Como evitar a má digestão? Veja 7 dicas para as festas de fim de ano

mulher no sofá com sintomas de má digestão

Você sofre com má digestão? Se sim, saiba que você não está sozinho: uma pesquisa realizada em 2018 revelou que quase metade dos brasileiros sente algum sintoma de má digestão, como refluxo, azia e tosse seca.

O estudo, realizado pela Federação Brasileira de Gastroenterologia, também mostrou que os sintomas da má digestão causam prejuízos na vida pessoal e profissional de 93% dos entrevistados, que relataram sentir a qualidade do sono afetada (74%) e disseram que já apresentaram sintomas durante o horário de trabalho (70%).  

Além disso, a má digestão não só é um problema super comum como tende a se agravar com o fim de ano, quando a maioria de nós acaba comendo um pouquinho além da conta, não é mesmo? Portanto, aproveitamos para compartilhar algumas dicas sobre como evitar a má digestão para você já colocar em prática nos próximos dias e entrar em 2023 com a saúde gastrointestinal em dia!  🙂

Quais são os sintomas da má digestão?

Os sintomas mais comuns da má digestão são a azia, que é a sensação de queimação no peito, e o refluxo, que é quando o conteúdo do estômago volta para o esôfago e pode ser sentido na garganta.

Na pesquisa da FBG, a azia foi o sintoma mais citado, ficando entre 88% e 90% das respostas. Entretanto o refluxo foi apontado como o problema que mais causa desconforto, sendo citado por cinco em cada dez entrevistados entre os problemas que ocorrem semanalmente.

O levantamento também destacou outras reclamações dos pacientes que nem sempre podem ser associadas a problemas de digestão, como tosse seca e mau hálito

Como prevenir a má digestão?

A má digestão pode ocorrer ocasionalmente, representando apenas uma sensação momentânea, como por exemplo, depois da ingestão exagerada de alimentos e bebidas, ou se tornar habitual e mais intensa, sugerindo alguma doença que pode afetar a qualidade de vida. De qualquer forma, as seguintes práticas podem ajudar a prevenir o desconforto:

  • Evite deitar logo após ter feito as refeições. O ideal é esperar, ao menos, duas horas;
  • Faça várias refeições ao longo do dia, com porções menores de cada vez;
  • Pratique atividades físicas com regularidade;
  • Evite o consumo de leite integral, refrigerantes e bebidas alcoólicas, bem como de alimentos picantes, gordurosos e que contenham cafeína, como café, chá mate e chocolate.

Como aliviar o desconforto estomacal?
  • Consuma chás digestivos, por exemplo alecrim, hortelã, espinheira-santa, melissa, camomila, boldo-do-chile e maracujá. Eles são ótimos para melhorar a produção e a concentração de ácido gástrico e das enzimas essenciais para a digestão;
  • Utilize alimentos alcalinos, como pepino, repolho, beterraba, cenoura, nabo, brócolis e couve-flor;
  • Priorize frutas e hortaliças que contenham ácido fólico e vitaminas A, E, B12 e C, que ajudam a recuperar a mucosa do estômago.

Conforme falamos, a má digestão pode ser ocasional ou frequente. Quando ocorre com regularidade é importante consultar o médico para que seja realizado o diagnóstico efetivo.

Vale lembrar que não existe relação direta entre a intensidade dos sintomas e a gravidade da doença. Sintomas considerados leves podem representar quadro patológico intenso e vice-versa.

Como aproveitar as festas de fim de ano sem exagero na alimentação?
1. Não pule refeições

Evite o jejum. Mantenha a alimentação regular nos dias de festa, ou seja, faça todas as refeições habituais. Ficar muito tempo sem comer aumenta o apetite bem como nos leva a comer além do habitual.

2. Não exagere nas entradas

A gente sabe: canapés, queijos, patês e azeitonas são uma delícia. Mas também podem pesar no saldo final da noite. Procure portanto consumi-los com moderação.

3. Deixe a pressa de lado

Mastigue com calma e dê um tempo entre cada garfada. Quanto mais tempo você leva para comer, mais saciado você se sente.

4. Espere 15 minutos antes de comer a sobremesa

Seguindo o raciocínio da saciedade, espere 15 minutos antes de servir a sobremesa. Além disso, se tiver muita variedade de doces, escolha uma ou duas.

5. Não esqueça da água

Essa dica deve ser seguida principalmente por quem toma bebida alcoólica: hidrate-se tanto durante as comemorações quanto no dia seguinte.

6. Tome chás após a ceia

Após uma noite de comidas e bebidas à vontade, uma xícara de um chá digestivo – como camomila ou hortelã – pode ajudar no alívio da sensação de estômago cheio, além de acelerar igualmente o processo digestivo.

7. Coma sem culpa

Por fim, aproveita as festas de fim de ano sem culpa. Esse sentimento pode até ter um efeito rebote, no sentido de causar ansiedade e nos levar a comer ainda mais. Por isso, siga leve para as comemorações e aproveite com quem você mais gosta.

E então, o que você achou das informações que selecionamos sobre má digestão? Você tem algum desconforto estomacal habitual? E nas festas de fim de ano, como você lida com os exageros? Conta pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Benefícios dos chás: conheça 9 tipos que auxiliam no bem-estar.

** Com informações do Hospital Oswaldo Cruz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *