Rachaduras nos pés: conheça as causas e como tratar o ressecamento

rachaduras nos pés

As rachaduras nos pés, ou o ressecamento excessivo dos calcanhares, é um problema bastante comum e que pode se manifestar em qualquer época do ano. Entretanto, fatores como o clima, bem como a adoção de determinados hábitos, podem contribuir para o agravamento dessa situação.

Na maioria dos casos, uma boa rotina de cuidados com a pele dos pés é o suficiente para melhorar a aparência dos calcanhares. Por outro lado, é importante identificar o que está causando o ressecamento para poder prevenir o incômodo de forma mais eficaz.

Assim, vamos falar hoje sobre quais são as principais causas das rachaduras nos pés, além de compartilhar uma dica bem bacana de hidratação para as áreas mais ressecadas do corpo. Bora conferir?

pé com rachadura por conta do ressecamento

PRINCIPAIS CAUSAS DAS RACHADURAS NOS PÉS

As solas dos pés, assim como as palmas das mãos, são áreas naturalmente ressecadas, uma vez que não possuem a mesma hidratação do restante do corpo. Portanto, é normal que tais regiões sofram um pouco mais com o ressecamento. Principalmente quando não existe o hábito de hidratá-las.

Dito isso, as rachaduras nos pés podem ter como origem tanto causas externas como internas – por exemplo, problemas genéticos e determinadas doenças. 

Principais causas externas de ressecamento:

  • Clima muito quente ou seco;
  • Hábito de andar descalço;
  • Usar calçados abertos;
  • Passar muito tempo em pé;
  • Excesso de esfoliação da região;
  • Ausência de uma rotina de hidratação da pele.

 

Principais causas internas de ressecamento:

  • Deficiência de vitaminas;
  • Psoríase;
  • Micoses e alergias;
  • Diabetes;
  • Hipotireoidismo.

Como as rachaduras nos pés às vezes podem ser um sinal de que algo mais grave está acontecendo no seu organismo, o ideal é consultar um dermatologista. Afinal, uma vez eliminada a hipótese de doenças ou fatores genéticos, fica mais fácil combater o ressecamento.

Caso seja constatado que o ressecamento tem origem em causas externas, primeiramente você pode adotar medidas como evitar andar descalço, optar por calçados fechados e manter uma rotina de hidratação dos pés. 

Outra dica bacana é investir em uma manteiga corporal, que costuma ter maior potência de hidratação. Além disso, você pode utilizar o produto antes de dormir e calçar uma meia de algodão para auxiliar na absorção das substâncias hidratantes.

creme hidratante sendo aplicado no pé

CONHEÇA OS BENEFÍCIOS DA MANTEIGA CORPORAL

A manteiga corporal tem uma textura mais densa e concentrada do que a dos hidratantes convencionais. Dessa forma, o produto é ótimo para hidratar as partes mais secas do corpo, como é o caso dos calcanhares e da sola dos pés.

A Manteiga Corporal Revitart Sensações – Ternura da Primavera, por exemplo, oferece alta hidratação, além dos seguintes benefícios:

  • É enriquecida com ingredientes que nutrem a pele;
  • Proporciona alta hidratação, auxiliando na prevenção do ressecamento natural da pele;
  • Possui fragrância floral suave – notas de flores.

E então, o que você achou das informações sobre rachaduras nos pés? Já tem alguma ideia do que pode estar deixando os seus pés ressecados? E a Manteiga Corporal Revitart Sensações – Ternura da Primavera, você já conhecia? Conta pra gente nos comentários!  


* Confira também aqui no blog o post O que é manteiga corporal? Conheça os benefícios para a sua pele.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *