O Dia “D” de mobilização nacional para a vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos em todo país acontece neste sábado, 16 de outubro. Nesse dia, cerca de 45 mil postos de vacinação em todo o país estarão abertos para aplicar os 18 imunizantes que compõem o Calendário de Vacinação deste público.
A iniciativa faz parte da Campanha Nacional de Multivacinação 2021, que segue até 29 de outubro. O objetivo é estimular a atualização da caderneta de vacinação e mobilizar a população para a importância de vacinar crianças e adolescentes contra diversas doenças como sarampo, febre amarela, rubéola, caxumba, hepatites A e B, dentre outras.
Lembre-se que a atualização da situação vacinal aumenta a proteção contra as doenças imunopreveníveis. A medida também reduz a ocorrência de surtos e internações, além de sequelas, tratamentos de reabilitação e mortes. Confira abaixo os imunizantes que integram a campanha e aproveite para colocar a vacinação de crianças e adolescentes em dia! 😉
https://www.youtube.com/watch?time_continue=30&v=9PBkcxqObhk&feature=emb_logo
VACINAS QUE INTEGRAM A CAMPANHA DE MULTIVACINAÇÃO
As vacinas disponibilizadas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) são seguras e estão registradas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre os imunizantes que estarão disponíveis nos postos da campanha estão:
-
- BCG;
- Hepatite A e B;
- Penta (DTP/Hib/Hep B);
- Pneumocócica 10 valente;
- VIP (Vacina Inativada Poliomielite);
- VRH (Vacina Rotavírus Humano);
- Meningocócica C (conjugada);
- VOP (Vacina Oral Poliomielite);
- Febre amarela;
- Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba);
- Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela);
- DTP (tríplice bacteriana);
- Varicela;
- HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).
MEDIDAS DE PREVENÇÃO À COVID
De acordo com o Ministério da Saúde, os serviços de saúde foram orientados a reforçar as medidas e protocolos de segurança para evitar a contaminação pela Covid-19 durante a aplicação das vacinas.
As recomendações incluem a utilização de espaços ventilados ou ao ar livre, a realização do distanciamento social dentro das unidades de saúde, salas ou postos de vacinação e o oferecimento de locais para a higienização das mãos.
As medidas de prevenção à Covid-19 também se estendem para a população, como o uso de máscara nos pontos de vacinação, evitar colocar as mãos no nariz, nos olhos e na boca, além da higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel 70%.
A Campanha de Multivacinação é uma iniciativa da maior importância que, em um único momento, oferece às crianças e adolescentes, as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação, facilitando assim a ida dos pais ou responsáveis ao serviço de saúde para atualização das vacinas. Assim, quanto mais pessoas souberem desse movimento, melhor.
A vacinação é uma responsabilidade de todos! Bora ajudar a divulgar essa campanha?
* Confira também aqui no blog o post 12 mitos e verdades sobre vacinação que você precisa conhecer.
** Com informações de Ministério da Saúde.