Benefícios do pilates: conheça 9 motivos para começar a praticar!

turma de alunos sentindo os benefícios do pilates

Você já percebeu como o Pilates tem se popularizado nos últimos anos? O que antes era uma prática conhecida por um público mais restrito, agora se tornou uma escolha comum para indivíduos de diversas idades e níveis de condicionamento físico. Esse movimento não é à toa, afinal são muitos os benefícios do pilates.

Assim, se você busca uma atividade física completa, que melhore a resistência e flexibilidade muscular, reduza a dor crônica e diminua a ansiedade e a depressão, o pilates pode ser uma ótima escolha!

Confira as informações que selecionamos sobre os benefícios do pilates e inspire-se para colocar mais saúde e disposição na sua rotina! 

O que é e para que serve o pilates?

Pilates é um método de exercícios criado na década de 1930 por Joseph Pilates. O objetivo dessa atividade é fortalecer o corpo e principalmente o core, por meio de alongamentos e pequenos movimentos de resistência.

Core significa núcleo, ou seja, é o centro do nosso corpo. É uma área que faz a ligação da parte superior com a inferior, sendo composta pelos abdominais superiores, oblíquos (laterais) e musculatura mais profunda, conhecida como abdome transverso, que fica ao redor do tronco e da pelve.

Qual a frequência ideal para sentir os benefícios do pilates? 

Nas palavras de Joseph Pilates, criador da modalidade, com 10 sessões do exercício o praticante já se sente melhor. Com 20 sessões, a pessoa realmente está melhor. E com 30 sessões, o corpo já está completamente modificado pelos benefícios do pilates.

Uma revisão dos estudos sobre os efeitos do Pilates na composição corporal, publicada no Journal of Bodywork and Movement Therapies e mencionada pelo O Globo, mostrou que demora 4 semanas para a prática promover mudanças na composição corporal, a depender da quantidade de sessões por semana.

De acordo com especialistas, o ideal é praticar o exercício três vezes por semana, embora também seja possível obter resultados com uma ou duas práticas semanais.

Quais os benefícios do pilates?

1) Melhora da respiração

A respiração é um processo automático. Apesar disso, muitos de nós não dominamos a técnica correta. Isso pode levar a sensações de fadiga e manifestações como dores de cabeça. 

O pilates, por sua vez, enfatiza uma respiração consciente, profunda e controlada, que se sincroniza de forma harmoniosa com os movimentos executados.  

Ao oxigenar o organismo, esse cuidado com a respiração não apenas amplifica a eficiência dos exercícios, como potencializa a produção de energia e a capacidade de recuperação muscular. 

2) Alinhamento postural

A prática regular do pilates contribui significativamente para o fortalecimento muscular e, consequentemente, para o alinhamento postural, corrigindo desequilíbrios e promovendo uma distribuição mais uniforme do peso.  

Isso não apenas proporciona um aspecto mais elegante para o corpo, mas também alivia desconfortos e dores associadas a uma postura incorreta. 

3) Aumento da flexibilidade

O pilates também se destaca como um método altamente eficaz na melhoria da flexibilidade do corpo. Através de uma série de movimentos, a prática estimula a extensão máxima das articulações. 

Isso se traduz em uma ampliação da capacidade de movimento em diversas áreas do corpo, incluindo a coluna vertebral, membros inferiores e superiores. 

Ou seja, conforme os praticantes avançam na prática é comum observar um aumento progressivo na flexibilidade, permitindo que alcancem posições e gestos que, anteriormente, poderiam parecer desafiadores. 

4) Fortalecimento muscular

Ao contrário de focar apenas em grupos específicos, os exercícios do pilates movimentam músculos de diferentes regiões do corpo

O resultado é um fortalecimento muscular que vai muito além da estética, melhorando o desempenho em atividades cotidianas.

5) Proteção contra lesões

Como vimos, ao priorizar o fortalecimento muscular e a promoção de uma postura alinhada, o pilates constrói uma base sólida para o corpo, tornando-o mais resistente a sobrecargas e movimentos desalinhados

Esse fortalecimento progressivo é capaz de prevenir uma ampla gama de lesões, uma vez que o corpo está mais forte e alongado.

6) Melhora na coordenação e equilíbrio

O pilates desafia o praticante a realizar uma execução controlada e precisa dos movimentos. Esse desafio constante estimula a coordenação motora, exigindo uma interação harmoniosa entre músculos e articulações.

Assim, é possível notar uma melhora significativa na habilidade de executar os exercícios de forma fluída e sincronizada, o que se traduz ao longo do tempo em um aprimoramento do equilíbrio e da coordenação motora.

7) Alívio de dores crônicas

A prática constante do pilates pode ser uma ótima aliada daqueles que lidam com dores crônicas, em especial nas regiões das costas, pescoço e outras áreas do corpo. É que os exercícios propostos têm o poder de fortalecer os grupos musculares que cercam essas áreas, proporcionando um suporte essencial. 

Outro ponto importante é que, ao priorizar a correção postural, o pilates também atua como uma medida preventiva, evitando a recorrência de dores relacionadas a hábitos posturais inadequados. 

8) Aumenta a disposição

Sabia que muitas vezes a sensação de cansaço constante encontra suas raízes na falta de atividade física e movimentação regular? Nesse sentido, o pilates pode ser um poderoso aliado na busca por uma rotina mais ativa. 

Como acontece com toda atividade física, os exercícios estimulam a circulação sanguínea e melhoram a disposição. Portanto se você tem enfrentado momentos de desmotivação e baixa energia, o pilates pode se revelar uma solução eficaz.

9) Previne transtornos emocionais

Durante a prática de atividade física, ocorre a liberação de neurotransmissores essenciais, como a dopamina, serotonina e endorfina, que são conhecidos por contribuírem significativamente na regulação do humor e no combate a condições como a depressão e a ansiedade. 

Dessa forma, ao estimular essa produção natural de substâncias que promovem o bem-estar, o pilates também atua na prevenção desses transtornos emocionais. 

Agora que você já sabe mais sobre os benefícios do pilates, conta pra gente: você já teve contato com esse tipo de exercício? E como está a sua relação com a atividade física? Compartilhe sua experiência conosco nos comentários!


* Confira também aqui no blog o post Conheça o Crossfit: o treino que promete resultados rápidos.

66 comentários em “Benefícios do pilates: conheça 9 motivos para começar a praticar!

  1. Eu tinha uma dor que começava na lombar e se prolongava pela perna direita, até o final do pé no lado direito. Praticando pilates desde agosto de 2022, tive uma melhora significativa, nessa e outras dores e o melhor de tudo: a qualidade da minha respiração foi o melhor resultado da prática. Continuo com a prática, associada a outras modalidades, sem exageros, como borypump, alongamento e musculação leve. O pilates para mim foi a salvação da lavoura. Houve uma melhora generalizada no bem estar corporal!

    • Faço Pilates há 2 anos, três vezes por semana.
      Sinto-me maravilhosamente bem,ainda conto com os elogios em relação a minha idade e a aparência.
      Tinha problemas nos joelhos e lombar, o Pilates alinhado a caminhadas me ajudou em todos os aspectos.

  2. Fui diagnósticado com mal de Parkinson Pratico pilates duas vezes por semana.
    Me sinto muito bem depois desta prática.
    Indico a todos, estou com 78 anos e me sinto um revigoramento bom.

  3. O Pilates é maravilhoso!!
    Costumo falar que minha vida é antes e depois do Pilates:
    Antes: Dores crônicas e um desânimo total.
    Depois: Muita desposição e nenhuma dor,aprendi a relaxar, respirar…
    Enfim pretendo fazer Pilates até depois dos 90 anos se Deus me permitir.🙏🙏🙏
    Faço Pilates 3 vezes por semana a 5 anos.

  4. Ótimo, muito bom.
    Pratico Pilates 2 vezes por semana.
    Tenho problema de coluna e dores fortes musculares.
    Tem me ajudado muito.
    Recomendo sem dúvidas.

  5. Já faço há uns três anos,adorooo…é mara…kkk.
    Já estou na terceira idade então o pilates é muito importante p minha mobilidade e saúde no geral.

  6. Prático Pilates a três anos , me sinto muito bem, minha massa magra e 75%, tenho 73 anos, minha idade na avaliação 59 anos , sou muito feliz.

  7. Prático Pilates a três anos , me sinto muito bem, minha massa magra e 75%, tenho 73 anos, minha idade na avaliação 59 anos , sou muito feliz.

    • Fiz pilates em “um” dia da semana aula experimental…tive problema no lipsoas, perna direita – lombar arrastando por toda perna, mancando – confesso no primeiro dia ja senti diferença, verdade que não sai sem mancar ….mas ja diminuiu a dor é o andar…esta melhorando, devagar mais já esta, tudo por trabalhar sentado, lipsoas encurtou(coxa direita), super aprovo, vou fazer pilates sempre

  8. Boa noite,prático uma vez por semana,minha professora da aula com um aluno por vez,fiz ,4 aulas só, mais já estou me sentindo bem melhor,e eu estou amando as aulas dela

  9. Comecei fazer Pilates a um mês estou amando !! Já estou me sentindo mais leve com mais flexibilidade .estava me sentindo enferrujada😀😀😀

    • Fiz Pilates por dez anos : 2 vezes , depois 3 vezes por semana e me apaixonei. Há 7 anos faço Pilates quase todos os dias, em casa, e são apenas 30 minutos. Utilizo a bola suíça e um colchonete. Não penso em parar nunca. Tenho hoje 66 anos.

  10. Tenho 46 anos!! Em 2014 fiz 6 meses, depois não pratiquei mais esse exercício. Há duas semanas voltei a fazer duas vezes por semana, estou amando voltar a fazer as seções. Sim, tudo melhora, disposição e até seu sono fica mais agradável. Super recomendo.

  11. Sou praticante de pilates a 8 meses, me sinto muito bem, não vivo mais sem exercício, o bem físico excelente e mentalmente tbem.

  12. Faço Pilates há dez anos.So parei na pandemia.
    Pra mim , que tenho problemas de coluna , foi excelente. Não consigo parar. Faço três vezes por semana . Tenho sentido melhoras a cada dia.

  13. Faço pilates faço há mais de um ano duas vezes por semana semana, tenho 74 anos , antes eu sentia desanimada e depressiva, hoje me sinto mais animada e com equilíbrio muito melhor quando eu saio na rua me sinto mais nova., Consigo fazer os afazeres com mais animação . Graças ao pilates me sinto ,renovada.

  14. Já faço a mais de 1 ano, olha que faço em casa pelo celular on LINE, com minha sobrinha que é formada em educação física, e pós graduada em Pilates e outros… Me sinto bem melhor das dores crônicas, disposição, etc. Foi o melhor exercício praticado, ainda mais que não gosto de academia, tenho em casa vários objetos pra ajudar nas aulas, a bola, faixas, halter, caneleira, cabo de vassoura, cano, etc

  15. Com certeza praticando pilates temos muitos beneficios .
    No meu caso,melhora de dores cronicas.
    Penso que pessoas de todas as idades deveriam praticar pilates .

  16. Nunca fiz pilates, sempre caminhada ou hidroginástica. No momentos não estou praticando nenhum tipo de atividade, gostaria muito de tentar o pilates

  17. Estou fazendo a sete meses e vou confessar estou bem melhor tenho uma dor crônica na lombar e vou te afirmar ela não é nada crônica pois estou me sentindo bem melhor já consigo até ficar sem medicação

  18. Nossa como é bom e prática do pilates. Melhorou minha vida em 98,9%. Eu tinha um problema enorme de nervo siatico e hoje não sinto mais nada. E estou apenas 2 meses q comecei. Não quero mais parar nunca mais.

  19. Olá, eu tenho osteonecrose bilaterais nos quadris sinto muita dores, não sei mais o que fazer. Aí uma amiga falou sobre essa técnica de fazer pilates, vou fazer pra ve se amenizar minha dor.

  20. Bom dia .Eu sempre ouvi falar do pilates mas não sabia da proporção de benefícios e sempre achei muito caro,por isso nunca me interessei.Agora que estou precisando mesmo pela minha saúde,gostaria de me aprofundar mais e começar a praticar os exercícios para o qual espero me livrar de uma cirurgia.

  21. Estou fazendo Pilates já faz 2 meses ! E já sinto diferença em meu corpo💪Estou amando❤️ Não é fácil 😔 mais é gostoso!!

  22. Sou praticante do pilates solo à 6 anos, desde então não sei o que é dor na costa (escoliose) , adquirir equilíbrio e força melhorei bastante minha postura . Hoje consigo agachar sem problemas, as dores nas pernas e joelhos sumiram enfim… sou uma nova pessoa e muito feliz. Pratico pilates 3 vezes na semana, não perco por nada tenho 66 anos.

  23. Bom dia, eu sou Valdirene! Atualmente moro em Curitiba Paraná. Em janeiro deste ano, começou uma dor na perna esquerda e depois também na direita daí fui parar na emergência, depois consulta com ortopedista ele encaminhou para fazer o exame de ressonância da coluna e descobriu hérnia de disco lombar ,Fiz todo tratamento farmacêutico, fisioterapia e colete , depois de tudo isso a fisioterapeuta me encaminhou para fazer Pilates de Studio e fez toda diferença na minha vida . Hoje não sinto dor e mudou minha postura, comportando, aprendi ha respirar que antes não sabia . O Pilates foi um divisor de água na minh a vida, hoje sou outra pessoa Bem melhor. Gratidão.

  24. Tenho 43 anos e era totalmente sedentária! Com baixo peso, IMC abaixo do normal! Me sentia muito mal! Faço pilates há 1 ano, duas vezes na semana e me fez super bem🙏 tudo se encaixando ! Faz bem não só pro corpo mas pra alma tmb! Pilates é terapia, é vida ❤️

  25. Tenho 59 anos e após uma crise no nervo ciático na perna direita que não conseguia dar além de 03 a 04 passos e tinha que parar de tanta dor, após medicação que melhorou, mas não me livrou totalmente da dor, fui conhecer o Pilates fazendo uma aula experimental e já completando 09 meses. Hoje não sinto mais dores no ciático, acabou o cansaço e aumentou muito minha disposição. Minha filha tem 35 anos e faz 06 meses que prática no mesmo lugar que eu, também 02 vezes por semana. Estamos nos sentindo muito bem graças a Deus e ao Pilates.

  26. Bom dia, melhorei até da sindrome do pânico, nem tomo mais remédio. Pressão arterial também melhorou muito . Faço pilates há 6 meses , estou muito bem.

  27. Excelente, prático Pilates a mais de dois anos. É tudo que foi falado ou um pouco mais, interagimos melhor com as pessoas. É ótimo.

  28. Amo fazer pilates está fazendo um bem enorme a minha saúde, enquanto eu viver vou fazer pilates , super recomendo é bom de maisss.

  29. Sentia muitas dores na coluna e joelho com a prática do Pilates nunca mais tomei remédio pra dores nos ossos amo fazer Pilates e recomendo

  30. Faço aulas há 17 anos. Nem consigo imaginar minha vida sem o Pilates. A pessoa tem que ter disciplina e saber que, dependendo do caso, algumas dores diminuem mas não acabam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *