Você já teve a sensação de que praticar exercícios ao ar livre parece mais agradável do que fazê-los em lugares fechados? Pois saiba que não se trata de uma simples percepção: uma pesquisa realizada por três universidades espanholas mostra que fazer ginástica em recintos fechados, por exemplo, nem de longe traz os ganhos físicos e mentais das atividades executadas lá fora.
A notícia é um ótimo estímulo para quem pensa em aproveitar os dias mais quentes para se exercitar pelas ruas e parques, não é mesmo? E até para quem tem certa dificuldade de frequentar academias e outros lugares fechados.
Dessa forma, aproveitamos que o verão está logo aí para falar um pouco sobre os benefícios de praticar exercícios ao ar livre e dar aquele empurrãozinho para você se movimentar mais! 🌞
Como a pesquisa foi realizada?
O estudo, publicado no periódico científico Journal of Sports Science & Medicine, e divulgado pela Revista Veja, acompanhou diversas pessoas na prática de exercícios dentro e fora de ambientes fechados.
A análise dos resultados foi feita com base em exames de ressonância magnética cerebrais e de testes de estresse feitos com os participantes da pesquisa.
3 benefícios de praticar exercícios ao ar livre
1) É cientificamente mais prazeroso
Os cientistas concluíram que o estresse durante os exercícios era menor entre os participantes que optaram pela prática de exercícios ao ar livre.
Nos exames, por exemplo, aqueles que tiveram contato com imagens da natureza apresentaram atividade intensa de áreas do cérebro envolvidas no sistema de recompensa e prazer, disparando uma cadeia de efeitos bioquímicos que atenuam a ansiedade e asseguram melhora geral de humor.
2) Reduz sintomas de depressão
A pesquisa também indicou que ambientes externos estimulam o estado mental de relaxamento e a maior emissão das ondas cerebrais ligadas à redução de sintomas da depressão.
O efeito positivo é tão notável que, de acordo com o estudo, os benefícios são percebidos até mesmo quando o espaço externo é observado através de uma janela.
3) Aumenta a queima de calorias
Outros estudos apontam que se exercitar em parques, ruas tranquilas e praças pode resultar em uma queima de calorias 10% maior na comparação com exercícios feitos em ambientes fechados.
Uma hipótese para explicar o fato seria a de que, ao praticar exercícios ao ar livre, é mais fácil se distrair e esquecer o cansaço decorrente da execução dos movimentos. Em conclusão, haveria um estímulo para finalizar as séries ou o tempo estipulado de atividade.
Outros motivos para praticar exercícios ao ar livre
É uma oportunidade de socializar
Sair um pouco de dentro de casa ou do escritório é sempre uma oportunidade para encontrar pessoas e socializar. Assim, praticar exercícios ao ar livre pode proporcionar encontros ao acaso, como você também pode convidar algum amigo para acompanhá-lo na atividade.
Ajuda a repor os níveis de vitamina D
A exposição ao sol é a principal fonte da vitamina D. Portanto, exercitar-se em praças, ruas e parques também auxilia a manter os níveis da vitamina, fortalecendo a imunidade e prevenindo diversas doenças.
É economicamente acessível
Como se não bastasse fazer bem para a saúde física e mental, praticar exercícios ao livre é de graça! Ou seja, basta escolher um local que seja agradável, vestir uma roupa confortável e começar a se movimentar!
Cuidados ao se exercitar em locais abertos
Já vimos que praticar atividade física ao ar livre é tudo de bom! Entretanto, é preciso ficar de olho em alguns pontos:
- Escolha locais tranquilos e igualmente agradáveis para a prática da atividade;
- Fique atento às condições de segurança. Evite locais muito afastados e sobretudo horários de pouca circulação de pessoas;
- Preste atenção às condições do terreno. Caminhadas e corridas, por exemplo, podem ocasionar problemas às articulações caso sejam praticadas em solo acidentado;
- Lembre-se de usar protetor solar e evitar os horários de sol intenso. A sugestão é aproveitar o passeio do exercício e dar aquela passadinha em uma das Farmácias Associadas para conhecer a Linha Revitart Solar e garantir o melhor custo benefício em produtos de proteção solar! Super dica, não é?
E então, ficou com vontade de se exercitar mais ao ar livre? Qual é a atividade física que você acha mais legal de praticar em locais abertos? E a proteção solar, está em dia? Conta pra gente nos comentários!
* Confira também aqui no blog o post Linha Revitart Solar: conheça a proteção solar da Farmácias Associadas.