Conheça 9 benefícios de parar de beber álcool

Conheca-9-beneficios-de-parar-de-beber-alcool-1

Como já falamos aqui no blog, beber socialmente faz parte da rotina de muitos de nós. Ao mesmo tempo, é crescente o número de pessoas que decidem parar de beber álcool, ainda que não enfrentem problemas com a bebida.

Motivos para “dar um tempo” no consumo não faltam: acordar sem ressaca, sentir o cérebro mais afiado e a sensação de um corpo mais cheio de energia são alguns deles.

Assim, se você também vem considerando passar um período sem consumir bebidas alcoólicas, vale a pena conhecer um pouquinho mais sobre as vantagens desse processo. Confira abaixo os benefícios de parar de beber álcool e motive-se para, quem sabe, adotar um estilo de vida mais saudável! 

9 benefícios de parar de beber álcool

1) Melhora do sono

Quando você opta por parar de beber álcool, o organismo entra em um processo de purificação. Assim, já na primeira semana é possível notar os primeiros sinais de melhora na qualidade do sono.

Isso se deve ao fato de que a ingestão de bebidas alcoólicas prejudica o ciclo de sono restaurador. Embora possa parecer o contrário, já que o álcool facilita a indução do sono, ele interfere na regeneração do organismo.

2) Aumento do bem-estar

Apesar de proporcionar um alívio temporário do estresse e promover relaxamento, a ingestão prolongada de álcool está associada a um maior risco de desenvolver transtornos mentais graves, como a depressão e distúrbios de ansiedade.

Uma pesquisa divulgada pelo periódico científico Canadian Medical Association Journal, revelou que adultos, sobretudo mulheres, que optaram por parar de beber álcool experimentaram um aumento em seu bem-estar mental de maneira global.

3) Diminuição da gordura do fígado

O fígado é um dos órgãos mais impactados pelo excesso de álcool no corpo. Portanto, quando alguém para de beber álcool, observa-se uma tendência à redução dos níveis de acúmulo de gordura no fígado.

Em muitos casos, o órgão pode recuperar-se e reassumir suas funções normais, graças à sua notável capacidade de regeneração. Contudo, nos casos em que a cirrose já está presente, essa reversão não é possível.

4) Melhora da saúde cardíaca

Aqueles que optam por parar de consumir de álcool diminuem significativamente o risco de desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes. Também há redução no risco de sofrer de insuficiência cardíaca e miocardite.

Adicionalmente, há uma redução considerável na ocorrência de arritmias cardíacas. Para pacientes com hipertensão, observa-se também uma tendência de redução da pressão arterial.

5) Fortalecimento do sistema imunológico

O álcool tem um efeito negativo sobre o sistema imunológico, enfraquecendo a capacidade de defesa contra infecções. Ao parar de beber, é provável que o indivíduo não fique suscetível a infecções com tanta facilidade.

Além disso, existe uma conexão substancial entre o consumo de álcool e o aumento do risco de câncer na boca, no esôfago, no intestino grosso e no reto. Portanto, interromper o consumo reduz consideravelmente a probabilidade de desenvolver essas doenças.

Vale ressaltar que o uso crônico de álcool pode também desencadear a pancreatite, uma inflamação no pâncreas associada principalmente ao alcoolismo e ao tabagismo. Ao parar de beber álcool, é possível que o pâncreas retorne ao seu funcionamento normal, especialmente se a doença ainda não atingiu um estágio irreversível.

6) Melhora da saúde da pele

Frear o consumo de álcool também resulta em melhorias visíveis na aparência da pele. O álcool tem o efeito de desidratar a pele e diminuir as reservas de antioxidantes, o que aumenta a vulnerabilidade aos danos provocados pelos radicais livres. 

Ao deixar o álcool de lado, há um aumento na hidratação da pele e na produção de colágeno, o que contribui para uma aparência mais saudável.

7) Estímulo à alimentação saudável

As bebidas alcoólicas contêm uma quantidade considerável de calorias, e a ressaca muitas vezes leva a escolhas alimentares pouco saudáveis. 

Nesse sentido, um estudo publicado na revista Obesity revelou que indivíduos que reduziram ou eliminaram a ingestão calórica do álcool experimentaram uma perda de peso mais significativa. Além disso, ao cortar o álcool, há uma tendência em realizar escolhas alimentares mais equilibradas e nutritivas.

8) Aprimoramento das funções cerebrais

Um estudo publicado na revista científica Alcoholism: Clinical and Experimental Research mostrou que pessoas com transtorno de uso de álcool recuperaram o volume de massa cinzenta no cérebro em apenas duas semanas sem beber. Isso melhora o processamento de emoções, previsão de consequências de decisões e a concentração.

9) Melhora da saúde sexual

Em homens, o consumo excessivo de álcool pode levar a uma série de distúrbios sexuais, incluindo disfunção erétil, diminuição da libido e dificuldades em manter uma ereção. Isso ocorre porque o álcool pode afetar o sistema nervoso e o fluxo sanguíneo, elementos essenciais para uma função sexual saudável.

Para as mulheres, a relação entre o consumo de álcool e a saúde sexual também é significativa. O álcool pode desregular os hormônios, afetando a libido e a capacidade de alcançar o orgasmo. Além disso, pode influenciar negativamente o desejo e a satisfação sexual.

Em resumo, ao parar de beber álcool, há um ganho geral de saúde e vitalidade, o que impacta na disposição para fazer atividades rotineiras, exercícios físicos e, até mesmo, se relacionar com as pessoas.

Agora que tal compartilhar um pouco da sua experiência conosco? Você tem o hábito de consumir bebidas alcoólicas? Percebe alguma melhora na disposição quando você cessa o consumo? Conta pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Consumo de bebidas alcoólicas: existe um nível considerado saudável?.

** Com informações de O Globo e VivaBem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *