Como preparar o corpo (e a mente) para as festas de fim de ano

reta final do ano já está dando as caras. Para muitos o período vem acompanhado do tão esperado recesso, quando é possível aproveitar uns dias a mais de folga e curtir as festas com os amigos, aquele último encontro do ano com o pessoal do trabalho e, é claro, as confraternizações em família. E você já sabe: quase todos esses encontros costumam ser acompanhados de comida e bebida à vontade.

Por isso, é normal que a gente acabe se passando um pouco nessa época do ano e exagere não apenas nos comes e bebes, mas também na quantidade de compromissos que assumimos com familiares e amigos.

Se você se identificou com esse cenário, talvez curta saber que existem alguns cuidados que podem deixar o seu corpo e a sua mente melhor preparados para as festas de fim de ano. Confira as dicas que selecionamos e veja como se organizar para entrar em 2020 numa boa!

 

7 DICAS PARA SE PREPARAR PARA AS FESTAS DE FIM DE ANO
1) Acredite no poder da atividade física

Com a proximidade dos feriados a tendência é deixar de lado a atividade física. Mas, se você quer mais energia e tranquilidade para virar o ano é legal reservar um espaço na agenda para manter a rotina de exercícios.

A prática de atividade física ajuda a diminuir a ansiedademelhora a qualidade do sonoestimula o metabolismo e contribui para evitar hábitos alimentares compulsivos. Tudo bem se você não quiser ir na academia ou fazer o treino de costume. Mas procure pelo menos dar uma caminhada ou praticar outra atividade leve.

Ah, e se você não tem o hábito de fazer exercícios, aproveite a folga do recesso para se movimentar um pouco. Quem sabe essa ideia não acaba virando aquele empurrãozinho para levar 2020 com hábitos mais saudáveis?

2) Aprenda a dizer não

Para quem tem tendência a assumir várias responsabilidades e tem dificuldade de delegar, o simples ato de dizer “não” pode fazer a diferença no nível de ansiedade e estresse. Assim, por mais que você queira, procure não se sobrecarregar com as atividades rotineiras de fim de ano.

Mesmo que nas últimas festas você tenha sido responsável, por exemplo, pela decoração, presentes e cardápio, que tal dividir as funções esse ano? Peça ajuda, redistribua as tarefas e aceite que o fato de algo não sair “do seu jeito” não significa que está errado.

O mesmo vale para os convites para festas e confraternizações. Se você quer ficar mais no clima de sossego e calmaria, explique a situação, diga não e proponha outra data – pode até ser no próximo ano – para encontrar o familiar ou amigo.

3) Não fique em jejum

Sabe aquela ideia de ficar sem comer para aproveitar todas as delícias gastronômicas das festas? Pois é, esse é um grande erro, pois as chances de você chegar faminto e exagerar na comida são grandes, sem falar no risco de começar a ingerir bebida alcóolica de estômago vazio.

Procure fazer um lanche antes, de preferência com alimentos integrais, frutas, legumes e muito líquido. Assim você consegue festejar moderadamente e evita a sensação de estufamento e mal estar no outro dia.

4) Hidrate-se (mesmo que você não consuma álcool)

O reforço na hidratação é uma dica recorrente para quem ingere bebidas alcóolicas. A água ajuda no processamento do álcool pelo fígado e diminui os efeitos da ressaca.

Entretanto, mesmo que você não consuma álcool, é legal também ficar de olho na hidratação. É que é natural que o organismo confunda sede com fome. Assim, podemos ser levados a comer mais e a cometer exageros, quando na verdade só precisamos tomar água.

5) Em caso de exagero, limpe seu corpo das toxinas

Mesmo com consciência de todas as recomendações, às vezes a gente acaba se deixando levar pelo momento e comete alguns exageros à mesa. Nesse caso, procure desintoxicar o organismo nos próximos dias, mantendo uma alimentação mais saudável, restringindo doces, bebendo bastante água e evitando bebidas alcoólicas.

Durante esse período, dê preferência ao consumo de oleaginosas, como as castanhas e as nozes, que possuem ômega-3 e aminoácidos que auxiliam na desintoxicação. Aposte também na ingestão de couve, agrião, repolho e rúcula, que são alimentos com ação anti-inflamatória. Por fim, opte por frutas aquosas, como a melancia, que auxiliam no funcionamento dos rins.

6) Foque nas experiências e evite gastos desnecessários

Você fica ansiosa só de pensar que pode começar o novo ano no vermelho? Então procure pegar leve nos gastos e evite despesas desnecessárias. Por exemplo, se festa for na sua casa, não tem problema em pedir para os convidados levarem as bebidas ou algum prato. Da mesma forma, tudo bem se esse você não presentear todo mundo da família, não é mesmo? Ou se não der para passar a virada na praia.

Faça as contas e avalie: será que vale a pena fazer determinado gasto ou dá para curtir o momento de uma forma mais econômica?

7) Aceite as circunstâncias

Algumas situações são inevitáveis, o que significa que lutar contra elas só vai servir para aumentar seu nível de estresse.

Assim, se você tem relacionamento conturbado com alguém da família que estará presente na festa de final de ano, e você não pode deixar de ir na confraternização, vá preparada para conviver com a situação. Procure evitar o conflito e tenha em mente que “é só uma vez por ano”.

O mesmo vale para aquele engarrafamento nas vésperas do feriado. Deixe de lado o mau humor e apenas aceite o que você não pode mudar. Procure formas de se divertir durante a viagem e curtir o momento.

E se por acaso esse ano você vai passar as festas sozinha, não fique pensando em como seria se você estivesse acompanhada. Aproveite os dias de descanso para fazer as coisas que você gosta e lembre-se que nem todo mundo precisa celebrar as coisas do mesmo jeito.

A gente espera que você tenha um fim de ano bem bacana e que as dicas que selecionamos possam ajudar a tornar o seu início de 2020 ainda mais especial. Ah, se você tiver alguma sugestão para virar o ano de boas, compartilhe conosco nos comentários. Um Feliz Ano Novo e até o ano que vem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *