Você já pensou como viajar é bem mais do que apenas uma oportunidade para conhecer novos lugares? Na verdade, em um mundo cada vez mais agitado e estressante, reservar um tempo para explorar novos destinos pode ser uma maneira bem legal de cuidar do nosso bem-estar e da nossa saúde mental. O problema é que nem sempre é fácil se organizar financeiramente e juntar dinheiro para viajar, não é mesmo?
A boa notícia é que com um pouquinho de planejamento dá sim para programar uma viagem sem comprometer o equilíbrio das finanças. Neste texto, vamos compartilhar algumas dicas que podem ajudar você nessa jornada. Confira o conteúdo que selecionamos e comece hoje mesmo a pensar no seu próximo destino! 🎒✈️🚌
7 dicas de como juntar dinheiro para viajar
1) Organize sua vida financeira
Antes de embarcar de fato na jornada de economizar para sua viagem, é essencial organizar sua vida financeira. Inicie o processo registrando seus ganhos e gastos mensais em um aplicativo de orçamento ou planilha.
Se você possui dívidas com juros altos, como cartão de crédito ou empréstimos pessoais, priorize o pagamento delas. Afinal, não faz sentido economizar dinheiro para sua viagem se estiver pagando juros elevados. Estabeleça um plano para quitar suas dívidas o mais rápido possível.
2) Planeje um roteiro econômico
Planeje um itinerário que seja amigável ao seu orçamento. Isso envolve a pesquisa de destinos onde o custo de vida seja mais baixo, a escolha de acomodações acessíveis e a identificação de atividades gratuitas ou de baixo custo no local de destino.
Além disso, considere viajar na baixa temporada, quando os preços de passagens e hospedagem geralmente são mais acessíveis.
3) Defina o quanto você consegue economizar por mês
Uma vez que você já tenha um roteiro definido, e tem uma ideia de quanto irá gastar na viagem, é hora de definir o quanto você deseja economizar por mês.
Definir uma meta mensal torna mais fácil acompanhar seu progresso e ajustar seu estilo de vida para acomodar suas economias sem comprometer seu conforto financeiro. Lembre-se de que, mesmo pequenas economias mensais podem se acumular ao longo do tempo e permitir que você realize sua viagem dos sonhos.
4) Reveja gastos passíveis de corte
Identificar gastos em relação aos quais é possível economizar pode incluir coisas como refeições fora de casa com frequência, compras por impulso, assinaturas de serviços que não são utilizados e até mesmo planos de celular e internet que podem ser reduzidos.
Ao reduzir ou eliminar essas despesas, você consegue liberar mais recursos para sua viagem e ainda cria hábitos de consumo mais consciente, o que pode beneficiar suas finanças a longo prazo.
5) Pense em como obter alguma renda extra
Aumentar sua renda mensal pode ser uma maneira eficaz de juntar dinheiro para sua viagem. Considere explorar oportunidades de renda extra, como trabalhos temporários, revenda de produtos cosméticos e assim por diante.
Um bom caminho é pensar nas suas habilidades ou paixões para oferecer serviços como aulas particulares e consultorias. E se você arrasa na cozinha, que tal pensar em preparar lanchinhos ou doces para vender no seu local de trabalho ou entre os vizinhos?
6) Desapegue de coisas que não fazem mais sentido
Uma maneira eficaz de juntar dinheiro para sua viagem é revisar seus pertences e identificar itens que não têm mais utilidade em sua vida. Roupas, eletrônicos, móveis ou outros objetos podem ser vendidos online, como em sites de desapegos e até mesmo através das redes sociais.
Essa prática não apenas ajuda a liberar espaço em sua casa, mas também gera uma fonte adicional de renda que pode ser direcionada diretamente para o seu fundo de viagem.
7) Guarde as economias da viagem separadamente
Para garantir que suas economias de viagem permaneçam intocadas e cresçam ao longo do tempo, crie uma conta bancária separada exclusivamente para esse fim. Ou então, aplique em um investimento de baixo risco e que possa ser resgatado na ocasião da sua viagem.
Dessa forma, fica mais difícil utilizar esses recursos para outras despesas do dia a dia e você tem mais clareza do quão próximo está do seu objetivo!
Dica extra de como juntar dinheiro para viajar: seja flexível!
Embora a viagem dos sonhos seja emocionante, às vezes, pode ser necessário ajustar suas expectativas para acomodar a realidade financeira. Se você perceber que está muito difícil juntar o valor total desejado, considere ser flexível em relação ao destino, duração ou estilo de viagem.
Explore opções mais próximas geograficamente ou opte por viagens mais curtas. Às vezes, se adaptar às circunstâncias financeiras pode permitir que você embarque em experiências surpreendentes e inesquecíveis.
Por fim, lembre-se que viajar é para ser algo legal e que faça bem para a sua saúde mental. Assim, não hesite em rever o planejamento para deixar a sua rotina mais leve. Combinado?
Agora conta pra gente: você já tem algum destino em mente para a sua próxima viagem? Tem alguma dica de como juntar dinheiro para viajar? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!
* Confira também aqui no blog o post 9 dicas de apps e sites para planejar (e curtir) uma viagem.