Protetor solar no inverno: entenda a importância de proteger a pele na estação mais fria do ano

O inverno chegou, e com ele a tentação de deixar o protetor solar de lado. Afinal, os dias nublados e as temperaturas mais baixas parecem menos ameaçadores para a nossa pele, não é mesmo? No entanto, engana-se quem pensa que usar protetor solar no inverno não é necessário.

Os danos causados pelo sol são cumulativos, o que significa que cada dia sem proteção adiciona um pouco mais de dano à sua pele, mesmo que esses efeitos não sejam imediatamente visíveis. Essa exposição contínua sem o uso de protetor solar pode levar a uma série de problemas de pele, incluindo a perda de elasticidade, surgimento de rugas e manchas. 

Neste texto, vamos falar sobre a importância de usar protetor solar no inverno, além de mostrar que o Protetor Solar Facial FPS 70 Revitart Faces pode ser uma excelente opção para manter a pele saudável e protegida o ano inteiro!

Por que é importante usar protetor solar no inverno?

1) Prevenção do câncer de pele

O câncer de pele é uma das formas mais comuns de câncer, e a exposição ao sol sem proteção é um fator de risco significativo. A aplicação regular de protetor solar durante todo o ano reduz o risco de desenvolvimento da doença.

2) Luz solar indireta

Ainda que no inverno a tendência seja ficar mais tempo dentro de ambientes fechados, é preciso lembrar que a luz solar indireta que entra pelas janelas também contém radiação que pode causar danos à pele ao longo do tempo. 

Assim, mesmo que não estejamos diretamente expostos ao sol, os raios solares podem penetrar o vidro das janelas e atingir a pele. Portanto, aplicar protetor solar diariamente, mesmo quando se permanece dentro de casa, é uma medida preventiva importante.

3) Controle de manchas

Para pessoas que já sofrem de condições dermatológicas como melasma ou manchas senis, a proteção solar é ainda mais importante. 

O melasma, por exemplo, é uma condição caracterizada por manchas escuras que aparecem no rosto, geralmente agravadas pela exposição ao sol. O uso diário de protetor solar ajuda a controlar e minimizar o aparecimento dessas manchas, evitando o escurecimento e a expansão das áreas afetadas.

4) Proteção contra o envelhecimento da pele

O uso contínuo de protetor solar ajuda a prevenir sinais de envelhecimento precoce, como rugas, linhas finas e manchas escuras. A exposição cumulativa aos raios solares, mesmo em níveis mais baixos durante o inverno, contribui para o fotoenvelhecimento. 

5) Proteção contra poluição e luz visível

Além dos raios solares, outros fatores como a poluição e a luz visível (inclusive a luz azul emitida por dispositivos eletrônicos) podem contribuir para a formação de manchas na pele. 

Muitos protetores solares faciais contam com fórmula que ajuda a proteger contra esses agressores adicionais, ajudando a manter a pele uniforme e livre de manchas.

Como usar corretamente o protetor solar no inverno?

A dermatologista Mariana Penha, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, recomenda em entrevista à CNN que os cuidados com a proteção solar no inverno devem ser os mesmos que no verão, mantendo o fator de proteção solar (FPS) adequado ao tipo de pele durante todo o ano. 

A profissional orienta que a quantidade ideal de protetor solar para o rosto é de uma colher de chá ou o equivalente à “regra” dos três dedos (colocar um pouco do produto no dedo indicador, no do meio e no anelar). Essa é uma quantidade suficiente para todo o rosto. 

Outro ponto importante é aplicar o protetor 15 minutos antes de sair de casa e realizar a reaplicação a cada duas ou três horas, especialmente em situações de muita transpiração ou exposição solar prolongada. 

Como na prática a reaplicação nem sempre é possível, a sugestão da dermatologista é que o protetor seja aplicado pelo menos duas vezes ao dia: de manhã e na hora do almoço. Para pessoas com doenças de pele como melasma, a reaplicação a cada três horas deve ser rigorosa.

Conheça o Protetor Solar Facial FPS 70 Revitart Faces

Ao escolher um protetor solar facial, ainda que seja para utilizar no inverno, é importante optar por um fator de proteção solar (FPS) adequado. Um FPS 30 é o mínimo recomendado, mas um FPS mais alto, como 50 ou 70, pode fornecer uma proteção mais adequada.

Nesse sentido, o Protetor Solar Facial FPS 70 Revitart Faces é uma ótima escolha para quem busca alta proteção. Com toque seco, o protetor possui Vitamina E e ativo hialurônico. Assim, hidrata e protege a pele dos efeitos nocivos dos raios UVA /UVB. Também auxilia na proteção contra a luz azul – aquela emitida pelos aparelhos eletrônicos. 

Dessa forma, o produto previne o envelhecimento precoce e o aparecimento de manchas solares. Também é resistente à água e ao suor, possui fórmula oil free, é hipoalergênico e dermatologicamente testado.

Além disso, como toda a linha Revitart Faces, possui ótimo custo-benefício e está disponível em toda a rede da Farmácias Associadas!

E então, viu como é indispensável usar protetor solar no inverno? Você tem alguma dica extra de cuidado com a pele nos meses frios? Conta pra gente nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Pele cansada? 5 dicas para recuperar o viço da pele do rosto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *