Saúde do coração: confira 5 dicas para prevenir doenças cardiovasculares

cuidados com a saúde do coração

As doenças do coração estão entre as mais comuns e são algumas das principais causas de adoecimento e óbito no Brasil, sendo consideradas um problema de saúde pública no mundo todo. Por isso, quanto mais cedo os cuidados com a saúde do coração fizerem parte da rotina, melhor!

Pensando nisso, nós aqui da Farmácias Associadas aproveitamos o 29 de setembro, Dia Mundial do Coração, para lembrar você de alguns hábitos que podem ajudar a prevenir as doenças cardiovasculares.

Confira as dicas que selecionamos e veja como adotar alguns comportamentos simples no seu dia a dia pode prevenir prejuízos ao seu coração no futuro.

5 hábitos que fazem bem para a saúde do coração
1) Atividade física regular

A prática regular de atividade física mantém os níveis de açúcar e de colesterol no sangue equilibrados. Esses são parâmetros importantes para monitorar a saúde cardiovascular, uma vez que a elevação de tais taxas está diretamente relacionada ao infarto.

O infarto ocorre quando existe a obstrução, parcial ou completa, do fluxo de sangue nas artérias do coração, provocando a morte do músculo cardíaco. E uma das causas desse bloqueio é justamente a elevação do colesterol e dos triglicerídeos.

2) Alimentação saudável

O Guia Alimentar para a População Brasileira, produzido pelo Ministério da Saúde, adverte que é crescente o número de doenças crônicas relacionadas ao consumo de comidas ultraprocessadas. 

Esses alimentos em geral possuem maior quantidade de sal, açúcar e gorduras, o que por sua vez aumentam as chances de desenvolver hipertensão e diabetes, bem como doenças cardiovasculares.

Dessa forma, adotar uma alimentação adequada e saudável é essencial para manter a saúde cardiovascular. A dica é priorizar sobretudo os alimentos in natura e minimamente processados, além de consumir com moderação o sal, os açúcares e as gorduras.

3) Controle do peso

O excesso de peso sobrecarrega não somente o coração, mas todo o sistema circulatório. Vale lembrar que essa é uma das principais causas de aumento da pressão arterial. Além disso, o sobrepeso aumenta o risco do desenvolvimento de problemas nas artérias coronarianas.

A boa notícia é que estudos apontam que o risco para doenças cardiovasculares cai em até 85% com a perda do excesso de peso. Ao mesmo tempo, com uma pequena diminuição do peso – algo em torno dos 5 a 10% – é possível diminuir os níveis de colesterol e pressão arterial, reduzindo os riscos das temíveis complicações cardiovasculares. 

4) Combate ao tabagismo

Engana-se quem pensa que o cigarro é prejudicial apenas para o pulmão. Na verdade o tabagismo tem um grande impacto sobretudo na saúde do coração.

Os males não se devem ao acaso: na composição do cigarro já foram catalogadas milhares de substâncias que, além do efeito de causar dependência, promovem obstrução das artérias e inflamação. 

O tabagismo também é associado ao aparecimento das placas de ateroma, nome dado à presença de gordura, cálcio e inflamação nas artérias que pode provocar a obstrução do fluxo sanguíneo que precipita dessa forma o infarto.

5) Realização de exames preventivos

Identificar os fatores de risco precocemente é sempre melhor para o sucesso do diagnóstico e do tratamento das doenças cardiovasculares. Por isso, complemente os cuidados com a saúde do coração com a realização de exames preventivos.

Nesse sentido, o médico cardiologista pode solicitar exames como os de sangue, eletrocardiograma e ecocardiograma. Vale lembrar que só um profissional qualificado consegue avaliar a condição e a necessidade de tais exames.

O importante, por fim, é que você esteja alerta à saúde do seu coração, realizando os check-ups regulares e procurando os serviços médicos sempre que necessário.

Agora que você já sabe mais sobre como prevenir as doenças cardiovasculares, conta pra gente: como andam seus hábitos de vida? E a saúde do coração, como vai? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários! 


* Confira também aqui no blog o post Como prevenir a pressão alta? Veja as principais recomendações.

** Com informações de Ministério da Saúde e HCor – Hospital do Coração.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *