Saúde Bucal: veja 8 dicas fundamentais para manter boca e dentes saudáveis

Saude-Bucal-veja-8-dicas-fundamentais-para-manter-boca-e-dentes-saudaveis

No dia 20 de março é comemorado o Dia Mundial da Saúde Bucal, uma ocasião que tem o objetivo de aumentar a conscientização e incentivar compromissos e ações para promover a boa saúde bucal.

De acordo com dados divulgados pela Biblioteca Virtual em Saúde, as doenças bucais afetam cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo e costumam estar associadas a outros problemas graves de saúde. Além disso, essas doenças causam dor, desconforto, isolamento social, perda de autoconfiança e até mesmo ausências no trabalho ou na escola.

Como forma de contribuir com a prevenção dessas doenças, apresentamos a seguir algumas práticas essenciais para garantir a saúde bucal. Veja o conteúdo que preparamos e descubra como manter boca e dentes saudáveis!

8 dicas para manter boca e dentes saudáveis

1) Priorize produtos de qualidade

A escolha de produtos de higiene bucal adequados é fundamental para garantir uma rotina eficaz de cuidados dentários. Priorize escovas de dentes com cerdas suaves, pois estas proporcionam uma limpeza eficiente sem danificar a superfície dos dentes. Opte também por escovas com cabeça pequena, pois facilitam o acesso a todas as áreas da boca.

Quanto ao creme dental, dê preferência aos que contenham flúor e tenham baixa abrasividade. Em relação ao enxaguante bucal, consulte sempre seu dentista para receber orientações específicas, pois há uma variedade de opções com diferentes ativos e funções.

2) Sempre escove os dentes após as refeições

Embora seja recomendado escovar os dentes logo após comermos algo, sabemos que nem sempre é possível fazê-lo imediatamente. No entanto, é fundamental realizar a higiene bucal ao menos após as principais refeições do dia.

Isso ajuda a evitar não apenas o mau hálito, mas também impede a proliferação de bactérias na boca, que podem levar a uma série de problemas bucais.

3) Faça um bochecho antes de escovar os dentes

Um hábito que pode otimizar ainda mais a higiene bucal é fazer um bochecho antes de iniciar a escovação dos dentes. Isso ajuda a remover os resíduos de alimentos e as impurezas da boca, impedindo que se acumulem na escova durante a limpeza subsequente.

4) Escove a língua

Durante a escovação, é importante limpar a língua para evitar o acúmulo de resíduos que podem ser o terreno fértil para o crescimento de bactérias na cavidade bucal. Isso pode ser realizado utilizando a própria escova de dentes ou um raspador de língua específico.

5) Use o fio dental com frequência

Manter a saúde bucal em dia vai além da simples escovação dos dentes. O uso do fio dental é uma prática igualmente importante e muitas vezes negligenciada.

O fio dental atua onde a escova não alcança, removendo placa bacteriana e restos de alimentos que ficam entre os dentes e ao longo da linha da gengiva. Essas áreas são propensas ao acúmulo de bactérias, que podem se transformar em tártaro se não forem removidas adequadamente.

Além disso, a falta de uso do fio dental pode levar ao desenvolvimento de gengivite, uma inflamação da gengiva que pode progredir para formas mais graves de doença periodontal.

6) Substitua a escova a cada três meses

Para garantir uma higiene bucal eficaz, substitua a escova de dentes a cada três meses, ou sempre que as cerdas estiverem desgastadas, ou deformadas.

Uma escova desgastada perde sua capacidade de limpeza, tornando-se menos eficiente na remoção da placa bacteriana e de resíduos alimentares.

7) Reduza o consumo de alimentos açucarados

O consumo frequente de alimentos ricos em açúcar, especialmente aqueles que contêm sacarose, aumenta o risco de desenvolvimento de cáries. Portanto, é essencial moderar o consumo de doces, refrigerantes e outros alimentos com alto teor de açúcar.

8) Visite o dentista regularmente

É essencial agendar consultas odontológicas a cada seis meses ou ao menos uma vez ao ano. Além de realizar uma avaliação completa da saúde bucal, as visitas ao dentista são fundamentais para evitar problemas como cáries, gengivite, acúmulo de placa bacteriana e inflamações na boca.

Vale lembrar que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece uma variedade de serviços gratuitos voltados para a saúde bucal, disponíveis para toda a população. Clique aqui e veja como acessá-los.

Agora conta pra gente: como andam os seus cuidados com a saúde bucal? Você tem alguma dica para compartilhar conosco? Quer ver mais temas como esse por aqui? Deixe sua sugestão nos comentários.

* Confira também aqui no blog o post Tártaro nos dentes: conheça causas e dicas de prevenção.