(Flávia Brasil Dias, farmacêutica na rede Farmácias Associadas)
No dia 20 de janeiro celebramos no Brasil o Dia do Farmacêutico, uma data que destaca a importância desse profissional na promoção da saúde e do bem-estar da sociedade. Mas você sabe quais são as atribuições do farmacêutico e como esse profissional pode ajudar a cuidar melhor da sua saúde?
O trabalho do farmacêutico é de fundamental importância para a sociedade e vai muito além da atuação em farmácias e drogarias. O farmacêutico atua também na indústria de medicamentos, de cosméticos e de produtos alimentícios, bem como nos serviços de saúde, hospitais e laboratórios de análises clínicas.
Neste texto, vamos falar principalmente sobre a atuação dos farmacêuticos nas farmácias e drogarias, e como eles podem ser seus aliados na jornada de cuidados com a saúde! Acompanhe conosco!
Quais as áreas de atuação do farmacêutico?
Responsável pela pesquisa, produção, distribuição e promoção do uso seguro e racional dos medicamentos, o farmacêutico realiza diversas atividades em sua área de atuação. Atualmente, as atividades realizadas pelos farmacêuticos abrangem oito áreas de atuação, que são as seguintes:
- Farmacêutico;
- Farmacêutico analista clínico;
- Farmacêutico de alimentos;
- Farmacêutico em práticas integrativas e complementares;
- Farmacêutico em saúde pública;
- Farmacêutico industrial;
- Farmacêutico toxicologista;
- Farmacêutico hospitalar e clínico.
Toda farmácia precisa ter um farmacêutico?
Em 2014, com a resolução 13.021 da Anvisa, as farmácias tiveram seu leque de serviços ampliado, ganhando assim ainda mais relevância no atendimento às comunidades e na promoção da saúde dos brasileiros.
Em resumo, essa lei mudou o conceito de farmácia no Brasil. As farmácias e drogarias deixaram de ser estabelecimentos meramente comerciais para se transformar em unidades de prestação de serviços de assistência farmacêutica, assistência à saúde e orientação sanitária individual e coletiva.
A partir daí, toda farmácia passou a contar obrigatoriamente com a presença permanente de farmacêutico, que por sua vez está habilitado a orientar o consumidor de diversas maneiras e que deve realizar todos os esforços para promover o uso racional de medicamentos.
Quais as atribuições do farmacêutico clínico?
A Resolução 585/13 do Conselho Federal de Farmácia regulamentou as atribuições clínicas do farmacêutico, profissional apto a atuar em farmácias e drogarias.
A prática clínica da Farmácia visa à promoção, proteção e recuperação da saúde e à prevenção de doenças, nos âmbitos individual e coletivo. O farmacêutico clínico atua também na comunicação e educação em saúde e na gestão da prática, produção e aplicação do conhecimento.
São também atribuições clínicas do farmacêutico:
- Prescrever medicamentos no âmbito de sua competência profissional.
- Informar, orientar e educar os pacientes, a família, os cuidadores e a sociedade sobre saúde e uso racional de medicamentos.
- Prevenir, identificar e notificar incidentes e queixas técnicas relacionados aos medicamentos e a outras tecnologias em saúde.
O farmacêutico pode prescrever medicamentos?
Em 2013, o Conselho Federal de Farmácia regulamentou a prescrição farmacêutica no Brasil através da Resolução 586/13.
Segundo a norma, a prescrição é o ato pelo qual o farmacêutico seleciona e documenta terapias e outras intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente, visando à promoção e recuperação da saúde e à prevenção de doenças e de outros agravos.
A prescrição farmacêutica pode ou não envolver a indicação de um medicamento e deverá ser realizada com base nas necessidades de saúde do paciente, nas melhores evidências científicas, em princípios éticos e em conformidade com as políticas de saúde vigentes.
O farmacêutico está autorizado a prescrever medicamentos e outros produtos com finalidade terapêutica cuja dispensação não exija prescrição médica, incluindo medicamentos industrializados e preparações magistrais – alopáticos ou dinamizados – plantas medicinais e drogas vegetais.
Em situações específicas, mesmo os medicamentos tarjados, que demandam prescrição de profissional autorizado, podem ser prescritos pelo farmacêutico. Para isso, é necessário haver diagnóstico prévio e previsão em programas, protocolos, diretrizes ou normas técnicas das unidades de saúde onde os farmacêuticos atuem, ou, ainda, a formalização de acordos de colaboração com outros prescritores ou instituições de saúde.
Farmácias Associadas: aqui você tem amigos
Desde 1999, quando a primeira unidade da Farmácias Associadas foi inaugurada, fizemos mais do que arrecadar associados: fizemos grandes amigos. Hoje somos muitos, e formamos uma rede de mais de 1300 lojas e mais de 1,6 milhões de clientes ativos espalhados pela região centro-oeste e sul do Brasil.
Como só uma associação igual à nossa poderia ser, a rede de Farmácias Associadas tem o carinho, a ética e o respeito humano no seu DNA. Por isso, acreditamos que atender bem é mais do que uma diretriz comercial. Ou seja, é uma demonstração de amizade.
Nas Farmácias Associadas, não apenas oferecemos produtos e serviços, mas também um compromisso com a sua saúde. Por isso, na nossa rede você encontra farmacêuticos dedicados, verdadeiros aliados na promoção da sua saúde e no cuidado com o seu bem-estar.
Portanto, da próxima vez que visitar uma de nossas lojas, sinta-se à vontade para conversar com nossos farmacêuticos. Estamos aqui para auxiliar, aconselhar e garantir que você receba a atenção personalizada que merece. Afinal, nas Farmácias Associadas você tem amigos!
Agora conta pra gente: você já conhecia as atribuições do farmacêutico? Já recorreu alguma vez a esse profissional? E qual é a sua Farmácia Associada favorita? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!
* Com informações da revista Farmacêutico: profissional a serviço da saúde, do Conselho Federal de Farmácia.
** Confira também aqui no blog o post O que são dermocosméticos e quais seus benefícios?.