Dificuldade para acordar cedo: veja 5 dicas para ter mais disposição pela manhã

Quem nunca acordou e resolveu dormir só mais cinco minutinhos e quando viu acabou perdendo o horário de um compromisso importante? Essa é uma situação comum, mas quando ela vira rotina pode evidenciar um desafio e tanto: a dificuldade para acordar cedo.

É fato que acordar cedo não é para todo mundo: enquanto algumas pessoas estão mais dispostas pela manhã, outras se sentem com mais energia no período da tarde ou da noite. E como nem sempre é uma opção dormir até o horário desejado, devido aos compromissos profissionais e familiares, é necessário encontrar formas de superar essa barreira.

Nesse texto, vamos explorar cinco dicas fundamentais para lidar com a dificuldade para acordar cedo e cultivar uma maior disposição nas manhãs! Confira! ☕☀️

Como amenizar a dificuldade para acordar cedo?

1) Estabeleça uma rotina de sono (mas comece aos poucos)

Se você é um dorminhoco assumido, não precisa mudar tudo de uma vez. Comece gradualmente, estabelecendo uma hora para dormir e acordar e tente segui-la, mesmo nos dias de folga. Essa consistência ajuda a sincronizar seu corpo e faz o ato de acordar cedo se tornar algo mais natural.

2) Crie um ambiente propício ao sono (e cuide da dieta)

Mantenha o quarto propício para o descanso, mantendo-o escuro, fresco e tranquilo à noite. Use cortinas densas para bloquear a luz e considere usar tampões de ouvido para minimizar ruídos caso seja necessário. 

Além disso, escolha alimentos saudáveis, ricos em nutrientes, como frutas, vegetais e grãos integrais, para dar energia durante o dia, evitando cafeína e álcool antes de dormir.

3) Evite telas antes de dormir (e procure relaxar)

A luz azul dos dispositivos eletrônicos pode atrapalhar o sono, então desligue esses aparelhos pelo menos uma hora antes de deitar.

Também é legal reduzir as atividades noturnas algumas horas antes de ir para a cama. Evite trabalhar até tarde e acessar e-mails após o expediente. Opte por atividades relaxantes, como ler ou ouvir música, para preparar a mente e o corpo para dormir.

4) Exponha-se à luz natural pela manhã (e evite o modo “soneca”)

Exponha-se à luz do sol logo pela manhã, abrindo as cortinas ou dando um passeio rápido ao ar livre. Isso ajuda a despertar naturalmente e a se sentir mais alerta durante o dia.

Outra boa dica é evitar o modo “soneca” do despertador. Quando você pressiona o botão soneca e volta a dormir por alguns minutos, está interrompendo o seu ciclo de sono, o que pode deixá-lo ainda mais sonolento quando finalmente acordar. É que o sono fragmentado e não reparador pode levar a uma sensação de cansaço ao longo do dia.

5) Tenha um incentivo para acordar cedo (ou facilite o processo)

Tenha um motivo para sair da cama, como fazer exercícios, preparar um café da manhã especial ou reservar um tempo para um hobby que você goste. Ter algo para esperar torna o despertar mais agradável e gratificante. 

Agora, se não há nada que faça você abrir mão de acordar um pouco mais tarde, considere reduzir as atividades matinais. Por exemplo, vale a pena deixar o café da manhã organizado na noite anterior, assim como as roupas que usará antes de sair.

Acordar cedo é bom pra todo mundo?

De acordo com pesquisas mencionadas pela BBC News, algumas pessoas são biologicamente mais propensas a se sentirem mais dispostas pela manhã, enquanto outras estão em sua melhor forma à noite. Assim como alguns indivíduos podem estar mais alertas e ter uma capacidade cognitiva melhor à tarde, por exemplo. 

Portanto, o ideal é encontrar o momento certo para dormir (e acordar) que se encaixe melhor no estilo de vida de cada um. Vale lembrar que o sono de qualidade é fundamental para garantir uma boa saúde física, mental e emocional, independentemente do momento em que a pessoa vai para a cama ou acorda.

Ao mesmo tempo, uma vez que as demandas da vida cotidiana, como trabalho e escola, frequentemente exigem que as pessoas acordem cedo, é útil ajustar gradualmente os padrões de sono e adotar estratégias para facilitar o despertar. 

Esperamos que as dicas que relacionamos aqui possam ajudar você nesse sentido. Aliás, conta pra gente: como funciona acordar cedo aí na sua casa? Você tem alguma dificuldade em sair da cama? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Melatonina Santo Hábito: o suplemento que ajuda a regular seu sono.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *