de banco e de transporte. No entanto, é importante questionar se estamos equilibrando adequadamente o uso desses dispositivos ou se é hora de pensar em como diminuir o uso do celular.

Se você já percebeu que vem passando muito tempo de olho nas telas, ou quer começar a refletir sobre o assunto, este texto traz informações que podem ajudar nesse processo.

Dessa forma, fazemos o convite para que você confira as dicas de como diminuir o uso do celular e os caminhos para recuperar a conexão com atividades igualmente ou até mais prazerosas do que as proporcionadas pela telinha do aparelho! Bora lá?

Como identificar o excesso no uso do celular?

Não é possível apontar com propriedade quanto tempo de uso diário do celular é considerado saudável. Isso porque as necessidades e circunstâncias individuais variam. Assim, o tempo ideal de uso do celular depende de vários fatores, incluindo objetivos pessoais, estilo de vida, responsabilidades e até mesmo a natureza do trabalho ou estudo.

Todavia, especialistas recorrem a certos indicadores para identificar comportamentos, pensamentos e emoções que sugerem uma incapacidade de gerir adequadamente a utilização do dispositivo. Estes sinais incluem:

  • Interferência nos relacionamentos e compromissos;
  • Ansiedade e irritabilidade devido à falta do aparelho;
  • Medo de ficar sem o celular;
  • Dificuldade de concentração em outras tarefas;
  • Ignorar comentários de pessoas próximas sobre o seu excessivo do celular.

Como saber quanto tempo passo no celular?

Para saber quanto tempo é gasto com o celular, você pode usar ferramentas e recursos disponíveis em seu próprio dispositivo ou baixar um aplicativo para realizar esse monitoramento. Veja algumas maneiras de realizar esse controle:

  • Em dispositivos iOS (iPhone), clique em “Ajustes” e depois em “Tempo de Uso” para ver estatísticas detalhadas do tempo gasto em aplicativos e categorias.
  • Em dispositivos Android, abra “Configurações” e depois toque em “Bem-estar digital e controle da família”. O gráfico mostrará o tempo de uso do seu dispositivo.
  • Existem vários aplicativos disponíveis para monitorar o tempo de uso do celular, como o Moment, QualityTime e outros. Basta fazer o download e seguir as instruções para configurar e acompanhar seu uso, lembrando que alguns desses apps possuem versões pagas.

5 dicas de como diminuir o uso do celular

1) Defina metas claras

Em vez de simplesmente decidir “usar o celular menos”, estabeleça metas específicas. Por exemplo, determine que você deseja reduzir o tempo gasto em aplicativos em uma hora por dia. Isso cria um alvo concreto que você pode medir e acompanhar ao longo do tempo

Além disso, isso permite que você continue a aproveitar as vantagens da tecnologia, mantendo, ao mesmo tempo, tempo para outras atividades e interações pessoais significativas. Utilize as ferramentas disponíveis em seu dispositivo para monitorar seu progresso e verifique regularmente se está cumprindo suas metas.

2) Identifique os gatilhos

Ao definir metas específicas, você também pode identificar os momentos e situações em que é mais propenso a usar o celular em excesso. Isso pode incluir momentos de tédio, solidão ou estresse. 

Consciente desses gatilhos, você pode desenvolver estratégias para lidar com eles de maneira mais saudável, como substituindo o uso do celular por atividades relaxantes ou sociais.

3) Estabeleça momentos específicos para o uso do celular

Ao reservar intervalos para o uso do celular, você está, na verdade, priorizando atividades offline que podem contribuir significativamente para seu bem-estar. Isso inclui dedicar tempo à família e amigos, praticar hobbies, aprender novas habilidades, exercitar-se ou simplesmente contemplar a vida sem distrações digitais.

Ao mesmo tempo, limitar o uso do celular a momentos designados pode ajudar a melhorar sua concentração e produtividade em tarefas importantes. A falta de distrações digitais permite que você mergulhe profundamente em suas responsabilidades, concluindo suas atividades com mais eficiência.

4) Questione o imediatismo

Em um mundo onde as notificações e informações chegam constantemente, muitas vezes nos sentimos compelidos a verificar nossos telefones sem pensar. Assim, procure se fazer a pergunta “Precisa ser agora?” antes de pegar o celular. Isso o forçará a dar um passo atrás e considerar se a ação é realmente necessária naquele momento.

Ao questionar a necessidade imediata, somos incentivados a usar nossos smartphones de forma mais intencional. Isso significa que não estamos apenas acessando o dispositivo por hábito, mas com um propósito definido em mente.

5) Substitua hábitos

Mudanças de comportamento são mais bem sucedidas quando substituímos um hábito antigo por outro. Assim, defina algumas atividades para realizar quando sentir falta de navegar na internet. Isso pode incluir ler um livro, tomar um café, fazer um alongamento ou simplesmente arrumar algo no ambiente em que você está.

Por fim, lembre-se que o impacto que os celulares causam na saúde mental estão relacionados ao tipo de uso. Ou seja, o dispositivo pode ser usado de uma forma saudável, tudo depende da razão pela qual você está usando o aparelho. 

Esperamos que as dicas sobre como diminuir o uso do celular auxiliem você a ter uma relação mais equilibrada com a tecnologia!

Aliás, como você se relaciona com o celular? Você tem tido dificuldades para deixar o aparelho de lado? Tem alguma dica para compartilhar conosco? Conta pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Crianças e celular: qual é a idade certa e quais cuidados tomar?.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *