Sabia que conviver com gato faz bem para a saúde? Veja os benefícios da companhia do pet

Quem gosta dos felinos não tem dúvidas ao afirmar que eles são companheiros para lá de especiais. Mas o que nem todo mundo sabe é que os bichanos também exercem um papel importante no nosso bem-estar: sim, conviver com gato faz bem para a saúde e pode trazer benefícios para o corpo e para a mente!

Nesse sentido, aproveitamos o Dia Mundial do Gato, celebrado em 17 de fevereiro, para destacar como o comportamento desse bichinho tem o potencial de levantar o nosso ânimo e proporcionar bons momentos.

Vale lembrar que em algumas situações específicas, como no caso de alergias, o convívio pode não ser benéfico. Fora isso, a vida ao lado de um ou mais gatinhos tem tudo para ser uma experiência bastante positiva e feliz! 🐱💖

Entenda por que conviver com gato faz bem para a saúde

1) Gatos reduzem risco de ataque cardíaco

De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Minnesota, e citada pelo site Viva Bem do Uol, possuir um gato pode reduzir em cerca de 33% o risco de infarto

O estudo revelou que o contato com esses animais de estimação pode ter benefícios significativos para a saúde cardiovascular. A pesquisa foi conduzida ao longo de uma década e envolveu mais de 4 mil participantes.

O principal autor do estudo, Adnan Qureshi, ressalta que há uma relação conhecida entre estresse psicológico, ansiedade e ocorrências cardiovasculares, como ataques cardíacos. Ele sugere portanto que o convívio com animais de estimação, especialmente gatos, pode contribuir para reduzir essa tensão emocional. 

2) O ronronar do gato é terapêutico

Um estudo do veterinário francês Jean-Yves Gauchet, autor do livro “Ronronthérapie”, demonstrou que o ronronar proporcionou maior bem-estar e relaxamento em 250 pessoas submetidas a uma gravação de 30 minutos do barulhinho do gato. Um sensação que, com certeza, é potencializada quando o animal está em contato direto com o humano.

“Com o gato ronronando no colo, por exemplo, a pessoa desacelera, pois ocorre a mudança de frequência das ondas cerebrais do estado de alerta para o relaxamento”, diz Hannelore Fuchs, doutora em psicologia e especialista na relação do ser humano com o animal.

3) Gatos ajudam a reduzir alergias em crianças

Um estudo realizado pelo pesquisador Bill Hesselmar, da Universidade de Gothenburg, na Suécia, concluiu que quanto mais tempo crianças e recém-nascidos convivem com animais, maior será a proteção adquirida contra alergias.

No caso dos gatos, o contato com uma glicoproteína comumente presente na saliva dos felinos, que pode ser fonte de alergia para algumas pessoas, fortalece o sistema imune e proporciona maior tolerância para crianças.

4) Cuidar de um gato ajuda na preservação da memória

Indivíduos que enfrentam condições vinculadas à deterioração da memória podem encontrar vantagens significativas ao compartilhar seu cotidiano com animais de estimação. 

Especialistas indicam que a interação com esses animais pode aprimorar a resposta dos pacientes aos cuidados e tratamentos oferecidos. 

Isso se deve ao fato de que atividades relacionadas à responsabilidade de cuidar do animal ajudam a resgatar o que está preservado na memória.

5) Crianças autistas que convivem com gatos tendem a melhorar a interação social

Um estudo recentemente publicado no periódico Frontiers in Veterinary Science revelou que crianças com autismo que convivem com gatos demonstram uma melhora significativa em seu comportamento, possivelmente devido ao suporte emocional fornecido pelos felinos. 

Os pesquisadores observaram que sobretudo os gatos oferecem às crianças uma conexão valiosa, além da atenção e carinho, o que tem efeitos tranquilizadores sobre elas.

6) Gatos ajudam a amenizar a ansiedade

Um estudo da Royal Canin, conduzido pelo instituto de pesquisa OnePoll, analisou a vida de dois mil tutores de gatos no período de pandemia e isolamento social. A pesquisa trouxe as seguintes revelações em relação a como a convivência com gato faz bem para a saúde:

    • 57% sentiram-se menos sozinhos
    • 49% ficaram menos ansiosos
    • 35% encontraram no gato uma sensação de positividade para seus dias

Em resumos, gatos são muito mais do que apenas animais de estimação. Ou seja, eles podem ser verdadeiros companheiros que contribuem significativamente para o bem-estar físico e emocional das pessoas. 

Esperamos que você aproveite o Dia Mundial do Gato como uma oportunidade principalmente para celebrar e compartilhar suas experiências com esses adoráveis animais de estimação! 

Você tem um gato em sua vida? Então compartilhe nos comentários uma história engraçada, um momento emocionante ou simplesmente o que mais ama sobre seu companheiro de quatro patas! 


* Confira também aqui no blog o post Crianças e animais de estimação: conheça 7 benefícios do convívio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *