Novembro Azul: confira as principais dúvidas sobre câncer de próstata

homem com o laço da campanha Novembro Azul

O Novembro Azul é uma campanha anual de conscientização a respeito das doenças masculinas, com ênfase no esclarecimento das principais dúvidas sobre câncer de próstata. Seu principal objetivo é quebrar a resistência dos homens na busca por atendimento médico.

De acordo com o Ministério da Saúde, 31% dos homens ainda não têm o hábito de ir ao médico e, entre esses que não vão, 55% afirmam que não precisam. Ou seja, a parcela masculina da população é a que menos procura os serviços de saúde de maneira preventiva.

Nós aqui da Farmácias Associadas também acreditamos que disseminar informação é uma ação importante para acabar com a barreira em relação à busca por atendimento médico. Nesse sentido, relacionamos aqui as principais dúvidas sobre câncer de próstata – o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens – para aumentar o alcance dessa campanha! Confira o conteúdo e fortaleça esse movimento conosco!

Principais dúvidas sobre câncer de próstata

1) O que é a próstata

A próstata é uma glândula cuja presença é constatada apenas nos homens. Localizada na frente do reto, abaixo da bexiga, envolvendo a parte superior da uretra (canal por onde passa a urina). Ela não é responsável pela ereção nem pelo orgasmo. Dessa forma, sua função é viabilizar a produção de um líquido que compõe parte do sêmen.

Na parcela dos homens jovens, a próstata possui, mais ou menos, o tamanho de uma ameixa, mas seu tamanho tende a aumentar com o passar dos anos.

Novembro-Azul-confira-as-principais-duvidas-sobre-cancer-de-prostata-2

2) O que é câncer de próstata?

É o tumor que afeta a próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. É mais comum entre os homens, depois do câncer de pele. Mesmo sendo uma doença comum, por medo ou preconceito, muitos não gostam de conversar sobre o assunto.

Na presença de sinais e sintomas, recomenda-se a realização de exames. Os números são preocupantes. A estimativa de novos casos no Brasil em 2020 era de 65.840, segundo o Instituto Nacional do Câncer, com previsões de alta da mortalidade.

O câncer de próstata, habitualmente, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. Há casos, porém, que a doença pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte. Esse efeito é conhecido como metástase.

3) Quais são os sinais e sintomas da doença?

Na fase inicial, o câncer de próstata pode não apresentar sintomas e, quando apresenta, os mais comuns são:

• Dificuldade de urinar;
  • Demora em começar e terminar de urinar;
  • Sangue na urina;
  • Diminuição do jato de urina;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.

Esses sinais e sintomas também ocorrem devido a doenças benignas da próstata como, por exemplo, a Hiperplasia benigna da próstata e a Prostatite.

4) Quais são os fatores de risco do câncer  de próstata?

Existem alguns fatores que podem aumentar as chances de um homem desenvolver câncer de próstata. São eles:

• Idade: o risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos;
  • Histórico de câncer na família: homens cujo pai, avô ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos, fazem igualmente parte do grupo de risco;
  • Sobrepeso e obesidade: estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal mais elevado.

5) Quais são os exames para investigar a presença da doença?

Para investigar os sinais e sintomas de um câncer de próstata e descobrir se a doença está presente ou não, há dois exames iniciais:

• Exame de toque retal: o médico avalia tamanho, forma e textura da próstata, introduzindo o dedo protegido por uma luva lubrificada no reto. Este exame permite palpar as partes posterior e lateral da próstata.
  • Exame de PSA: é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Para confirmar o câncer de próstata é preciso fazer uma biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados no laboratório. Assim, a biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.

Novembro-Azul-confira-as-principais-duvidas-sobre-cancer-de-prostata-3

6) Como é o tratamento do câncer de próstata?

O tratamento do câncer de próstata é feito por meio de uma ou de várias modalidades/técnicas que podem ser combinadas ou não. A principal delas é a cirurgia, que pode ser aplicada junto com radioterapia e tratamento hormonal, conforme cada caso.

Quando localizado apenas na próstata, o câncer de próstata pode ser tratado com cirurgia oncológica, radioterapia e até mesmo observação vigilante, em alguns casos especiais.

A escolha do melhor tratamento é feita individualmente, por médico especializado, caso a caso, após definir quais os riscos, benefícios e melhores resultados para cada paciente. Todas as modalidades de tratamento são oferecidas, de forma integral e gratuita, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

7) Como prevenir o câncer de próstata?

Entre os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:

• Ter uma alimentação saudável;
  • Manter o peso corporal adequado;
  • Praticar atividade física;
  • Não fumar;
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Prevenção que salva vidas

O câncer de próstata pode se desenvolver de maneiras diversas. Às vezes, avança de forma gradual, sem apresentar sintomas ao longo da vida e sem representar uma ameaça iminente à saúde do homem. Em outras situações, pode se expandir rapidamente, alcançando igualmente outros órgãos e levando a consequências graves, inclusive à morte.

Portanto, estar atento aos sinais que o corpo pode emitir e adotar medidas preventivas, como realizar consultas médicas periódicas, é a estratégia mais eficaz para preservar vidas.

Por fim, lembre-se que as informações compartilhadas aqui são para conscientização e não substituem a importância de consultar um profissional de saúde. Em caso de dúvidas, estimule seus amigos e familiares a procurar orientação especializada.

Mantenha-se atualizado e compartilhe informações com quem você ama. Quando identificado cedo, o câncer de próstata tem ótimas chances de tratamento bem-sucedido.

* Com informações do Hospital Israelista Albert Einstein e Ministério da Saúde.

** Confira também aqui no blog o post O que é Andropausa? Saiba como a deficiência de testosterona afeta a saúde masculina.